Flash
Merenda escolar de qualidade é garantida na rede municipal de Brasiléia
Veronica Rodrigues/SECOM
Oferecer uma merenda escolar de qualidade a todos os alunos da rede municipal de educação é uma preocupação constante da atual gestão. A Prefeitura de Brasiléia, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), adquire produtos frescos da agricultura familiar para serem utilizados na merenda escolar.
A nutricionista Ildecelia Nascimento, que cuida da elaboração e planejamento do cardápio das escolas municipais, afirma que a qualidade da merenda contribui para melhoria do desempenho dos alunos dentro de sala de aula.
“A gestão da prefeita Fernanda Hassem, tem um grande compromisso com alimentação escolar, por entender que é um instrumento eficaz para a recuperação dos hábitos alimentares adequados e com a segurança alimentar nas escolas. E a aquisição de alimentos dos agricultores tem feito uma grande diferença no enriquecimento nutricional e nas preparações dentro do cardápio escolar”, afirmou a nutricionista.
Para o gestor da escola rural Valdomiro Barroso, localizada no km 19, Edson Ferreira, a merenda do Programa de Aquisição de Alimentos está fazendo a diferença na escola, “Para nós da zona rural a merenda está chegando com muita variedade. Estamos servindo uma merenda com sucos naturais, frutas e verduras. Eu quero agradecer a prefeita Fernanda Hassem, e a Secretária de Educação Luíza Amaral pelo compromisso com a educação, porque sabemos da importância que tem a merenda para os nossos alunos que acordam de madrugada e muitas vezes saem de casa sem alimentação”, destacou.
Dora Nascimento, gestora da escola Infantil Vitória Salvaterra, destacou sua satisfação com a boa qualidade da merenda.
“Estamos encerrando o ano muito satisfeitos no que diz respeito à merenda, temos uma merenda de qualidade, onde foi oferecido aos nossos alunos, frutas, verduras e isso enriqueceu bastante a qualidade da merenda. Estamos todos muito felizes e as nossas crianças também, eles mudaram o hábito alimentar e foram incentivados a se alimentar de forma correta. Acredito que os produtores do nosso município também estão contentes, pois 30% foi adquirido da agricultura familiar”.
Fazem parte do cardápio diário dos alunos diversos tipos de alimentos como arroz, feijão, salada, carne moída, frango, sopa de legumes, suco de frutas, banana, melancia mamão, banana, abacaxi entre outros produtos vindo do campo, que são preparados com muito zelo e carinho pelas merendeiras em cada escola.
Sabendo dessa importância, a prefeita Fernanda Hassem, faz questão de dar atenção especial à merenda escolar, garantindo sua contrapartida com os recursos necessários para a manutenção da qualidade da alimentação das crianças atendidas pela rede municipal de educação.
Comentários
Flash
Após enxurrada produtor tem prejuízos com morte de 15 mil aves em Brasiléia
A última chuva torrencial registrada no dia 27 de janeiro, ainda continua trazendo prejuízos aos moradores de Brasiléia, além de provocar cenário de destruição em diversos bairros do município e também na zona rural.
Entre os pontos mais afetados está o ramal do KM 13, onde a força da enxurrada destruiu pontes e bueiros, interrompendo totalmente o acesso e causando grandes prejuízos à produção avícola local.
De acordo com o produtor Lucas Brito, mais de 15 mil aves foram perdidas apenas em sua propriedade. Além disso, cerca de 20 aviários da região seguem comprometidos devido à falta de acesso. “Foi tudo muito rápido. Perdemos mais de 15 mil aves porque não conseguimos chegar aos aviários para fazer o manejo. É um prejuízo enorme para nós, produtores, que dependemos totalmente dessas estruturas”, relatou Lucas Brito.
Diante da situação, a Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, tem atuado em parceria com o Governo do Estado para garantir acessos provisórios às áreas atingidas, permitindo a chegada de equipes e o mínimo de escoamento da produção.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Major Sandro, do Corpo de Bombeiros do Acre, destacou a gravidade dos danos causados pela enxurrada. “O levantamento preliminar aponta a destruição de aproximadamente 20 linhas de bueiros e 10 pontes, tanto na zona urbana quanto na rural. Em muitos locais, as cabeceiras cederam ou as estruturas permanecem submersas, o que dificulta o tráfego e o atendimento às comunidades isoladas”, explicou.
No dia 29 de janeiro, o prefeito Carlinhos do Pelado anunciou o cancelamento do Carnaval 2026, promovido pelo poder público, e a decretação de situação de emergência no município. Segundo o gestor, a medida é necessária para agilizar ações emergenciais e garantir assistência às famílias atingidas. “Estamos priorizando vidas e o atendimento às comunidades. A decretação de emergência nos permite buscar recursos com mais rapidez para recuperar pontes, ramais e garantir acesso às famílias e aos produtores que tiveram grandes perdas”, afirmou o prefeito.
A situação afeta diretamente mais de 500 famílias, entre moradores de ramais, ribeirinhos e comunidades localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes, especialmente nos quilômetros 59, 60 e 13, além dos aviários que seguem sem acesso adequado.
A estimativa inicial da Prefeitura de Brasiléia é de que os prejuízos ultrapassem R$ 1,5 milhão, comprometendo o escoamento da produção agrícola e extrativista, como castanha e borracha, além da mobilidade dos moradores. As equipes seguem trabalhando no levantamento dos danos e na recuperação emergencial das áreas afetadas.
Comentários
Flash
Homem morre após ferimento no pescoço em estabelecimento comercial de Cobija
Caso ocorreu no centro da capital de Pando; polícia investiga as circunstâncias e busca localizar familiares
Um homem identificado como Edy Gutiérrez Mamani, de aproximadamente 50 anos, morreu na tarde desta sexta-feira, após sofrer um grave ferimento no pescoço dentro de um estabelecimento comercial localizado na Avenida Tenente Coronel Cornejo, no centro de Cobija, capital do Departamento de Pando, na Bolívia.
O incidente foi registrado por volta das 16h52 (horário local), quando funcionários do Centro de Pesquisa Educacional e Psicológica (CEIP) e policiais foram acionados e, ao chegarem ao local, constataram o óbito. Segundo relato de uma testemunha ocular, o homem teria se ferido de forma repentina.
De acordo com informações preliminares, Edy teria entrado na loja Tramontina, situada na avenida, onde supostamente pegou uma faca e atentou contra a própria vida. As circunstâncias exatas do ocorrido ainda estão sendo apuradas pelas autoridades bolivianas.
A polícia informou que a vítima não portava telefone celular, apenas uma fotocópia de documento de identidade, o que possibilitou sua identificação. Diligências estão em andamento para localizar e comunicar os familiares.
O corpo foi encaminhado ao necrotério do Hospital Roberto Galindo Terã, onde serão realizados os procedimentos forenses necessários. O caso segue sob investigação.
Comentários
Flash
Prefeito de Manaus e forte pretenso pré-candidato a governador do AM, Davi Almeida convida Bocalom para disputar o Governo do Acre pelo Avante
O prefeito de Manaus, Davi Almeida, confirmou sua pretensão de pré-candidatura ao Governo do Amazonas pelo Avante e, durante encontro político realizado nesta quinta-feira (5), convidou o prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre, Tião Bocalom, para disputar o Governo do Acre pela legenda.
O convite ocorreu em Manaus, onde Bocalom cumpriu agendas oficiais, e fez parte de uma articulação mais ampla para fortalecer o Avante na Região Norte. Reconhecido como uma das principais lideranças do partido no país, Davi Almeida vem ampliando sua influência regional a partir da gestão da capital amazonense e do protagonismo político que exerce no Norte.
O convite a Bocalom leva em consideração sua atuação à frente da Prefeitura de Rio Branco e sua liderança no cenário municipal e estadual, especialmente no comando da Associação dos Municípios do Acre. A articulação sinaliza o movimento do Avante para reunir gestores com perfil executivo e forte presença política nas disputas majoritárias que se aproximam.
Tião Bocalom está atualmente filiado ao Partido Liberal.























Você precisa fazer login para comentar.