Brasil
Militares divulgam nota de repúdio contra Gilmar Mendes
O ataque gratuito a instituições de Estado não fortalece a Democracia”, diz a nota. Os militares irão representar Gilmar na Procuradoria-Geral da República (PGR).

Ministério da Defesa emitiu nota nesta segunda-feira (13) após declarações do ministro Gilmar Mendes, do STF, de que o Exército estaria se associando a um ‘genocídio’
Por Caio Junqueira, CNN
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e os comandantes das três Forças, Edson Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antonio Carlos Moretti (Aeronáutica) divulgaram no início da tarde desta segunda-feira (13) uma nota de repúdio contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes em razão de sua declaração no sábado (11) de que os militares coadunam com “genocídio” na pandemia do novo coronavirus.
“Comentários dessa natureza, completamente afastados dos fatos, causam indignação. Trata-se de uma acusação grave, além de infundada, irresponsável e sobretudo leviana. O ataque gratuito a instituições de Estado não fortalece a Democracia”, diz a nota. Os militares irão representar Gilmar na Procuradoria-Geral da República (PGR).
Além disso, o documento afirma que “genocídio é definido por lei como ‘a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso’ (Lei nº 2.889/1956)”.
“Trata-se de um crime gravíssimo, tanto no âmbito nacional, como na justiça internacional, o que, naturalmente, é de pleno conhecimento de um jurista. Na atual pandemia, as Forças Armadas, incluindo a Marinha, o Exército e a Força Aérea, estão completamente empenhadas justamente em preservar vidas. Informamos que o MD [Ministério da Defesa] encaminhará representação ao Procurador-Geral da República (PGR) para a adoção das medidas cabíveis”, finaliza a nota.
Neste domingo, a CNN revelou a ampla insatisfação dos militares com as declarações de Gilmar. A nota de repúdio era pra ter sido divulgada no domingo (12), mas Azevedo refluiu, pois avaliou que poderia atrapalhar o processo de pacificação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o STF. Nesta segunda-feira, houve uma reavaliação, e a nota foi divulgada.
Comentários
Brasil
Médico é preso em flagrante por aliciar adolescente de 15 anos em pousada de Manaus
Adolescente foi resgatada por órgãos de proteção após relatar oferta de R$ 200 para relação sexual; médico não atua na rede estadual de saúde
A adolescente foi resgatada por equipes da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), com apoio do Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI) e do Conselho Tutelar. Segundo as autoridades, a jovem já está recebendo suporte e será encaminhada de volta à sua residência, onde permanecerá sob acompanhamento.
De acordo com informações do portal G1, o médico preso não possui vínculo com a rede estadual de saúde. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de favorecimento à prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente.
Comentários
Brasil
Polícia Civil de Rondônia realiza maior apreensão de drogas do ano em Porto Velho
Operação do Denarc localiza 564 quilos de entorpecentes e desmonta parte de organização criminosa na zona Sul da capital
A Polícia Civil de Rondônia, por meio do Departamento de Narcóticos (Denarc), realizou na última sexta-feira (9) a maior apreensão de drogas registrada no estado em 2024. A operação, realizada na zona Sul de Porto Velho, resultou na apreensão de cerca de 564 quilos de entorpecentes e teve como alvo integrantes de uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas.
Com mandados expedidos pela 2ª Vara de Delitos de Tóxicos da Comarca de Porto Velho, os policiais cumpriram diligências em diversos endereços da capital. Além das drogas, a equipe apreendeu cinco carros, uma motocicleta, seis celulares, uma máquina de contar dinheiro, duas balanças de precisão, um motor e munições de diversos calibres.
A ação representa um duro golpe contra o tráfico na região, mas as investigações continuam com o objetivo de identificar e capturar outros envolvidos no esquema criminoso. A Polícia Civil destaca que a operação é resultado de um trabalho minucioso de inteligência e monitoramento realizado ao longo das últimas semanas.
Comentários
Brasil
Ferrovia Brasil-China pode reduzir tráfego e acidentes na BR-364, em Rondônia
A construção da Ferrovia Transoceânica, que ligará o Brasil à China passando pelo Peru, pode aliviar o tráfego intenso e perigoso da BR-364 em Rondônia, especialmente no trecho entre Vilhena e Porto Velho, conhecido como “Corredor da Morte”.
O projeto, articulado entre os governos do Brasil, China e Peru, prevê a criação de um novo corredor logístico entre os oceanos Atlântico e Pacífico, com mais de 4.400 km de extensão. A ferrovia deverá passar por Rondônia, via Vilhena, interligando-se à Ferrovia Norte-Sul e à Ferrovia de Integração Centro-Oeste.
A nova rota poderá substituir parte do transporte de cargas pesadas, atualmente concentrado na BR-364, por onde circulam cerca de 2,5 mil carretas por dia durante o escoamento da safra agrícola. Além de reduzir acidentes, o modal ferroviário promete baixar os custos logísticos e facilitar as exportações via Porto do Rio Madeira.
Segundo o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), a ferrovia usará bitola irlandesa (1.600 mm) e deve facilitar o comércio com a China, que já possui acordo de livre comércio com o Peru. Ainda não há data definida para o início das obras.