Conecte-se conosco

Cotidiano

‘Melhor desfile de todos’, diz menino que pegou ‘carona’ com Bolsonaro no 7 de Setembro

Publicado

em

A primeira quebra de protocolo do presidente Jair Bolsonaro no desfile de 7 de setembro deste sábado, em Brasília, não estava planejada: o estudante Ivo Cezar Gonzaga, de 9 anos, corria pelo gramado da Biblioteca do Senado tentando acompanhar o Rolls-Royce presidencial quando foi chamado para subir a bordo do conversível.

Ivo mora com os pais na Vila Planalto, região localizada a menos de 2 km do Palácio do Planalto. A família dele chegou ao desfile às 8h45, poucos minutos antes da “carona” presidencial.

Desfile de 7 de Setembro: Pirâmide humana do Batalhão de Polícia do Exército — Foto: Afonso Ferreira/G1

“Eu estava correndo para dar tchau para ele. Ele me reconheceu, porque já tinha me visto no [evento] Moto Capital, e me chamou. Ele mandou o segurança me pegar para me colocar dentro do carro”, contou o menino, ao G1, vestido com a camisa 10 da seleção brasileira.

A mãe dele, a professora de Raquel Nascimento Silva, 43 anos, disse não ter se preocupado quando o filho saiu em direção ao carro. “Ele [Bolsonaro] acenou para mim dizendo que estava tudo tranquilo, eu dei um joia para ele, e continuou o desfile.”

Ivo acompanhou todo o desfile no palanque presidencial, ao lado de Bolsonaro e dos convidados do Palácio do Planalto. Ele disse que tirou foto “com um montão de ministros”, como Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).

“Hoje foi o melhor desfile de todos, porque isso nunca tinha acontecido na minha vida. Conhecer os políticos, andar no carro do Bolsonaro, poder ver as viaturas de perto. Foi um dia muito legal.”

 

A mãe dele disse que Ivo tentou fazer um registro da outra vez em que encontrou Bolsonaro, mas não conseguiu. “Hoje, foi mais que uma foto. Vai influenciar na vida dele”, afirmou.

Ivo Cezar Gonzaga, de 9 anos, desfila ao lado de Jair Bolsonaro no Rolls-Royce presidencial — Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ivo com a mãe, os avós e a irmã após o desfile presidencial — Foto: Afonso Ferreira/G1

Desfile

A parada cívico-militar começou oficialmente às 9h17, depois da autorização oficial de Bolsonaro ao general de divisão Sérgio da Costa Negraes.

As arquibancadas montadas na Esplanada tinham 20 mil vagas para o público em geral – sem contar as seis tribunas para as autoridades.

Desfile de 7 de Setembro: Pirâmide humana do Batalhão de Polícia do Exército — Foto: Afonso Ferreira/G1

Desfile de 7 de Setembro: Pirâmide humana do Batalhão de Polícia do Exército — Foto: Afonso Ferreira/G1

A plateia começou a chegar três horas antes do início do desfile, e passava por uma revista feita por policiais militares antes de acessar a Esplanada dos Ministérios. Pouco antes das 9h, o acesso do público em geral foi fechado, diante da lotação das arquibancadas.

Às 9h53, durante o desfile aéreo das Forças Armadas, o presidente Jair Bolsonaro quebrou o protocolo mais uma vez ao descer do palanque presidencial para cumprimentar o público presente nas arquibancadas (veja vídeo abaixo).

Bolsonaro quebra protocolo de desfile e caminha pela Esplanada dos Ministérios

Bolsonaro quebra protocolo de desfile e caminha pela Esplanada dos Ministérios

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo