Conecte-se conosco

Acre

Melhorias para o município foi pauta da 16ª Sessão Ordinária

Publicado

em

Carlinhos do pelado - PSB

Carlinhos do pelado – PSB

Carlinhos do pelado – PSB:

Indicações:

  1. Em uso a tribuna solicitou que o Sindicato Municipal Informe em que situação está a negociação dos servidores do município sobre a melhoria salarial, de que forma a prefeitura está conduzindo essa negociação.
  2. Pediu que Secretaria De Saúde tome providências com relação ao atendimento na Unidade de Saúde Fernando Azevedo, os colonos reclamam que chegam entre 8 e 9 horas e não são atendidos por que encerraram as fichas.
  3. Indicou que a Prefeitura Através da Secretaria De Obras verifique o esgoto em frente à escola I.O.P., no início do ano foi feito o esgoto, mas o mesmo entupiu e o mau cheiro é grande.
  4. Solicitou da Secretaria De Obras faça um estacionamento ao lado do estádio do município, é possível notar que o local é espaçoso, o trânsito no local irá melhorar.
  5. Pediu que a Prefeitura Instale semáforos nas ruas do município que apresentam maior necessidade.
  6. Pediu que a Prefeitura E Governo do estado instale quebra-molas nas ruas do município, exemplo, nas proximidades do comercial acreano, escola Rui Lino e Fontinele de Castro.
  7. DEPASA envie informação sobre o que vai ser feito na Rua Manoel Teixeira Maia, Bairro marcos Galvão.

Agradeceu ao Governo e DEPASA por contemplar a rua Vista Alegre (antiga rua do lixo) com o programa Ruas do Povo. Falou sobre o bairro 28 de maio, disse que acompanhou nos noticiários a realização de uma reunião com o prefeito para as máquinas realizarem melhorias nas ruas, mas até o presente momento esse benefício não chegou, e a comunidade aguarda ansiosa.

DSC_0086

 

Fernanda - PT

Fernanda – PT

 

Fernanda – PT:

Disse que ficou feliz com a liberação do convênio para a aquisição de máquinas e patrulha mecanizada para o município, enfatizou que essa ainda é ação da gestão passada.

Indicações:

  1. Iniciou solicitando que Prefeitura Providencie os reparos na iluminação da ponte José Augusto de Araújo, só funciona apenas uma lâmpada.
  2. Pediu que Prefeitura Modifique o horário de atendimento da Unidade de saúde do posto do km 68, e que a mesma seja uma Unidade de atendimento misto, pois atende produtores de localidades distantes e não há horário para adoecer.
  3. Indicou que Prefeitura Ilumine o trevo do residencial jatobá, está totalmente escuro.
  4. Solicitou que a Prefeitura Providencie melhorias na Rua Francisco de Assis, há grande quantidade de buracos por conta do tráfego de carretas.
  5. Pediu que Prefeitura Realize reposição de lâmpadas na rua Gabriel Acácio, bairro Ferreira Silva.
  6. Solicitou que Prefeitura Promova uma discussão com a Secretaria de Segurança Pública e exército para melhor fiscalizar a ponte Wilson Pinheiro, pois o furto de motos está constante.
  7. Pediu que Prefeitura Elabore projetos para a construção de áreas de lazer no bairro Alberto Castro.
  8. Solicitou que a Câmara e Assessoria jurídica tome providências com relação a falta de resposta das indicações dos vereadores.

Se referiu a matéria do Alto acre sobre a melhoria do km 88, disse que a matéria ataca a pessoa do vereador Rosildo, disse que fica feliz com a comunidade que será contemplada com tal benefício. Fez comentário sobre a reivindicação de melhoria salarial para os servidores municipais que ainda não há resposta do Poder Executivo. Falou que está havendo doações de terrenos irregulares para alguns moradores do município.

Joelso - PP

Joelso – PP

Joelso – PP:

Cumprimentou a todos os presentes, falou sobre a preocupação com a segurança pública do município e o aumento no índice de violência, falou que é necessária a realização de um debate, falou que mesmo sendo da base não apoia a doação irregular de terrenos, fez comentário sobre a aquisição de máquinas agrícolas e o benefício que trará para o produtor rural. Falou sobre o horário de saída dos transportes, algumas crianças saem muito cedo de casa, disse que os motoristas ainda não estão recebendo seus salários. Disse que participou de uma reunião com Órgãos competentes e representantes dos caminhoneiros que transportam pessoas e que vivem exclusivamente desse transporte. Falou que acompanhou a entrega de calcário em algumas comunidades.

Indicações:

  1. Indicou que a Prefeitura Construa um aponte sobre o igarapé São Pedro no ramal do km 417.
  2. Solicitou que Prefeitura Melhore a iluminação da Rua Arialdo Bispo Barroso, Bairro Eldorado;
  3. Pediu que Prefeitura Insira em seu planejamento as ponte sobre o igarapé riozinho;
  4. Solicitou que a Prefeitura Encaminhe a este Poder o Decreto que prorroga o período de atuação dos Conselhos existentes. OF
  5. Indicou que Prefeitura Realize limpeza nas margens do ramal do Polo e do km 13.
  6. Concluiu solicitando que a Prefeitura Veja a possibilidade de instalar uma caixa de 5 mil litros e isolar a cisterna ali existente.

DSC_0229

Marquinhos - PSDB

Marquinhos – PSDB

 

Marquinhos – PSDB:

Cumprimentou a todos, parabenizou o Prefeito pela realização da reunião na casa da Sr.ª Aucilete para a abertura de ramal do km 88, falou que é contra atitude do servidor que invadiu a casa da Sr.ª Fabiana.

Indicações:

  1. Iniciou pedindo que Prefeitura Aumente a tela da quadra do Bairro José Moreira porque bola quebra as telhas das casas próximas.
  2. Solicitou que OI instale um orelhão após o trevo.
  3. Pediu que Prefeitura Tape os buracos da Rua Governador Joaquim Macedo, bairro Alberto castro.
  4. Pediu que o Setor de cadastro identifique os pontos dos taxistas com placas.
  5. Solicitou que a Prefeitura Realize o desvio no ramal do km 19, linha 12.
  6. Pediu que a Prefeitura Ilumine o trevo até o clube da PM.
  7. Encerrou solicitando que a Prefeitura Realize melhorias no ramal e na ponte do igarapé Pindacuara indo até a limeira.
Marivaldo - PMDB

Marivaldo – PMDB

Marivaldo – PMDB:

Cumprimentou a todos, iniciou falando sobre os roubos ocorridos no município e das ações que merecem ser tomadas. Falou que não apoia a ação do servidor que invadiu a casa. Disse que não tem conhecimento sobre a doação irregular de terrenos. Se referiu a situação dos ramais que as melhorias serão iniciadas logo.

 

Rosildo - PT

Rosildo – PT

Rosildo – PT:

Falou sobre a situação das pontes do ramal do km 17 e da insatisfação da comunidade por conta desse problema. Falou sobre a licitação feita pela prefeitura e a falta de participação da comunidade. Falou também sobre o fato de servidores da Prefeitura estarem invadindo casas. Parabenizou sobre a realização da Audiência pública sobre a Regularização fundiária;

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação solicitou que Prefeitura Realize melhorias nas pontes do ramal do km 17.
  2. Pediu que o Programa Luz para todos inclua o ramal do km 75, as nove famílias que estão fora desse programa.
  3. Pediu que a Prefeitura Envie o decreto do ponto facultativo para o município no dia 31.05.13.
  4.    Concluiu pedindo que o DERACRE reveja o contrato de convênio com a Prefeitura.

 

Tereza - PT

Tereza – PT

Tereza – PT;

Cumprimentou a todos, agradeceu a todos que compareceram na festa de solidariedade a Vereadora Erizete. Parabenizou o governo pelo trabalho nas ruas do povo no bairro eldorado. Falou em relação ao programa bolsa Família e que a prefeitura através da ação social informe o que está acontecendo com o programa, e que acompanhe de perto. Se referiu também ao fato de servidores da Prefeitura estarem invadindo casas.  Falou da preocupação das Cooperativas e a demissão de pessoas, disse que fiscalizará de perto. Se referiu sobre a questão do ramal do km 88, e que é importante esclarecer a verdade sobre essas ações Se referindo ao convenio com o governo do estado.

 

Bil - PMDB

Bil – PMDB

Bil – PMDB:

Cumprimentou a todos, se referiu sobre a problemática do ramal do km 88, e ressaltou que o prefeito deixou bem claro que era uma parceria com o Governo, enfatizou que é da base do povo e parabenizou o prefeito por suas ações, falou também sobre a invasão de casas feita por servidor da Prefeitura. Falou sobre os haitianos, solicitou que seja feita uma comissão de vereadores e verificar a situação. Parabenizou o clube ressaca pela vitória no campeonato, se referiu ao time de Handebol e parabenizou o Sr. Cabelo.

Indicações:

  1. Indicou que Empresa responsável entrega a quadra com grama sintética do bairro Eldorado.
  2. Solicitou que Secretaria De Obras realize capina na Rua Rubro Negro, Bairro Raimundo Chaar.
  3. Pediu que a Prefeitura Realize iluminação e capina na Travessa Alegria.
  4. Solicitou que Prefeitura Realize aguamento na Rua João Jovino, Bairro Eldorado.
  5. Encerrou pedindo que Prefeitura Realize serviços de esgoto na rua João Jovino, próximo A escola Menino Jesus.

 

Mário Jorge - PSB

Mário Jorge – PSB

Mário Jorge – PSB

Cumprimentou a todos, falou sobre o programa Ruas do Povo.

Indicações:

  1. Solicitou que o Ministério Público tome providências com algumas ruas do município que foram feitos pelo programa ruas do povo, porque tem ruas que foram feitos menos de um ano e não dá mais condição de trafegabilidade.
  2. Pediu que a Prefeitura Realize melhoria no ramal do km 59.
  3. Solicitou que o DETRAN instale placas de proibindo tráfego de caminhões na Rua João Jovino.
  4. Conclui pedindo que Prefeitura Tome providências com relação ao esgoto na Rua Nubia G. de Farias, tampa de bueiros.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Animais silvestres reabilitados retornam ao Horto Florestal de Rio Branco após atendimento especializado

Publicado

em

Nesta Semana o Horto Florestal foi palco de Soltura de Animais Silvestres ao seu habitat natural

O Horto Florestal de Rio Branco, administrado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi palco da soltura de animais silvestres reabilitados nesta semana.

O Horto Florestal foi palco da soltura de animais silvestres nessa semana. (Foto: Secom)

Os animais haviam sido identificados anteriormente pela equipe do Horto em situação de debilidade. Seguindo o protocolo adotado pelo Município, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre foi acionado para realizar a captura com segurança e encaminhar os animais ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas), onde receberam atendimento veterinário, cuidados clínicos e acompanhamento técnico até a completa reabilitação.

Após avaliação criteriosa da equipe especializada, os animais receberam alta e puderam retornar ao seu habitat natural. (Foto: Secom)

Após avaliação criteriosa da equipe especializada, os animais receberam alta e puderam retornar ao seu habitat natural. Entre as espécies reintroduzidas no Horto Florestal estão a coruja-preta, a mãe-da-lua-gigante, a coruja-buraqueira e a coruja-do-mato.

Entre as espécies reintroduzidas no Horto Florestal estão a coruja-preta, a mãe-da-lua-gigante, a coruja-buraqueira e a coruja-do-mato. (Foto: Secom)

De acordo com a bióloga e responsável pelo Cetas, Elaine Oliveira, a soltura foi realizada no fim do dia desta última quarta-feira (21), considerando os hábitos de vida dessas espécies, que são predominantemente noturnas e têm suas atividades concentradas no período da noite. A profissional também ressaltou a importância do Horto Florestal como um espaço estratégico para a preservação da fauna silvestre e para a manutenção do equilíbrio ambiental em área urbana.

A Prefeitura de Rio Branco reforça que, ao avistar animais silvestres em situação anormal, a população não deve tentar capturá-los ou manipulá-los. (Foto: Secom)

A Prefeitura de Rio Branco reforça que, ao avistar animais silvestres em situação anormal, a população não deve tentar capturá-los ou manipulá-los. A orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança das pessoas e o bem-estar dos animais.

O Horto Florestal de Rio Branco segue sendo um espaço seguro, de proteção ambiental e convivência harmoniosa. (Foto: Secom)

O Horto Florestal de Rio Branco segue sendo um espaço seguro, de proteção ambiental e convivência harmoniosa entre a população e a fauna silvestre.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Idosa de 78 anos é atropelada ao atravessar a Avenida Ceará, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima sofreu traumatismo craniano moderado e foi encaminhada ao pronto-socorro após atendimento do Samu

A idosa Terezinha da Silva, de 78 anos, foi vítima de atropelamento na manhã deste sábado (24), ao tentar atravessar a Avenida Ceará, no bairro Tangará, em Rio Branco.

Segundo informações de testemunhas, Terezinha estava nas proximidades de uma parada de ônibus quando tentou cruzar a via e acabou sendo atingida por um veículo modelo Hilux, de cor prata, que trafegava no sentido bairro–centro.

Com o impacto, a idosa foi arremessada ao solo e bateu a cabeça no asfalto, sofrendo um corte profundo com sangramento ativo. Após a queda, ela ficou desorientada e apresentou traumatismo cranioencefálico de natureza moderada.

O motorista permaneceu no local e acionou o Policiamento de Trânsito e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros socorros. Após ser imobilizada e protocolada, a vítima foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

Na unidade hospitalar, Terezinha foi submetida a exames de tomografia para avaliação da gravidade da lesão na cabeça.

O Policiamento de Trânsito isolou a área para a realização da perícia. Concluídos os procedimentos de praxe, o veículo envolvido no atropelamento foi liberado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Roubos de veículos crescem quase 24% no Acre em 2025, aponta Ministério da Justiça

Publicado

em

Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom/arquivo

Segundo semestre concentra os maiores índices, com pico em agosto; estado soma 460 ocorrências ao longo do ano

Dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mostram que o Acre registrou ao menos 460 roubos de veículos em 2025. O número representa um aumento de 23,99% em relação a 2024, quando foram contabilizadas 371 ocorrências em todo o estado.

A análise mensal indica que os registros não seguiram um crescimento linear, mas apresentaram elevação significativa no segundo semestre. Janeiro iniciou o ano com 42 casos, seguido por fevereiro (28) e março (33). Em abril, houve queda acentuada, com apenas 17 ocorrências — o menor índice de 2025. A partir de maio, no entanto, os números voltaram a subir, com 35 roubos, e seguiram em alta em junho, que fechou com 41 registros.

O maior pico foi observado em agosto, quando 55 veículos foram roubados no estado, o maior volume mensal do ano. A tendência de crescimento se manteve nos meses seguintes, com 49 ocorrências em setembro, 48 em outubro e 50 em novembro. Em dezembro, o número recuou para 31 casos, encerrando o ano.

No contexto nacional, o Brasil contabilizou 102.831 veículos roubados em 2025. Embora o Acre represente uma parcela menor desse total, o crescimento proporcional chama atenção por se tratar de um estado com população reduzida, reforçando o alerta para a escalada dos crimes patrimoniais ao longo do ano.

Comentários

Continue lendo