Geral
Ministro da Saúde da Bolívia pedem que as crianças sejam imunizadas contra o sarampo no país
Ministério da Saúde declarou alerta epidemiológico nacional, e confirmar um novo caso positivo de sarampo, apresentado em uma criança de dois anos e três meses do departamento de Oruro.
Com Perla Del Acre
O vice-ministro da Promoção e Vigilância Epidemiológica, Max Enríquez, apelou aos pais para que levem os filhos aos centros de saúde para imunização contra o sarampo e recomendou que caso ocorra algum sintoma da doença não se automediquem e dirijam-se a um estabelecimento médico de toda Bolívia.
“A vacina está disponível em todas as unidades de saúde para crianças e qualquer sinal que indique que possa ser sarampo para ser abordado na unidade de saúde e não automedicado. No centro de saúde serão colhidas amostras para análise laboratorial e, caso se confirme, será administrado o tratamento adequado para evitar complicações”, disse Enríquez.
O Ministério da Saúde declarou alerta epidemiológico nacional, e confirmar um novo caso positivo de sarampo, apresentado em uma criança de dois anos e três meses do departamento de Oruro.
Perante este alerta, foi desencadeada uma mobilização imediata dos sistemas de saúde para intensificar a imunização contra o sarampo, que é mais contagioso que a Covid-19, transmitindo a doença a 12 a 18 pessoas.
O vice-ministro explicou que esta doença é evitável com a aplicação da vacina. Uma primeira dose aos 12 meses e outra entre 18 e 23 meses.
Ministro alertou que, com a doença, aparecem espinhas sem líquido ou pus no corpo das crianças; Eles aparecem inicialmente atrás das orelhas, depois na face, tronco e membros inferiores e superiores.
Os sintomas incluem febre alta, tosse, coriza e erupção cutânea que se espalha por todo o corpo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
No momento, foi acionado o bloqueio epidemiológico em Colquiri, onde reside o menor e seu entorno e as pessoas com quem a criança teve contato também serão monitorados por 21 dias, atualmente estável.
“A criança está em observação, aguardamos o desenvolvimento da doença, que sempre traz complicações, e esperamos que, esperançosamente, ela não desenvolva pneumonia, que é a mais grave; Por enquanto está estável”, disse Enríquez.
Comentários
Geral
Prefeito Carlinhos do Pelado e DNIT discutem melhorias na infraestrutura de Brasiléia
Reunião tratou de correções na BR-317, instalação de quebra-molas e escoamento de bueiros. Obras já avançam em vias como a Avenida Rui Lino e Marinho Monte.
Nesta quinta-feira (6), o prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, acompanhou uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para discutir melhorias na infraestrutura do perímetro urbano e rural do município. O foco da reunião foi a BR-317, no sentido de Assis Brasil, onde foram identificados pontos críticos que necessitam de intervenções.
Entre as principais demandas estão correções nos acostamentos, instalação de dois quebra-molas próximo ao hospital e outros dois em frente ao clube da Polícia Militar, além da melhoria no escoamento de um bueiro localizado ao lado da borracharia 24 horas. Essas ações visam aumentar a segurança viária e facilitar o tráfego na região.
O DNIT já vem realizando obras de recuperação na BR-317, com a conclusão dos trabalhos na Avenida Rui Lino e a continuidade dos serviços na Avenida Marinho Monte. O prefeito Carlinhos do Pelado destacou a importância das parcerias com órgãos federais para o desenvolvimento do município.
“Temos reforçado e agradecido sempre as parcerias que beneficiam o povo brasileense. Essas melhorias são fundamentais para garantir mais segurança e qualidade de vida para nossa população”, afirmou o prefeito.
As intervenções discutidas na reunião devem contribuir para a melhoria da mobilidade urbana e a redução de acidentes, além de promover o desenvolvimento econômico e social de Brasiléia. A expectativa é que as obras avancem rapidamente, beneficiando moradores e visitantes da região.
Comentários
Geral
Eletricista cai de altura de 4 metros durante serviço em igreja no bairro Montanhês, em Rio Branco
Vanderlei de Souza Leão, de 39 anos, conhecido como “Tito”, sofreu ferimentos na cabeça, escoriações e possível fratura no braço. Ele foi encaminhado ao pronto-socorro em estado estável.
O eletricista Vanderlei de Souza Leão, de 39 anos, popularmente conhecido como “Tito”, sofreu um acidente na manhã desta quinta-feira (6) ao cair de uma altura de aproximadamente 4 metros enquanto realizava a instalação elétrica em uma igreja evangélica na Rua Senador Mário Maia, no bairro Montanhês, em Rio Branco. O local fica em frente a um posto de combustíveis.
De acordo com testemunhas, Vanderlei estava trabalhando na instalação da rede elétrica da igreja para a colocação de aparelhos de ar-condicionado quando, de forma inesperada, sofreu a queda. O acidente poderia ter sido evitado se o trabalhador estivesse utilizando equipamentos de segurança, como o cinto de segurança, que impediria a queda. Após o impacto, a vítima ficou desacordada.
Amigos de Vanderlei acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou uma ambulância de suporte avançado ao local. Após receber os primeiros socorros e ser estabilizado, Tito foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco. Segundo o médico do SAMU, ele apresentava um ferimento na cabeça, escoriações pelo corpo, uma possível fratura no braço direito e relatava dores nas costas. Seu estado de saúde foi considerado estável.
Comentários
Geral
Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Ceará, em Rio Branco
Talison Quadros de Oliveira, de 28 anos, sofreu fratura no fêmur e escoriações após ser atingido por veículo que fazia conversão proibida. Ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro em estado estável.
O motociclista Talison Quadros de Oliveira, de 28 anos, ficou ferido após colidir com um veículo na noite desta quarta-feira (5), na Avenida Ceará, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco. De acordo com a vítima, ele trafegava em uma motocicleta Honda Fan 160, de cor preta, no sentido Centro/Bairro, quando foi atingido por um carro modelo CrossFox, de cor vermelha.
O motorista do CrossFox estava estacionado no mesmo sentido da moto e, ao tentar fazer uma conversão proibida à esquerda, colidiu com a motocicleta. Com o impacto, Talison foi arremessado violentamente contra o asfalto, sofrendo uma fratura no fêmur esquerdo e escoriações no cotovelo direito. Seu estado de saúde foi considerado estável após os primeiros atendimentos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico ao local. Após receber os primeiros socorros, Talison foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco para tratamento médico.
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) isolou a área para a realização da perícia e, após os procedimentos necessários, liberou os veículos envolvidos. O caso reforça a importância de respeitar as normas de trânsito, principalmente em vias movimentadas, para evitar acidentes.
Você precisa fazer login para comentar.