Geral
Menino de 6 anos sofre queimaduras de 2º grau ao cair dentro de tacho de leite fervendo

Heliab Barroso está internado no PS com queimaduras de segundo grau – Foto: Arquivo pessoal
Por Aline Nascimento
O menino Heliab Barroso Gomes, de 6 anos, está internado na emergência do Pronto-Socorro de Rio Branco, capital acreana, desde quinta-feira (26) com queimaduras de 2º grau após cair dentro de um tacho de leite quente que seria usado para fazer iogurte natural. O acidente ocorreu no Ramal Zaquel Machado, zona rural de Capixaba, interior do estado.
Gersilene Barroso dos Santos, mãe da criança, disse que ele está sedado, tomando morfina para conter as dores.
A família da criança sobrevive da venda de iogurte e de doações de conhecidos. Recentemente, eles perderam a casa, que era muito velha e não oferecia segurança, e deixaram o lugar após ter a energia elétrica cortada.
O casal com os três filhos se mudou para um barraco improvisado montado na parte de trás de uma igreja. Na quinta, a família cozinhava o leite dentro do tacho quando Heliab se desequilibrou e caiu dentro.
“Ele foi para o hospital de Senador Guiomard [cidade vizinha ] e de lá para o PS de Rio Branco. Está medicado e sendo acompanhado por médicos. Aqui não temos estrutura de cuidar dele. Ele estava com minha mãe e contou que sentou e tinha uma formiga mordendo ele e quando tentou tirar se desequilibrou e caiu dentro do tacho”, explicou Gersilene.

A criança foi levada para o hospital no carro da sogra de Gersilene. Heliab queimou da região do tórax até os joelhos, além da mão direita e parte da mão e braço esquerdo. Apenas o rosto e os pés da criança não queimaram.
“Barriga, bumbum, coxas, o pênis, as mãos e os braços estão queimados. Estão aguardando uma vaga para transferir ele para o Hospital da Criança. Estava previsto um procedimento cirúrgico por conta que ele não estava conseguindo fazer xixi, mas, por volta de meia noite, ele conseguiu fazer. Tentaram passar a sonda no pênis, o que acabou machucando, então, ficou até tarde sem urinar. Graças a Deus ele fez”, lamentou a mãe.
Ajuda financeira
Heliab é acompanhado pelo pai, um tio e pela avó no hospital. Gersilene não pode ficar como acompanhante do filho porque passou por uma cirurgia de redução de mama há sete dias. O procedimento foi feito para reduzir problemas e dores que ela sentia na coluna.
O pai do garoto, inclusive, também sofre com problemas na coluna e está afastado do serviço. Além de Heliab, o casal tem outros dois filhos, sendo uma menina de 6 anos e outro menino de 9.
Sem casa e condições para continuar fazendo iogurte para vender, Gersilene disse que precisa de ajuda financeira para os gastos dos parentes que saem, diariamente, de Capixaba até a capital acreana para cuidar do garoto.

Criança se desequilibrou e caiu no tacho de leite que era cozido na lenha – Foto: Arquivo pessoal
“Eu ainda estou usando dreno, mas hoje [sexta, 27] pedi ao médico da Fundação que retire meu dreno pelo amor de Deus para eu cuidar do meu filho. Meu marido trabalhava na diária, mas está aguardando uma resposta do INSS por causa de problemas na coluna. A gente vive de doações da igreja, da venda de iogurte”, explicou.
A autônoma revelou que já conseguiu tijolos, cimento e o irmão dela, que é pedreiro, começou a levantar a estrutura da casa. Porém, a obra teve que parar porque a família não tem mais dinheiro para os gastos.
“Precisamos de ajuda. Ele ainda não tem previsão de alta, mas devemos precisar de fraldas, pomadas depois disso.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Você precisa fazer login para comentar.