fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acreano esquece trabalho na roça para saborear os Jogos da Juventude

Publicado

em

Judoca de 15 anos do interior do Acre perde na primeira luta, mas obtém vitória histórica sobre dura realidade

Foto: Luiza Moraes/COB

Assessoria/COB

Vestir um quimono e fazer força para derrubar um oponente é uma atividade que faz o garoto Alexandre Queiroz sorrir com os olhos, mesmo ao sair derrotado logo na primeira luta! Para o adolescente de Epitaciolândia, no Acre, qualquer esforço ou revés no Esporte são mais leves do que a dureza que a vida lhe apresentou desde muito pequeno. Para ajudar a colocar comida dentro de casa, o menino começou a trabalhar com 9 anos de idade no cultivo de milho e arroz, perto da fronteira do Brasil com a Bolívia.

Atualmente, aos 15 anos, Alexandre ainda segue com a pesada atividade na roça, que ele concilia com estudos e treinamentos de judô, mas o rapaz pode dizer com orgulho que honrou sua família ao vencer a seletiva do Acre e marcar presença como atleta nos Jogos da Juventude Ribeirão Preto 2023. A participação do faixa laranja durou apenas um combate, mas é a primeira grande vitória de uma luta por dignidade.

“Desde o meus 9 anos, eu trabalho na plantação, de milho e arroz, ainda não consegui parar. Levo todo meu esforço e história de vida para dentro do tatame. No cultivo, você aprende a dar os primeiros passos na vida, assim que funciona na minha cidade, desde menino. É ganhar dinheiro, mesmo pouco, para ajudar a colocar comida em casa”, disse Alexandre.

06.09.2023- Jogos da Juventude 2023 – Ribeirão Preto (SP) – de 01 a 16 de Setembro. Alexandre, da equipe de Judô do Acre durante o primeiro dia da modalidade nos Jogos da Juventude em Ribeirão Preto, SP. Foto Luiza Moraes / COB

Para participar dos Jogos da Juventude, o atleta precisa estudar em uma escola pública ou privada. Aluno do nono ano, Alexandre sabe a importância da Educação.

“Epitaciolândia é uma cidadezinha pequena no interior do Acre que vive bastante da plantação de milho. Antes tinha muito mais criança trabalhando nas plantações, agora diminuiu, mas é muito comum. Sei que lugar de criança é na escola, eu consigo estudar e trabalhar, mas não dá para só estudar ainda. Quero fazer uma faculdade para crescer na vida, talvez Engenharia”, falou o garoto.

Ao ser derrotado por Paulo Ribeiro, de Roraima, na primeira luta, o menino não fechou a cara ou chorou. Ele fez questão de ressaltar que o fundamental é ter conseguido disputar os Jogos da Juventude.

“Eu nem consigo falar sobre a importância de estar aqui nos Jogos. Mostrei que posso estar aqui, representei Epitaciolância e meu estado. Jamais vou esquecer”, afirmou o judoca.

Serão mais três dias viajando de ônibus de Ribeirão Preto para o interior do Acre. Alexandre Queiroz ainda terá que se desdobrar para treinar, estudar e trabalhar. Mas as doces memórias dos Jogos da Juventude farão com que ele sinta que, a despeito da dura realidade que vive, ele tem direito a realizar sonhos, dentro ou fora do Esporte.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Carlinhos anuncia festa de aniversário e carnaval fora de época em Brasileia

Publicado

em

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, anunciou nesta segunda-feira (23) a divulgação da programação oficial em comemoração ao aniversário da cidade, celebrado em 3 de julho. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor confirmou que o tradicional carnaval fora de época está mantido e será realizado nos dias 4, 5 e 6 de julho.

“Estamos com a nossa programação toda pronta, toda feita, e vamos anunciar todos os eventos que irão acontecer. Vai ter carnaval sim! A população de Brasiléia pode ficar tranquila, a tradição será mantida”, afirmou o prefeito no vídeo.

O Carnavale faz parte do calendário cultural da cidade e costuma atrair um grande público, tanto de moradores quanto de visitantes de outros municípios da região. Segundo o prefeito, a festa promete animar os foliões durante as festividades do aniversário da cidade.

A prefeitura deve divulgar nos próximos dias a programação completa, com detalhes sobre as atrações musicais, blocos e estrutura do evento.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Conflitos no Oriente Médio podem elevar preço dos combustíveis no Acre

Publicado

em

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

 

Os recentes conflitos envolvendo Irã, Israel e Estados Unidos estão gerando incertezas no mercado internacional e podem impactar diretamente o preço do petróleo no mundo. No Acre, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado (Sindepac) já demonstra preocupação com os possíveis reflexos nas bombas de combustível.

Segundo o presidente do Sindepac, Delano Lima, a expectativa é de que reajustes recorrentes nos preços dos combustíveis comecem ainda neste mês. “Não há como prever valores, mas as notícias que temos não são animadoras. Os possíveis reajustes devem até anular a última redução que foi realizada”, afirmou.

O cenário internacional agravou-se após o parlamento iraniano aprovar, no último domingo, o fechamento do Estreito de Ormuz, rota por onde passa cerca de 20% de todo o petróleo transportado no mundo. A medida, caso implementada, pode causar uma redução drástica na oferta global do produto, pressionando os preços para cima.

No Brasil, a Petrobras já sinalizou às refinarias que um reajuste deve ocorrer ainda esta semana. O Irã, que é um dos maiores exportadores de petróleo, pode interromper suas vendas como forma de retaliação geopolítica, o que também influenciaria diretamente os preços internacionais.

Com a possibilidade de alta no valor do barril de petróleo, postos de combustíveis do Acre podem ser impactados nos próximos dias. O Sindepac orienta consumidores a acompanharem os reajustes e cobra atenção do governo federal quanto a medidas que possam atenuar os impactos para os estados da Região Norte.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

PSG vence Seattle Sounders e avança no Mundial de Clubes

Publicado

em

Vitinha durante partida do PSG contra o Seattle Sounders • Divulgação / Paris Saint-Germain

O Paris Saint-Germain venceu o Seattle Sounders por 2 a 0 nesta segunda-feira (23), no Lumen Field, e garantiu vaga nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Com o resultado parcial do jogo do Botafogo, o time francês termina o Grupo B na primeira colocação. Atlético de Madrid e Seattle estão eliminados.

Apesar da vantagem no placar, o primeiro tempo foi de pouca inspiração por parte do PSG. Ainda assim, o time comandado por Luis Enrique teve mais posse de bola e presença ofensiva.

O gol que abriu o placar saiu aos 34 minutos, num lance fortuito. Após cobrança de escanteio de Nuno Mendes, Vitinha arriscou de primeira de fora da área. A bola sairia pela linha de fundo, mas desviou nas costas de Kvaratskhelia e morreu no fundo da rede. O gol foi atribuído ao georgiano.

Antes disso, o PSG já havia forçado o goleiro Frei a trabalhar. Aos 11 minutos, Doué finalizou com força após jogada com Hakimi, e o goleiro do Seattle fez ótima defesa. Pouco depois, aos 29, nova finalização de Doué, em jogada ensaiada com Mayulu, terminou mais uma vez nas mãos de Frei.

Do outro lado, o Seattle teve sua grande chance aos 18 minutos, quando Donnarumma se atrapalhou ao tentar driblar Rothrock na pequena área. A bola sobrou limpa para Ferreira, que chutou por cima, desperdiçando oportunidade clara.

Na segunda etapa, o PSG seguiu dominante, e o segundo gol veio aos 21 minutos, em jogada de contra-ataque. Após erro do Seattle no campo de ataque, Doué acionou Barcola em velocidade. O atacante entrou na área e cruzou na medida para Hakimi empurrar para o gol e definir o placar.

Com seis pontos, o time parisiense, até o momento da publicação desta matéria, encerra a fase de grupos como líder e aguarda agora o cruzamento das chaves.

O PSG volta a campo no sábado (28). Já o Seattle, eliminado com três derrotas, se despede da competição.

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo