Conecte-se conosco

Acre

Moradora de Assis Brasil desabafa em rede social sobre a falta de médico no hospital

Publicado

em

desabafo rede social

Na Unidade Mista de Assis Brasil, órgão estadual responsável pelas demandas de média complexidade no município, não tem médico para atender a população. De acordo com informações, a única médica que tinha, entrou de férias e agora a população está à mercê dos problemas de saúde.

Na noite de ontem uma jovem (Iovana Cristine) que teve o maxilar deslocado, procurou juntamente com sua família, atendimento médico na unidade mista de saúde e não encontrou nenhum profissional de plantão, exceto enfermeiros, além disso não tinha ambulância para levar a paciente até o hospital mais próximo, que fica em Brasiléia. A tia da moça, inconformada com o descaso do Governo Estadual, postou em rede social (facebook) um desabafo e agradeceu ao gestor municipal por ajudar a família desempenhando um serviço que não é da competência básica. Confira abaixo:

“Gente orem pela minha sobrinha Iovana Cristine, pois o maquicilar desencaixou e caiu e não voltou mais, fomos ao hospital onde é o correto e claro, mais não tem médico; não tem ambulância e a situação e grave. obrigada aos enfermeiros em prontidão, mais em causos graves não resolve muito, pois precisamos de médicos QUALIFICADOS. agora ela está indo cm seu pai e sua mãe para o hospital mais próxima que fica no município de Brasiléia em urgência, graças ao prefeito Humberto Filho Goncalves pela a imensa ajuda onde cedeu o carro e a gasolina agradecemos ao apoio a família Sales Oliveira. Pois é frustrante pagar impostos e mais impostos exorbitantes ao governo e está nessa situação miserável que se encontra a unidade mista de urgência só pra relembrar e responsabilidade do GOVERNO (hospital) do município de Assis Brasil. Feche os olhos até onde dê, quando menos perceber poderá está passando por uma situação de urgência de saúde na sua família, pois td mundo e mercê!” desabafou Simara Sales, tia de Iovana.

De acordo com a Secretária de Saúde do município, Silvani Klaumann, esta não é a primeira vez que o município tem que fazer o trabalho do Estado, por diversas vezes a unidade mista se absteve em casos graves e o município, que é responsável pela atenção primária e não de média complexidade, teve que desempenhar a função do Estado para não deixar a população desassistida.

O Prefeito da cidade, Humberto Filho (PSDB), o Dr. Betinho, destacou que na Atenção Básica do município os médicos estão atendendo normalmente e enfatizou que o grande problema é a Média Complexidade que é de responsabilidade do Estado.

Por Antonia Nascimento

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governador Gladson Camelí e vice Mailza Assis participam da abertura do Ano Judiciário de 2026

Publicado

em

O governador do Acre, Gladson Camelí, e a vice-governadora Mailza Assis participaram na manhã desta quarta-feira, 4, da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2026, realizada no plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), em Rio Branco. A cerimônia marcou o início oficial das atividades do Poder Judiciário acreano neste ano.

Sessão solene reforçou o compromisso do TJAC em colocar o cidadão no centro das ações institucionais. Foto: Neto Lucena/Secom

Conduzido pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, o evento reuniu demais desembargadores, juízes e membros da comunidade jurídica, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo. Autoridades estaduais e imprensa local também acompanharam a solenidade.

Presença do governador e da vice-governadora reforça o compromisso do Estado com o TJAC. Foto: Neto Lucena/Secom

Durante a abertura, o TJ apresentou à sociedade os principais avanços alcançados ao longo de 2025, bem como as diretrizes e prioridades que irão nortear as ações da instituição em 2026. Entre os destaques estão iniciativas voltadas à modernização tecnológica, ao fortalecimento do atendimento em todas as comarcas e à ampliação do acesso à Justiça.

Em seu pronunciamento, o governador Gladson Camelí agradeceu a parceria institucional construída ao longo de seus mandatos e ressaltou ações conjuntas entre o governo do Estado e o Tribunal de Justiça, destacando o Projeto Cidadão, considerado a maior ação social do Acre, além da colaboração do Judiciário em programas de regularização fundiária e na entrega de títulos definitivos de propriedade.

“O meu compromisso sempre foi o de respeitar a independência dos poderes, ao mesmo tempo em que incentivo o trabalho harmônico entre Executivo, Legislativo e Judiciário, pois o objetivo maior é garantir cidadania e dignidade à população acreana”, afirmou.

Ao encerrar seu discurso, o governador do Acre desejou um ano de produtividade à Justiça acreana. Foto: Diego Gurgel/Secom

A vice-governadora Mailza Assis destacou a importância da união e da colaboração entre os poderes constituídos. “O Judiciário é um poder de grande relevância e atua em parceria com o governo do Estado. Temos no Acre uma Justiça eficiente e transparente, e reforçamos a importância da atuação conjunta das instituições públicas em benefício dos cidadãos acreanos”, afirmou.

Como chefe do Executivo estadual, Camelí reforçou ainda que a atuação conjunta entre as instituições é fundamental para enfrentar os desafios sociais e promover políticas públicas mais eficazes. “Quando os poderes caminham em diálogo permanente e com respeito às atribuições constitucionais de cada um, quem ganha é a população, que passa a ter serviços mais eficientes, direitos assegurados e mais oportunidades de desenvolvimento”, ressaltou.

O desembargador Laudivon Nogueira afirmou que 2026 será um ano estratégico para o Judiciário acreano, representando não apenas o início de um novo ciclo, mas também a consolidação de um conjunto de conquistas planejadas pela instituição. O magistrado destacou os investimentos contínuos em tecnologia e na valorização das pessoas, com o objetivo de tornar o Tribunal cada vez mais eficiente e alinhado ao seu papel institucional.

Magistrado ressaltou que trabalho desenvolvido pelo TJAC é voltado ao interesse coletivo, com reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça em 2025. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ao fim da cerimônia, o governador desejou que o Judiciário acreano continue cumprindo seu papel social, assegurando a preservação dos direitos constitucionais e contribuindo para um desenvolvimento econômico e social inclusivo no estado.


Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em vazante e se aproxima da cota de transbordo em Rio Branco

Publicado

em

Nível do manancial caiu para 14,14 metros ao meio-dia, mas ainda permanece acima do limite crítico

Foto: Jardy Lopes;/ac24horas

O nível do Rio Acre manteve a tendência de vazante ao longo da manhã desta quarta-feira (4), em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 12h o manancial marcou 14,14 metros, registrando nova queda em relação às aferições anteriores.

Apesar da redução gradual, o rio ainda permanece acima da cota de transbordo, fixada em 14,00 metros, com uma margem de 14 centímetros acima do limite. Mais cedo, às 9h, o nível era de 14,30 metros, e às 5h havia sido registrado em 14,46 metros, confirmando a continuidade da descida ao longo do dia.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva acumulado na capital foi de 7,40 milímetros, índice considerado moderado pela Defesa Civil. A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros, patamar do qual o nível atual ainda se mantém acima.

Comentários

Continue lendo

Acre

Agenda Emurb – 4 de fevereiro de 2026

Publicado

em

PROG. 04 DE JANEIRO DE 2026 (QUARTA FEIRA)

<p>The post Agenda Emurb – 4 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo