Acre
Mortes violentas intencionais reduzem 15% no estado, já Xapuri, Capixaba e Epitaciolândia tiveram redução de 100%
Os indicadores novos da Sejusp mostram que os homicídios também caíram 14%. A tendência de redução do número de vítimas se estende aos demais crimes contra a vida; a taxa de execuções foi 7,14% menor do que a do ano passado

Os dados são do período de 1º de janeiro a 31 de julho e seguem as metas estabelecidas pelos planos Estadual e Estratégico de Segurança Pública do biênio 2023-2024
Nesta terça-feira,2, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) aponta redução de 15% de mortes violentas intencionais (MVIs) no primeiro semestre de 2024, essa redução ocorreu em 10 municípios do estado do Acre.
Houve redução de 15% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são do período de 1º de janeiro a 31 de julho e seguem as metas estabelecidas pelos planos Estadual e Estratégico de Segurança Pública do biênio 2023-2024. O levantamento aponta que, em relação a homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio, feminicídio e morte por intervenção policial, as chamadas mortes violentas intencionais caíram.
Segundo o titular da Sejusp, coronel José Américo Gaia, ocorreu redução das mortes intencionais em dez municípios: “Parabenizo todos os profissionais da Segurança, com a certeza de que até o fim de 2024 continuaremos na trajetória de reduções, o que é fundamental para o nosso estado”.
A maior redução foi das ocorrências de latrocínio, que caíram 66,67%. O número de mortes causadas por intervenção policial foi 40% inferior ao de 2023. Os indicadores novos da Sejusp mostram que os homicídios também caíram 14%. A tendência de redução do número de vítimas se estende aos demais crimes contra a vida; a taxa de execuções foi 7,14% menor do que a do ano passado. As taxas de feminicídio também não apresentaram aumento.
A frequência absoluta e relativa de MVIs por município demonstram que Manuel Urbano, Xapuri, Capixaba e Epitaciolândia tiveram redução de 100%, seguidos de Cruzeiro do Sul com 71,43%, Marechal Thaumaturgo e Assis Brasil, que reduziram 66,67% cada. Em seguida, vem Sena Madureira, com 57,14%; Rodrigues Alves com 50% e Rio Branco, que apresentou queda de 7,69% .
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.