Acre
Menor ao volante: acidente mata estudante de 13 anos de idade

Com o impacto, o menino de 13 anos sofreu traumatismo craniano e múltiplas fraturas (Foto: Clériston Amorim)
Um acidente de trânsito envolvendo menores chocou os moradores do bairro Chico Mendes, localizado na Capital do Acre. A tragédia aconteceu na noite desta quarta-feira, 10, na rua Arco-íris, quando o estudante Cleilson de Lima Rodrigues (13) saia da Escola e trafegava de bicicleta em direção sua residência, quando foi atropelado e arrastado por um veículo Fiat, placas MZW 6318 conduzido por um adolescente de 16 anos, morador do mesmo bairro.
Com o impacto, o menino de 13 anos sofreu traumatismo craniano e múltiplas fraturas. Ele foi socorrido por uma viatura do SAMU.
Segundo testemunhas, após o acidente, o adolescente que dirigia o veículo saiu do carro e ao perceber a gravidade do estado de saúde da vítima tentou fugir, mas desmaiou à margem da rua, também sendo socorrido pelo SAMU.
O menor atropelado e o adolescente acusado de causar o acidente foram levados ao pronto-socorro de Rio Branco, onde a vítima deu entrada em estado crítico e foi a óbito cerca de 40 minutos depois.
O jovem acusado foi medicado e, em seguida, liberado pelos médicos e foi para casa em companhia da mãe.
De acordo com moradores do bairro, o pai do adolescente que conduzia o carro era acostumado a entregar a chave do veículo para o filho passear.
A mãe do menor teria afirmado no local do acidente que, apesar da pouca idade, o filho já dirigia há muito tempo e que teria domínio no volante, não entende como ele foi se envolver no acidente.
A família da vítima afirmou que pretende processar o pai do adolescente por ter entregue o veículo ao filho menor de idade.
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.
Comentários
Acre
Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas
Com o objetivo de fortalecer o diálogo federativo e alinhar ações conjuntas de enfrentamento ao desmatamento e aos incêndios florestais na Amazônia, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou na manhã desta quinta-feira, 22, em Brasília (DF), de uma reunião entre os secretários de Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal e representantes do Ministério do Meio Ambiente.
A agenda teve como foco a construção de estratégias integradas entre União e estados, reforçando a cooperação institucional, a troca de experiências e a avaliação dos resultados alcançados nos últimos anos. Os dados apresentados demonstraram avanços consistentes na redução dos índices de desmatamento na região, resultado do fortalecimento das políticas públicas ambientais e da atuação coordenada entre os entes federativos.

Representando o Acre, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou que os avanços alcançados pelo estado são resultado de uma política ambiental construída de forma integrada e baseada em evidências.

“Os resultados que o Acre vem apresentando demonstram que planejamento, cooperação federativa e investimentos contínuos em monitoramento e fiscalização são fundamentais para o enfrentamento ao desmatamento e às queimadas. Temos atuado de forma preventiva, com uso intensivo de tecnologia e integração entre órgãos estaduais e federais, o que nos permitiu superar as metas estabelecidas e alcançar reduções históricas tanto no desmatamento quanto nas queimadas”, afirmou.
Segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Acre apresentou uma redução de 27,62% de desmatamento em 2025.
Com esses resultados, o estado superou as metas estabelecidas para os anos 2023, 2024 e 2025 no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AC) estipulado para 2027, que previa uma redução anual de 10% nas taxas de desmatamento.

No enfrentamento às queimadas, os resultados também foram históricos. O Acre encerrou 2025 com queda de aproximadamente 75% nos focos de queimadas, alcançando o menor número de registros desde o início da série histórica, em 2001. O desempenho positivo reflete a atuação da integração do Grupo Operacional de Comando e Controle Ambiental (GOCC).
The post Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Você precisa fazer login para comentar.