Geral
Ministério da Saúde reforça combate à dengue no Acre com envio de equipes técnicas e capacitação de profissionais
Missão em Rio Branco e Cruzeiro do Sul intensifica vigilância epidemiológica e mobilização social para eliminar criadouros do Aedes aegypti; campanha incentiva população a dedicar 10 minutos semanais à prevenção

imagem ilustrativa/internet
O Ministério da Saúde está intensificando o combate à dengue e outras arboviroses no Acre com o envio de uma equipe técnica aos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A missão, que segue até este sábado (15), tem como objetivo avaliar e aprimorar a rede de atendimento, desde unidades de atenção primária até serviços de urgência e emergência, diante do aumento de casos da doença no estado.
A iniciativa faz parte das ações do Centro de Operações de Emergência em Saúde para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue), criado em janeiro pelo Ministério da Saúde. O centro atua no fortalecimento da vigilância epidemiológica, na capacitação de profissionais e na reorganização dos serviços de saúde para enfrentar o período sazonal de alta transmissão.
No Acre, as equipes estão promovendo oficinas para qualificar profissionais de saúde, gestores e representantes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Além disso, foi realizada uma reunião com médicos do programa Mais Médicos que atuam na região. A missão também reforça a importância da mobilização social para eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya.
A campanha “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora” busca engajar a população na prevenção, incentivando a dedicação de um tempo semanal para eliminar possíveis focos do mosquito. A ação conta com a parceria das Secretarias de Saúde do Acre, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (COSEMS/AC) e dos Distritos Sanitários Indígenas Alto Rio Purus e Alto Rio Juruá.
A instalação do COE Dengue pelo Ministério da Saúde visa ampliar a capacidade de resposta em todo o país, garantindo ações coordenadas entre governo federal, estados e municípios. Entre as principais atribuições do centro estão o monitoramento contínuo das arboviroses, a promoção de campanhas educativas e o envio de equipes técnicas às áreas mais afetadas.
Comentários
Geral
Iapen divulga identidade dos fugitivos; fuga em presídio do Acre deixa seis foragidos, incluindo assassino condenado a 44 anos
Iapen-AC corrige número e divulga identidade dos fugitivos; entre eles está Antônio Eules, autor do crime que chocou Rio Branco em 2023
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) confirmou, neste domingo (20), a fuga de seis detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco na noite de sábado (19). Inicialmente, o órgão havia informado que sete presos haviam escapado, mas corrigiu o número na manhã deste domingo.
Entre os fugitivos está Antônio Eules de Souza Gama Borges, condenado a 44 anos de prisão pelo assassinato do estudante Jorge Luis Sousa Lino, de 15 anos, ocorrido em maio de 2023 no bairro Belo Jardim. O crime chocou a cidade, já que a vítima era aluno do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Sebastião Pedrosa e fazia curso técnico em informática.
O Iapen-AC afirmou que “todos os esforços da segurança pública estão sendo empregados na tentativa de recaptura”, mas, até o fechamento desta reportagem, nenhum dos seis havia sido recapturado.

Entre os fugitivos está Antônio Eules de Souza Gama Borges, condenado a 44 anos de prisão pelo assassinato do estudante Jorge Luis Sousa Lino, de 15 anos. Foto: captada
A morte do adolescente causou comoção entre os colegas da Escola Estadual Sebastião Pedrosa, em Rio Branco, onde ele estudava o 2º ano do ensino médio. Além disso, Jorge Luis também fazia curso de técnico em informática e era muito querido pelos amigos e pela escola.

A morte do adolescente causou comoção entre os colegas da Escola Estadual Sebastião Pedrosa, em Rio Branco, onde ele estudava o 2º ano do ensino médio. Foto: captada
O que diz a autoridade?
O órgão penitenciário não detalhou como ocorreu a fuga, mas prometeu reforçar a segurança no complexo. Enquanto isso, a Polícia Civil e a PM intensificam as buscas pelos fugitivos.
Quem tiver informações sobre o paradeiro dos foragidos pode entrar em contato com o Disque-Denúncia 181. A identidade dos colaboradores será mantida em sigilo.
Destaques:
Segunda fuga no complexo em pouco tempo
Antônio Eules é um dos mais procurados do Acre
Vítima do crime era estudante querido por colegas
Nenhum preso foi recapturado até o momento
O Complexo Penitenciário de Rio Branco é o maior do estado e tem cerca de 3,2 mil presos homens, segundo o Iapen.
O sistema carcerário estadual conta com os presídios Feminino, Unidade de Regime Fechado (URF), além da Unidade de Recolhimento Provisório (URP) e presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves.

O Complexo Penitenciário de Rio Branco é o maior do estado e tem cerca de 3,2 mil presos homens. Foto: captada
Comentários
Geral
Polícia Militar prende neste domingo segundo foragido de fuga em massa do presídio de Rio Branco
Natanael do Nascimento Salgueiro, de 25 anos, foi capturado no Residencial Rosalinda e voltará ao sistema prisional para cumprir pena de 10 anos por roubo

Após sua prisão, o foragido foi conduzido para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA), onde passará por procedimentos burocráticos, e posteriormente será levado para o complexo prisional. Foto: captada
A Polícia Militar do 2º Batalhão prendeu, na manhã deste domingo (20), Natanael do Nascimento Salgueiro, 25 anos, um dos nove detentos que fugiram do Complexo Prisional Dr. Francisco de Oliveira Conde em 19 de junho. A captura ocorreu na Quadra 9 da rua Flor da Primavera, no Residencial Rosalinda, no 2º Distrito de Rio Branco.
Operação rápida e prisão sem resistência
De acordo com a PM, a guarnição recebeu informações precisas sobre o paradeiro do foragido e conseguiu localizá-lo sem confronto. Natanael, que estava em liberdade ilegal há pouco mais de um mês, foi levado para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA) para os procedimentos padrão e, em seguida, será reintegrado ao sistema prisional. Ele ainda deve cumprir 10 anos e 3 meses pela condenação por roubo.
Fuga em massa ainda tem sete fugitivos soltos
Esta é a segunda prisão desde o episódio da fuga, que expôs falhas na segurança do presídio. As autoridades seguem em busca dos sete detentos restantes, e investigações apuram possíveis cumplicidades internas ou externas que facilitaram a evasão. A PM reforçou que mantém operações ativas para recapturar todos os envolvidos.
Destaques:
Segunda prisão desde a fuga em 19/06
Detento tinha 10 anos e 3 meses de pena restantes
Operação ocorreu sem confronto
Sete fugitivos seguem foragidos
A população com informações sobre os foragidos pode denunciar anonimamente
O Disque Denúncia Unificado (DDU) 181 é um canal de comunicação direta e anônima dos cidadãos com as polícias e Corpo de Bombeiros.
A chamada é gratuita. No Disque Denúncia, a identidade do denunciante e as informações repassadas são preservadas e mantidas sob anonimato.

Natanael do Nascimento Salgueiro, de 25 anos, foi preso na Quadra 9 da rua Flor da Primavera, no Residencial Rosalinda, região do 2º distrito da capital acreana. Foto: captada
Comentários
Geral
Iapen confirma que sete presos fugiram na noite deste sábado da FOC

Foto: Whidy Melo
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) se pronunciou oficialmente na noite deste sábado, 19, sobre a fuga de sete detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco.
Em nota pública, o órgão confirmou a evasão e informou que as identidades dos presos estão sendo levantadas.
O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, afirmou que todos os esforços das forças de segurança estão sendo concentrados na tentativa de recaptura dos foragidos. A fuga ocorreu durante a noite, mas ainda não foram divulgados detalhes sobre como os detentos conseguiram escapar da unidade prisional.
Você precisa fazer login para comentar.