fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Movimento Aqui Tem Turismo: case de sucesso turístico do Acre é destaque em grandes eventos regionais

Publicado

em

Secretário-executivo do Cetur da Fecomércio-AC participa da Estação Turismo e da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, apresentando o Acre como Portal da Panamazônia

Para apresentar o case de sucesso do Movimento Aqui Tem Turismo – idealizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), o secretário-executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio-AC, João Bosco Nunes, participou, no último mês, de dois grandes eventos regionais ligados ao setor turístico: do “Estação Turismo –  Identidade Beradeira”, realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Porto Velho e da 11ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), realizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará, em Belém.

A Estação Turismo, nesta edição de 2023, teve o tema, Identidade Beradeira, onde se voltou principalmente para divulgar a cultura, história, gastronomia e os circuitos e rotas turísticas da capital rondoniense. “Em Porto Velho, apresentamos o Movimento Aqui Tem Turismo como um dos principais cases de sucesso da Fecomércio-AC. Além disso, pudemos participar durante 02 dias intensos de um rico cardápio da cadeia turística povo porto-velhense. Também tivemos a oportunidade única de fazermos parte da primeira visita turística nas modernas e imponentes instalações da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, já aberta à visitação turística”, afirmou.

A FITA, considerada a maior feira de turismo da região Norte do Brasil, foi realizada de 15 a 18 de junho, no Hangar – Convenções e Feiras, em Belém.  O evento, que é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), este ano trouxe como tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia”. Desde que foi idealizada, a FITA tem como objetivo ser o maior evento de receptivo turístico internacional na região amazônica, reunindo outros estados brasileiros e representantes de países vizinhos na chamada Amazônia Internacional.

Já em Belém, o secretário-executivo prestigiou o Circuito Pará Negócios realizado pela Associação Comercial do Pará (ACP) e, também, esteve na sede da Fecomércio-PA. “Tivemos o privilégio de apresentar o [Movimento] Aqui Tem Turismo, mostrando nossas atividades e ações sempre voltadas ao setor turístico empresarial, e nos conectando à sustentabilidade. Um perfeito trinômio, Comércio, Turismo e Meio Ambiente”, afirmou.

Para Nunes, é preciso que o Acre aproveite a grande demanda turística neste novo cenário pós-pandêmico. “Jamais fomos tão procurados como agora. A consolidação transfronteiriça com a Bolívia e o Peru é fato. Somos o “Portal da Panamazônia”, por meio da Rota Turística Internacional Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico, via Estrada do Pacífico/Carretera InterOceánica”. Precisamos oferecer ao visitante que aqui chega, nossos produtos e serviços turísticos. Além disso, a grande possibilidade de se integrar à Rodovia Panamericana, o maior conjunto de rodovias do planeta”, finalizou.

Aqui Tem Turismo

O Aqui Tem Turismo, projeto idealizado pelo Sistema Comércio AC (Fecomércio, Sindicatos, Sesc e Senac) tem como principal objetivo fomentar a retomada do setor, com ênfase no turismo doméstico. Em 2021, ele foi lançado em Cruzeiro do Sul e, na ocasião, contou com a participação do responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), Alexandre Sampaio, que preside a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); e do biólogo Richard Rassmussen, como convidado especial e palestrante.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Professor do Colégio de Aplicação será investigado por assédio sexual a alunos, informa reitoria da Ufac

Publicado

em

A direção da instituição enfática que o mesmo está afastado e figura em dois processos; um deles está na comissão de inquérito, com penalidade a ser aplicada.

“As investigações seguem os trâmites exigidos por lei, buscando, na medida do possível, celeridade”, conclui a nota.

A reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio de sua assessoria de Comunicação, informou na tarde desta sexta-feira, 17, que em relação a um professor do Colégio de Aplicação (Cap), denunciado por assédio sexual, o processo está na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Prodgep) para emissão de portaria de instauração de Processo Administrativo Disciplinar, nos termos do art. 143, da Lei n. 8.112/90, com a finalidade de investigar os fatos narrados, a partir das denúncias.

________________

“Deverá ser constituída Comissão Especial de Processo Administrativo Disciplinar com competência exclusiva para investigar e processar o referido caso. Concede-se o prazo de 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos, observando o rito processual previsto”, diz a nota.

________________

O texto também ressalta que, diante da natureza da denúncia e das circunstâncias dos fatos, na iminente possibilidade de haver influência na apuração da suposta infração no decorrer do processo de investigação, considerando que os denunciantes são alunos e alunas do servidor acusado, são menores de idade, em condição evidentemente mais vulnerável, diante da relação de hierarquia existente, podendo trazer prejuízos ao andamento regular do procedimento investigativo, bem ainda comprometer o processo pedagógico de ensino-aprendizagem dos alunos e o ambiente saudável e de confiança que deve permear a relação professor/aluno na formação educacional, foi determinado medida cautelar. Ou seja, o afastamento do exercício do cargo, do servidor, pelo prazo de 60 dias.

Em relação ao aluno de História, acusado por assédio sexual, a direção da instituição enfática que o mesmo está afastado e figura em dois processos; um deles está na comissão de inquérito, com penalidade a ser aplicada.
“As investigações seguem os trâmites exigidos por lei, buscando, na medida do possível, celeridade”, conclui a nota.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe de tênis de mesa embarca para disputa dos Jogos Escolares Sub-18

Publicado

em

Foto Emannuel Macedo: Tênis de mesa será a primeira equipe do Acre na disputa da fase nacional

A equipe acreana de tênis de mesa embarcou nesta sexta, 17, para Aracaju, Sergipe, e neste sábado, 18, começa a disputar a fase nacional dos Jogos Escolares Sub-18. Mesatenistas de Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul formam a seleção nos naipes feminino e masculino e terão como treinadores Helder Freire e Marcelo Gouveia.

Fade banca a competição

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) vai pagar todas as despesas da competição, passagens aéreas, alimentação e hospedagem, com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

“Os atletas do tênis de mesa formam o primeiro grupo. Teremos disputas também em Palmas e Maceió e a nossa delegação será formada por 110 estudantes/atletas, e professores/técnicos”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após enchente, Governo Lula destina mais de R$ 1 milhão à Brasiléia para reformar prédios

Publicado

em

A cidade de Brasiléia foi uma das mais afetadas pela enchente do Rio Acre

Cidade de Brasiléia foi uma das mais afetadas pela enchente do Rio Acre, tendo cerca de 75% de seu território tomado pelas águas do afluente. Foto: arquivo

Suene Almeida

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional autorizou o repasse de R$ 1.737.433,83 para o município de Brasiléia, no interior do Acre para restabelecimento de prédios públicos em razão de fortes chuvas e a grande enchente que atingiu a cidade no início deste ano.

No município, o recurso será destinado para restauração de espaços públicos como, a secretaria de Saúde e Assistência Social, Câmara Municipal, escolas, parque centenário, a praça e a quadra do bairro Leonardo Barbosa, além da sede da prefeitura.

Os valores destinados são definidos por critérios técnicos da Defesa Civil Nacional e variam conforme o valor solicitado no plano de trabalho, magnitude do desastre e número de desabrigados e desalojados, entre outros parâmetros.

A cidade de Brasiléia foi uma das mais afetadas pela enchente do Rio Acre, tendo cerca de 75% de seu território tomado pelas águas do afluente. Pelo menos 15 instituições da prefeitura foram alagadas.

Mais de 13 mil pessoas foram atingidas, em 12 bairros. Na zona rural foram 20 pontes destruídas pela força das águas e 21 linhas de bueiro arrasadas.

Comentários

Continue lendo