Cotidiano
Movimento Aqui Tem Turismo: case de sucesso turístico do Acre é destaque em grandes eventos regionais

Secretário-executivo do Cetur da Fecomércio-AC participa da Estação Turismo e da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, apresentando o Acre como Portal da Panamazônia
Para apresentar o case de sucesso do Movimento Aqui Tem Turismo – idealizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), o secretário-executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio-AC, João Bosco Nunes, participou, no último mês, de dois grandes eventos regionais ligados ao setor turístico: do “Estação Turismo – Identidade Beradeira”, realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Porto Velho e da 11ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), realizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará, em Belém.
A Estação Turismo, nesta edição de 2023, teve o tema, Identidade Beradeira, onde se voltou principalmente para divulgar a cultura, história, gastronomia e os circuitos e rotas turísticas da capital rondoniense. “Em Porto Velho, apresentamos o Movimento Aqui Tem Turismo como um dos principais cases de sucesso da Fecomércio-AC. Além disso, pudemos participar durante 02 dias intensos de um rico cardápio da cadeia turística povo porto-velhense. Também tivemos a oportunidade única de fazermos parte da primeira visita turística nas modernas e imponentes instalações da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, já aberta à visitação turística”, afirmou.

A FITA, considerada a maior feira de turismo da região Norte do Brasil, foi realizada de 15 a 18 de junho, no Hangar – Convenções e Feiras, em Belém. O evento, que é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), este ano trouxe como tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia”. Desde que foi idealizada, a FITA tem como objetivo ser o maior evento de receptivo turístico internacional na região amazônica, reunindo outros estados brasileiros e representantes de países vizinhos na chamada Amazônia Internacional.
Já em Belém, o secretário-executivo prestigiou o Circuito Pará Negócios realizado pela Associação Comercial do Pará (ACP) e, também, esteve na sede da Fecomércio-PA. “Tivemos o privilégio de apresentar o [Movimento] Aqui Tem Turismo, mostrando nossas atividades e ações sempre voltadas ao setor turístico empresarial, e nos conectando à sustentabilidade. Um perfeito trinômio, Comércio, Turismo e Meio Ambiente”, afirmou.
Para Nunes, é preciso que o Acre aproveite a grande demanda turística neste novo cenário pós-pandêmico. “Jamais fomos tão procurados como agora. A consolidação transfronteiriça com a Bolívia e o Peru é fato. Somos o “Portal da Panamazônia”, por meio da Rota Turística Internacional Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico, via Estrada do Pacífico/Carretera InterOceánica”. Precisamos oferecer ao visitante que aqui chega, nossos produtos e serviços turísticos. Além disso, a grande possibilidade de se integrar à Rodovia Panamericana, o maior conjunto de rodovias do planeta”, finalizou.

Aqui Tem Turismo
O Aqui Tem Turismo, projeto idealizado pelo Sistema Comércio AC (Fecomércio, Sindicatos, Sesc e Senac) tem como principal objetivo fomentar a retomada do setor, com ênfase no turismo doméstico. Em 2021, ele foi lançado em Cruzeiro do Sul e, na ocasião, contou com a participação do responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), Alexandre Sampaio, que preside a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); e do biólogo Richard Rassmussen, como convidado especial e palestrante.

Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.