Cotidiano
Movimento Aqui Tem Turismo: case de sucesso turístico do Acre é destaque em grandes eventos regionais

Secretário-executivo do Cetur da Fecomércio-AC participa da Estação Turismo e da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, apresentando o Acre como Portal da Panamazônia
Para apresentar o case de sucesso do Movimento Aqui Tem Turismo – idealizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), o secretário-executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio-AC, João Bosco Nunes, participou, no último mês, de dois grandes eventos regionais ligados ao setor turístico: do “Estação Turismo – Identidade Beradeira”, realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Porto Velho e da 11ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), realizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará, em Belém.
A Estação Turismo, nesta edição de 2023, teve o tema, Identidade Beradeira, onde se voltou principalmente para divulgar a cultura, história, gastronomia e os circuitos e rotas turísticas da capital rondoniense. “Em Porto Velho, apresentamos o Movimento Aqui Tem Turismo como um dos principais cases de sucesso da Fecomércio-AC. Além disso, pudemos participar durante 02 dias intensos de um rico cardápio da cadeia turística povo porto-velhense. Também tivemos a oportunidade única de fazermos parte da primeira visita turística nas modernas e imponentes instalações da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, já aberta à visitação turística”, afirmou.

A FITA, considerada a maior feira de turismo da região Norte do Brasil, foi realizada de 15 a 18 de junho, no Hangar – Convenções e Feiras, em Belém. O evento, que é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), este ano trouxe como tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia”. Desde que foi idealizada, a FITA tem como objetivo ser o maior evento de receptivo turístico internacional na região amazônica, reunindo outros estados brasileiros e representantes de países vizinhos na chamada Amazônia Internacional.
Já em Belém, o secretário-executivo prestigiou o Circuito Pará Negócios realizado pela Associação Comercial do Pará (ACP) e, também, esteve na sede da Fecomércio-PA. “Tivemos o privilégio de apresentar o [Movimento] Aqui Tem Turismo, mostrando nossas atividades e ações sempre voltadas ao setor turístico empresarial, e nos conectando à sustentabilidade. Um perfeito trinômio, Comércio, Turismo e Meio Ambiente”, afirmou.
Para Nunes, é preciso que o Acre aproveite a grande demanda turística neste novo cenário pós-pandêmico. “Jamais fomos tão procurados como agora. A consolidação transfronteiriça com a Bolívia e o Peru é fato. Somos o “Portal da Panamazônia”, por meio da Rota Turística Internacional Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico, via Estrada do Pacífico/Carretera InterOceánica”. Precisamos oferecer ao visitante que aqui chega, nossos produtos e serviços turísticos. Além disso, a grande possibilidade de se integrar à Rodovia Panamericana, o maior conjunto de rodovias do planeta”, finalizou.

Aqui Tem Turismo
O Aqui Tem Turismo, projeto idealizado pelo Sistema Comércio AC (Fecomércio, Sindicatos, Sesc e Senac) tem como principal objetivo fomentar a retomada do setor, com ênfase no turismo doméstico. Em 2021, ele foi lançado em Cruzeiro do Sul e, na ocasião, contou com a participação do responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), Alexandre Sampaio, que preside a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); e do biólogo Richard Rassmussen, como convidado especial e palestrante.

Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.