Acre
Ministério Público do Acre pede anulação de dois processos seletivos da prefeitura de Tarauacá
Segundo o MP-AC, os processos violam as normas necessárias à realização de contratação temporária, estabelecidas pela Constituição Federal.
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2022/06/prefeitura-de-tarauaca.webp)
Ministério Público do Acre pede anulação de processos seletivos em Tarauacá — Foto: Reprodução/Google Street View
O Ministério Público Estadual (MP-AC) ingressou com Ação Civil Pública, contra o município de Tarauacá, no interior do estado, com pedido de antecipação de tutela para que sejam anulados dois processos seletivos simplificados promovidos pelo município.
Conforme a petição inicial do MP, os editais 001/2022 e 005/2022, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) em março deste ano, para formação de cadastro de reserva de professor de licenciatura plena em pedagogia, com lotação em unidades de ensino na zona rural e para o cargo de professor mediador.
O g1 tentou contato com a Secretaria de Educação e também com o Procuradoria Jurídica do município, mas não obteve resposta até esta publicação.
O MP alega que a realização do processo seletivo fere princípios da administração pública, porque os seletivos tomam o lugar da realização de concurso público. E ainda pontua que algumas admissões em caráter temporário são realizadas com pessoas já aprovadas em concurso público para cargos efetivos.
“Objetiva-se, ainda, a condenação dos requeridos por prática de ato de improbidade administrativa por dolosamente infringir aos princípios da administração pública da legalidade, moralidade, impessoalidade, eficiência e do concurso público, no valor de R$ 500 mil”, diz o documento.
Com isso, ainda é feito o pedido para que o município faça a convocação de aprovados/classificados no concurso público de 2019, bem como a realização de novo concurso.
Comentários
Acre
Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso
Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.
Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.
As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.
O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.
Comentários
Acre
PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317
Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.
No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.
Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.
Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove primeira Jornada Pedagógica para professores da zona urbana
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 03, 04 e 06 de fevereiro a primeira Jornada Pedagógica de 2025, voltada para os professores da zona urbana. O evento teve como tema “Práticas Pedagógicas”, destacando a importância da qualificação contínua dos educadores para aprimorar o ensino nas escolas do município.
Durante a jornada, os participantes tiveram acesso a formações conduzidas por profissionais experientes da área educacional. Para os professores do Ensino Fundamental I, as atividades foram ministradas por Márcia Vileme, Mariléia Marques e Elizângela Lanes. Já os professores da Educação Infantil contaram com a orientação de Mariléia Marques e Célia Queiroz.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação e a melhoria da qualidade do ensino oferecido às crianças e adolescentes de Assis Brasil. A Prefeitura segue investindo em ações que promovam o desenvolvimento profissional dos educadores e, consequentemente, um aprendizado mais eficaz para os alunos.
Você precisa fazer login para comentar.