Acre
Menos de 24 horas: Rio Acre atinge cota de alerta e casas em Assis Brasil e Iñapari (Peru)
Alexandre Lima
Após o trasbordamento do igarapé Cascata que transpassou ruas e atingiu casas e comércios em Assis Brasil, cidade localizada na fronteira com o Peru e Bolívia no extremo norte do Acre, agora foi a vez do Rio Acre dar sinal de cheia.
Em menos de 24 horas, o Rio Acre passou de 8,30cm na manhã desta quarta-feira (18), para próximo de 12 metros na manhã de hoje, quinta-feira (19), o que seria a cota de alerta e alcançou algumas residências localizada na parte baixa da cidade.
Segundo o secretário de obras do município de Brasiléia, Ivanaldo da Costa Rufino, também coordenador da Defesa Civil, estaria se reunindo com autoridades dos Bombeiros e Polícia Militar para traçar metas de trabalho. Disse que estaria organizando uma equipe para visitar a cidade de Assis Brasil, para ver de perto a situação.
“Estamos nos organizando para possível evacuação de moradores ribeirinhos em Brasiléia. Segundo foi passado, o volume de água em Assis Brasil é muito grande e poderá chegar aqui nas próximas 48 horas. Iremos ver a situação de perto e traçar metas junto com outros órgãos ligados a Defesa Civil e segurança pública, para que possamos dar apoio àqueles que moram às margens do Rio Acre. Finalizou o secretario.
Os bairros atingidos em Assis Brasil ate o momento seria: Bela Vista, parte baixa do centro, Cascata e Plácido de Castro.
Segundo fotos publicadas em redes sociais, parte da cidade de Iñapari, no Peru, foi novamente atingida deixando alguns moradores desabrigados. A exemplo de 2012, esse nível seria o suficiente para desabrigar nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia.
Mais informações a qualquer momento.
- Foto enviada por celular mostra parte da cidade peruana debaixo d’água.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.












Você precisa fazer login para comentar.