Acre
Melhorias para o município foi pauta da 16ª Sessão Ordinária
Carlinhos do pelado – PSB:
Indicações:
- Em uso a tribuna solicitou que o Sindicato Municipal Informe em que situação está a negociação dos servidores do município sobre a melhoria salarial, de que forma a prefeitura está conduzindo essa negociação.
- Pediu que Secretaria De Saúde tome providências com relação ao atendimento na Unidade de Saúde Fernando Azevedo, os colonos reclamam que chegam entre 8 e 9 horas e não são atendidos por que encerraram as fichas.
- Indicou que a Prefeitura Através da Secretaria De Obras verifique o esgoto em frente à escola I.O.P., no início do ano foi feito o esgoto, mas o mesmo entupiu e o mau cheiro é grande.
- Solicitou da Secretaria De Obras faça um estacionamento ao lado do estádio do município, é possível notar que o local é espaçoso, o trânsito no local irá melhorar.
- Pediu que a Prefeitura Instale semáforos nas ruas do município que apresentam maior necessidade.
- Pediu que a Prefeitura E Governo do estado instale quebra-molas nas ruas do município, exemplo, nas proximidades do comercial acreano, escola Rui Lino e Fontinele de Castro.
- DEPASA envie informação sobre o que vai ser feito na Rua Manoel Teixeira Maia, Bairro marcos Galvão.
Agradeceu ao Governo e DEPASA por contemplar a rua Vista Alegre (antiga rua do lixo) com o programa Ruas do Povo. Falou sobre o bairro 28 de maio, disse que acompanhou nos noticiários a realização de uma reunião com o prefeito para as máquinas realizarem melhorias nas ruas, mas até o presente momento esse benefício não chegou, e a comunidade aguarda ansiosa.
Fernanda – PT:
Disse que ficou feliz com a liberação do convênio para a aquisição de máquinas e patrulha mecanizada para o município, enfatizou que essa ainda é ação da gestão passada.
Indicações:
- Iniciou solicitando que Prefeitura Providencie os reparos na iluminação da ponte José Augusto de Araújo, só funciona apenas uma lâmpada.
- Pediu que Prefeitura Modifique o horário de atendimento da Unidade de saúde do posto do km 68, e que a mesma seja uma Unidade de atendimento misto, pois atende produtores de localidades distantes e não há horário para adoecer.
- Indicou que Prefeitura Ilumine o trevo do residencial jatobá, está totalmente escuro.
- Solicitou que a Prefeitura Providencie melhorias na Rua Francisco de Assis, há grande quantidade de buracos por conta do tráfego de carretas.
- Pediu que Prefeitura Realize reposição de lâmpadas na rua Gabriel Acácio, bairro Ferreira Silva.
- Solicitou que Prefeitura Promova uma discussão com a Secretaria de Segurança Pública e exército para melhor fiscalizar a ponte Wilson Pinheiro, pois o furto de motos está constante.
- Pediu que Prefeitura Elabore projetos para a construção de áreas de lazer no bairro Alberto Castro.
- Solicitou que a Câmara e Assessoria jurídica tome providências com relação a falta de resposta das indicações dos vereadores.
Se referiu a matéria do Alto acre sobre a melhoria do km 88, disse que a matéria ataca a pessoa do vereador Rosildo, disse que fica feliz com a comunidade que será contemplada com tal benefício. Fez comentário sobre a reivindicação de melhoria salarial para os servidores municipais que ainda não há resposta do Poder Executivo. Falou que está havendo doações de terrenos irregulares para alguns moradores do município.
Joelso – PP:
Cumprimentou a todos os presentes, falou sobre a preocupação com a segurança pública do município e o aumento no índice de violência, falou que é necessária a realização de um debate, falou que mesmo sendo da base não apoia a doação irregular de terrenos, fez comentário sobre a aquisição de máquinas agrícolas e o benefício que trará para o produtor rural. Falou sobre o horário de saída dos transportes, algumas crianças saem muito cedo de casa, disse que os motoristas ainda não estão recebendo seus salários. Disse que participou de uma reunião com Órgãos competentes e representantes dos caminhoneiros que transportam pessoas e que vivem exclusivamente desse transporte. Falou que acompanhou a entrega de calcário em algumas comunidades.
Indicações:
- Indicou que a Prefeitura Construa um aponte sobre o igarapé São Pedro no ramal do km 417.
- Solicitou que Prefeitura Melhore a iluminação da Rua Arialdo Bispo Barroso, Bairro Eldorado;
- Pediu que Prefeitura Insira em seu planejamento as ponte sobre o igarapé riozinho;
- Solicitou que a Prefeitura Encaminhe a este Poder o Decreto que prorroga o período de atuação dos Conselhos existentes. OF
- Indicou que Prefeitura Realize limpeza nas margens do ramal do Polo e do km 13.
- Concluiu solicitando que a Prefeitura Veja a possibilidade de instalar uma caixa de 5 mil litros e isolar a cisterna ali existente.
Marquinhos – PSDB:
Cumprimentou a todos, parabenizou o Prefeito pela realização da reunião na casa da Sr.ª Aucilete para a abertura de ramal do km 88, falou que é contra atitude do servidor que invadiu a casa da Sr.ª Fabiana.
Indicações:
- Iniciou pedindo que Prefeitura Aumente a tela da quadra do Bairro José Moreira porque bola quebra as telhas das casas próximas.
- Solicitou que OI instale um orelhão após o trevo.
- Pediu que Prefeitura Tape os buracos da Rua Governador Joaquim Macedo, bairro Alberto castro.
- Pediu que o Setor de cadastro identifique os pontos dos taxistas com placas.
- Solicitou que a Prefeitura Realize o desvio no ramal do km 19, linha 12.
- Pediu que a Prefeitura Ilumine o trevo até o clube da PM.
- Encerrou solicitando que a Prefeitura Realize melhorias no ramal e na ponte do igarapé Pindacuara indo até a limeira.
Marivaldo – PMDB:
Cumprimentou a todos, iniciou falando sobre os roubos ocorridos no município e das ações que merecem ser tomadas. Falou que não apoia a ação do servidor que invadiu a casa. Disse que não tem conhecimento sobre a doação irregular de terrenos. Se referiu a situação dos ramais que as melhorias serão iniciadas logo.
Rosildo – PT:
Falou sobre a situação das pontes do ramal do km 17 e da insatisfação da comunidade por conta desse problema. Falou sobre a licitação feita pela prefeitura e a falta de participação da comunidade. Falou também sobre o fato de servidores da Prefeitura estarem invadindo casas. Parabenizou sobre a realização da Audiência pública sobre a Regularização fundiária;
Indicações:
- Em sua primeira indicação solicitou que Prefeitura Realize melhorias nas pontes do ramal do km 17.
- Pediu que o Programa Luz para todos inclua o ramal do km 75, as nove famílias que estão fora desse programa.
- Pediu que a Prefeitura Envie o decreto do ponto facultativo para o município no dia 31.05.13.
- Concluiu pedindo que o DERACRE reveja o contrato de convênio com a Prefeitura.
Tereza – PT;
Cumprimentou a todos, agradeceu a todos que compareceram na festa de solidariedade a Vereadora Erizete. Parabenizou o governo pelo trabalho nas ruas do povo no bairro eldorado. Falou em relação ao programa bolsa Família e que a prefeitura através da ação social informe o que está acontecendo com o programa, e que acompanhe de perto. Se referiu também ao fato de servidores da Prefeitura estarem invadindo casas. Falou da preocupação das Cooperativas e a demissão de pessoas, disse que fiscalizará de perto. Se referiu sobre a questão do ramal do km 88, e que é importante esclarecer a verdade sobre essas ações Se referindo ao convenio com o governo do estado.
Bil – PMDB:
Cumprimentou a todos, se referiu sobre a problemática do ramal do km 88, e ressaltou que o prefeito deixou bem claro que era uma parceria com o Governo, enfatizou que é da base do povo e parabenizou o prefeito por suas ações, falou também sobre a invasão de casas feita por servidor da Prefeitura. Falou sobre os haitianos, solicitou que seja feita uma comissão de vereadores e verificar a situação. Parabenizou o clube ressaca pela vitória no campeonato, se referiu ao time de Handebol e parabenizou o Sr. Cabelo.
Indicações:
- Indicou que Empresa responsável entrega a quadra com grama sintética do bairro Eldorado.
- Solicitou que Secretaria De Obras realize capina na Rua Rubro Negro, Bairro Raimundo Chaar.
- Pediu que a Prefeitura Realize iluminação e capina na Travessa Alegria.
- Solicitou que Prefeitura Realize aguamento na Rua João Jovino, Bairro Eldorado.
- Encerrou pedindo que Prefeitura Realize serviços de esgoto na rua João Jovino, próximo A escola Menino Jesus.
Mário Jorge – PSB
Cumprimentou a todos, falou sobre o programa Ruas do Povo.
Indicações:
- Solicitou que o Ministério Público tome providências com algumas ruas do município que foram feitos pelo programa ruas do povo, porque tem ruas que foram feitos menos de um ano e não dá mais condição de trafegabilidade.
- Pediu que a Prefeitura Realize melhoria no ramal do km 59.
- Solicitou que o DETRAN instale placas de proibindo tráfego de caminhões na Rua João Jovino.
- Conclui pedindo que Prefeitura Tome providências com relação ao esgoto na Rua Nubia G. de Farias, tampa de bueiros.
Comentários
Acre
Agrônomos do IDAF intensificam monitoramento contra a Monilíase do cupuaçu no Alto Acre
Defesa Vegetal do IDAF está realizando monitoramentos na regional do Alto Acre, afim de identificar possíveis focos da praga Monilíase (Moniliophthora roreri), doença que causa perdas de até 100% da produção e pode se espalhar facilmente se não for detectada rapidamente. “Até o momento não identificamos nenhum foco suspeito na região”, relatou o engenheiro agrônomo Igor Figueiredo.
Na regional do Alto Acre já foram visitadas mais de 60 propriedades que possuem plantas de cupuaçu e o resultado foi satisfatório, pois não teve nenhuma suspeita da presença do fungo que causa a monilíase, lembrando que a praga pode atacar frutos do cupuaçu e do cacau.
O que é a Monilíase?
Os sintomas básicos da Monilíase são a esporulação abundante e um pó branco que se espalha sobre os frutos atingidos deixando-os esbranquiçados e apodrecidos. Uma vez instalada nas plantações, causa grandes perdas econômicas. Nos frutos doentes, inicialmente são formadas manchas achocolatadas que mais tarde esporulam, formando um pó creme que contem milhões de esporos do fungo. Esses são dispersos principalmente pelo vento, mas também pela água da chuva, além de insetos, animais selvagens e pelo próprio homem, principalmente, a longas distâncias, infectando os frutos de novas plantas e espalhando a doença. A praga foi identificada pela primeira vez no Brasil em Cruzeiro do Sul-AC em 2021 e desde então o IDAF faz anualmente monitoramentos para que a doença não se espalhe pelo estado.
O Idaf alerta que, devido ao potencial de danos às culturas do cacau e cupuaçu, é de fundamental importância a notificação imediata de quaisquer suspeita de ocorrência da praga em todas as regiões do estado às autoridades fitossanitárias locais.
Comentários
Acre
Acre recebe alerta de tempestades para esta segunda-feira (24)

Chuva Rio Branco
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas e ondas de calor no Acre nesta segunda-feira (24). O estado está entre as regiões que podem enfrentar tempestades severas, com riscos de alagamentos, ventanias e descargas elétricas.
O Acre recebeu dois tipos de aviso meteorológico: um de perigo, indicado pela cor laranja, que aponta para um risco maior de tempestades; e outro de perigo potencial, na cor amarela, indicando a possibilidade de chuvas fortes em algumas áreas.
Além do Acre, estados como Amazonas, Pará, Rondônia, São Paulo e Minas Gerais também estão sob alerta para tempestades mais intensas. Já o aviso de perigo potencial abrange outras regiões do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.
Comentários
Acre
Mais de 200 mulheres lideranças evangélicas expressam agradecimento à vice-governadora Mailza durante 1º Ameacre Mulher
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, participou neste sábado, 22, do 1º Ameacre Mulher, encontro que juntou mais de 200 pastoras, ministras e lideranças evangélicas de todo o Acre na sede da Igreja Assembleia de Deus AD Brás Madureira, em Rio Branco.
A iniciativa da Associação de Ministros Evangélicos do Acre (Ameacre), por meio do departamento de Mulheres da Associação de Ministras do Evangelho do Acre (Ameacre Mulher), é liderada pela pastora Cida Moura, a primeira mulher a presidir o campo da Assembleia de Deus no estado.
Durante o encontro, as mulheres lembraram do apoio mútuo do governo à comunidade evangélica do Acre.
Mailza, que também é secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), destacou a participação das mulheres e o compromisso do governo do Acre com a comunidade religiosa.
“Conheço a Ameacre há 28 anos e hoje é um dia feliz ao me juntar a tantas mulheres que fazem a diferença em suas cidades, bairros, interior do nosso Acre. É uma alegria ver essa harmonia, essa paz nas igrejas, e me emociono com tantas mulheres ocupando esse espaço”, disse.
A vice-governadora reforçou que como gestora, está na luta pelo crescimento econômico, fortalecimento das famílias, combate a violência contra as mulheres, combate as desigualdades sociais e proteção às crianças e destacou que as igrejas tem ajudado nesse desafio.
“Parabenizo por esse gesto da Ameacre, e agora com a Ameacre Mulher, de juntar, de agregar. Somos o governo do respeito, que trabalha para toda a comunidade religiosa do Acre”, afirmou Mailza.
Presidente da Adebras e uma das idealizadoras do evento, pastora Cida Moura, agradeceu o trabalho do governo do Acre.
“Mailza é uma das maiores apoiadoras da Ameacre desde antes de ser senadora da República. Como parlamentar, deu sua contribuição e continua agora como vice-governadora. Uma honra no primeiro encontro da Ameacre Mulher ter sua presença” e reforçou dizendo que essa parceria e união potencializa o trabalho social que as igrejas já executam.
O presidente da Ameacre, pastor Eldo Gama, disse que o encontro permite uma integração entre as mulheres e ressaltou a parceria do Estado. “Temos uma vice-governadora evangélica e um governador muito parceiro. Agradecemos por nos ajudar na Marcha para Jesus e a Noite Gospel na Expoacre, principais eventos da comunidade gospel no estado. Essas iniciativas do governo são um refúgio para o povo cristão”, destacou.
O violinista José Carlos Souza deixou o momento ainda mais especial. Morador da zona rural do Bujari, conta que soube do evento, por uma rede social. “Me ofereci para tocar. Fiquei muito feliz quando recebi a resposta que sim. Uma honra fazer parte deste momento”, conta.
Membro da Assembleia de Deus Unificada, José Carlos da aulas de música e violão, outro instrumento que toca, para crianças e adolescentes no município.
Programa Igreja Legal
Além de apoiar os eventos gospel no estado, a gestão do governador Gladson Cameli tem feito uma força-tarefa para regularização fundiária e documentação de templos religiosos em todo o Estado por meio do Programa Igreja Legal, do Instituto de Terras do Acre (Iteracre).
Devido a importância das atividades sociais e espirituais que as entidades religiosas desenvolvem, o governador incluiu a iniciativa no plano plurianual (PPA 2024-2027), que garante orçamento próprio para implementação do programa.
Todas as instituições religiosas podem participar do programa. Já foram entregues documentos para diversas entidades, incluindo o Santo Daime, igrejas evangélicas, católicas e também espíritas. Dessa forma, o programa beneficia diferentes crenças, promovendo inclusão e apoio às iniciativas religiosas no Acre.
O programa oferece segurança jurídica e facilita o acesso ao crédito bancário para reformas das igrejas. Além disso, permite o fortalecimento de outras políticas públicas que as igrejas e denominações religiosas já desenvolvem no estado do Acre, contando com o apoio tanto do poder público estadual quanto municipal por meio dessa documentação.
Você precisa fazer login para comentar.