Conecte-se conosco

Cotidiano

Messi decide, e Argentina vence Equador em estreia nas eliminatórias

Publicado

em

A Argentina contou com o talento de Messi para vencer o Equador por 1 a 0, na noite de hoje (7), no Monumental de Nuñez, pela estreia nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2026.

O que aconteceu

Os argentinos venceram o Equador com um belo gol de falta de Messi, no segundo tempo, e abriram o caminho nas eliminatórias somando três pontos.

Gol histórico de Messi. Com o golaço de falta, o camisa 10 se igualou a Suárez na artilharia histórica das eliminatórias da América do Sul. Ambos têm 29 gols.

Ainda na primeira rodada, Argentina e Colômbia dividem a liderança, com três pontos cada.

Já o Equador tem três pontos negativos, pois foi punido pelo Tribunal do Esporte após o caso Byron Castillo.

A Argentina volta a campo na terça-feira (12), quando visita a Bolívia em La Paz, às 17h. Uma hora depois, o Equador recebe o Uruguai no Casa Blanca, em Quito.

Como foi o jogo

Argentina começa melhor. Os primeiros 20 minutos foram de domínio argentino, com Messi quase marcando na primeira finalização da Albiceleste. Depois, o Equador equilibrou o duelo no primeiro tempo, que terminou sem gols.

Equador se fecha na etapa final. Os visitantes abdicaram de atacar após o intervalo e redobraram os esforços para segurar o ataque argentino, que gerou as melhores chances e foi reforçado pela entrada de Di María. Somente nos contra-ataques os equatorianos levaram perigo.

Talento de Messi decide o jogo. As melhores oportunidades do jogo já haviam passado pelos pés de Messi, seja com as finalizações do camisa 10, os cruzamentos perigosos ou a bola rolada para Tagliafico. E foi dele o gol – uma bela cobrança de falta, por sinal – que definiu a primeira vitória argentina nas eliminatórias. Ao fim do jogo, foi substituído por Palacios e saiu aplaudido pelo Monumental de Nuñez.

Gols e lances importantes

Passou perto. Aos 15 minutos, o lance mais perigoso do primeiro tempo: Messi foi acionado na entrada da área e chutou cruzado, mas mandou para fora. Susto para Galíndez.

No travessão. Após corte da zaga equatoriana, Messi recebeu na entrada da área e rolou para Tagliafico, que soltou a bomba. A bola beliscou o travessão e subiu.

Quase um golaço. Aos 23, Messi tabelou com De Paul, passou pela marcação e, da entrada da área, bateu colocado. Galíndez se esticou e fez boa defesa. Seria um belo gol do camisa 10.

Para ele, cobrança de falta é pênalti. Se antes o gol não saiu, aos 32 minutos do segundo tempo não teve jeito. Em cobrança na entrada da área, no espaço onde Messi se sente mais à vontade para bater faltas, o craque bateu colocado, por cima da barreira, e venceu Galíndez: 1 a 0.

FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 1 X 0 EQUADOR

Competição: Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo
Data e hora: 7 de setembro de 2023 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Monumental de Nuñez (ARG)
Arbitragem: Wilmar Roldán (COL)
Cartão amarelo: Paredes (ARG) e Cifuentes (EQU)
Gol: Messi (ARG), aos 32′ do 2ºT

Argentina: Dibu Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Fernández, Mac Allister (Paredes) e González (Di María); Messi (Palacios) e Lautaro Martínez (Álvarez). Técnico: Lionel Scaloni.

Equador: Galíndez; Hurtado (Preciado), Arboleda, Torres (Mena), Pacho e Estupiñán; Cifuentes (Ortiz), Gruezo e Caicedo; Plata (Rodríguez) e Valencia. Técnico: Félix Sánchez Bas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo