Acre
Medo assola cerca de 500 famílias devido desbarrancamento causado pelo Rio Acre
Situação ficou crítica desde 2009 quando estudos de engenheiro comprovaram que Acre poderá perder área para a Bolívia
Alexandre Lima

Quintal que tinha aproximadamente 15 metros, hoje tem cerca de um apenas e continua diminuindo levando medo aos moradores – Fotos: Alexandre Lima
Moradores do Bairro Leonardo Barbosa, Samaúma I e II, localizado na cidade de Brasiléia (Acre), que faz fronteira com a Bolívia, estão a cada ano mais apreensivo com a situação do Rio Acre que vem desbarrancando uma parte que poderá deixar esses bairros isolados como uma ilha, que poderá passar legalmente para o lado boliviano.
São cerca de 500 famílias que moram numa área de 200 hectares. Em 2009, o jornal oaltoacre mostrou a situação baseada nos estudos do engenheiro civil Oscar Soria Martins, formado na Universidade Santa Maria (RS), com graduação no exterior – Universidade Católica de Louvain (Bélgica) e Universidade Coimbra (Portugal), que já erapreocupante.
Na época, a erosão da curva que circunda os bairros Leonardo Barbosa e Samaúma, mostrava que irá romper dentro de poucos anos, já que foi registrado perdas de terreno na seção, mais de 15 metros no período e já marcava cerca de 30 metros apenas de uma margem a outra.

Arte mostra o ponto que está dimunindo a cada ano e local que vai ficar isolado com cerca de 500 familias brasileiras – Arte: Alexandre Lima
Com o rompimento, ruas serão destruídas, uma escola e cerca de 30 moradias serão destruídos, além das famílias, comércios que ficarão isolados. Consequentemente, o Rio voltará à sua estabilidade natural, onde iniciará um novo processo erosivo no fundo do leito até conseguir sua estabilidade hidráulica.
Como havia publicado antes, “Outro fato assustador, seria os efeitos causados sobre pilares das pontes e casas localizadas nas margens passando pela região central da cidade, Cobija (Bolívia) e Epitaciolândia. Mas, nem tudo está perdido caso algo seja feito de imediato.”
Com a cheia desta semana, o rio Acre poderá atingir novamente, a marca dos 9 metros e o barranco que antes media cerca de 3 metros no terreno do comerciante e pescador João Oliveira Magalhães em 2012, chegou próximo a menos de um na tarde desta terça-feira, dia 5.
- O medo está convivendo diáriamente com a família do pescador – Fotos: Alexandre Lima
- Banheiro que havia no fundo do quintal sobrou apenas a caixa dágua para lavar roupa e pode cair a qualquer momento – Foto: Alexandre Lima
A distancia entre às margens já marcam aproximadamente 20 metros. Ou seja, foram desbarrancados em menos de três anos, quase 10, fato que assusta e muito os moradores da localidade.
“Estamos dormindo assustados. Todo dia ouvimos barulho do barranco caindo e chegando a cada vez mais próximo da casa, comércio e a vizinha já foi embora com medo já que ninguém até hoje veio trazer uma solução ou algo parecido para nós aqui”, finalizou o morador.

Barranco em frente a casa do senhor João, já está próximo a rua e pode ser medido por passadas – Fotos: Alexandre LIma
Comentários
Acre
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,55%

— Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 5,57% para 5,55% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta terça-feira (22), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Para 2026, a projeção da inflação variou de 4,5% para 4,51%. Para 2027 e 2028, as previsões são de 4% e 3,78%, respectivamente.
A estimativa para 2025 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.
Em março, a inflação fechou em 0,56%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar dessa pressão, o IPCA perdeu força em relação a fevereiro, quando marcou 1,31%. No acumulado em 12 meses, a inflação soma 5,48%.
Juros básicos
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 14,25% ao ano. A alta do preço dos alimentos e da energia e as incertezas em torno da economia global fizeram o BC aumentar mais uma vez os juros em um ponto percentual na última reunião, em março, o quinto aumento seguido da Selic em um ciclo de contração na política monetária.
Em comunicado, o Copom informou que a economia brasileira está aquecida, apesar de sinais de moderação na expansão. Segundo o BC, a inflação cheia e os núcleos – medida que exclui preços mais voláteis, como alimentos e energia – continuam em alta.
O órgão alertou que existe o risco de que a inflação de serviços permaneça alta e informou que continuará a monitorar a política econômica do governo.
Em relação às próximas reuniões, o Copom informou que elevará a taxa Selic “em menor magnitude” na reunião de maio e não deixou pistas para o que acontecerá depois disso.
Até dezembro próximo, a estimativa do mercado financeiro é que a taxa básica suba para 15% ao ano. Para 2026, 2027 e 2028, a previsão é que ela seja reduzida para 12,5% ao ano, 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente.
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.
Quando a taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
PIB e câmbio
A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano permanece em 2%. Para 2026, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) também ficou em 1,7%. Para 2027 e 2028, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2%, para os dois anos.
Em 2024, a economia brasileira cresceu 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021 quando o PIB alcançou 4,8%.
A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,90 para o fim deste ano. No fim de 2026, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,95.
Comentários
Acre
Tribunal de Justiça do Acre convoca novos estagiários de pós-graduação e graduação

FOTO: SÉRGIO VALE
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) publicou novos editais nesta segunda-feira, 28, convocando acadêmicos de pós-graduação aprovados em processos seletivos para apresentação de documentação e formação de cadastro de reserva.
As chamadas, referentes aos editais nº 14/2025, nº 13/2025 e nº 21/2025, integram o esforço do Tribunal para reforçar a força de trabalho das unidades judiciárias e administrativas, seguindo nova orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre gestão de pessoal e orçamento.
No Edital nº 14/2025, foram convocadas candidatas aprovadas para estágio na área de Serviço Social, na Comarca de Rio Branco. Já o Edital nº 13/2025 traz a trigésima segunda convocação de estagiários de pós-graduação na área de Psicologia, também para atuação em Rio Branco.
O Edital nº 21/2025, por sua vez, trata da décima oitava convocação de acadêmicos aprovados no processo seletivo de estágio.
Segundo o Tribunal, as candidatas convocadas têm o prazo de cinco dias úteis para enviar a documentação exigida, sob pena de perda da vaga. Os documentos devem ser digitalizados e encaminhados em um único arquivo PDF para o e-mail gedep@tjac.jus.br.
Entre os documentos solicitados estão CPF, RG, carteira de trabalho (física ou digital), título de eleitor, comprovante de residência com CEP, certidões negativas criminais, declaração de frequência atualizada da instituição de ensino e, para os homens, certificado de reservista. Também é exigida declaração de que o candidato não possui outro vínculo de estágio e de que possui disponibilidade compatível com o expediente forense.
Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato com o Tribunal pelo telefone (68) 3212-8264.
Comentários
Acre
Vídeo: Sebrae promove seminário para setor automotivo em Rio Branco

Evento é gratuito e apresentará casos reais de sucesso sobre a metodologia de gestão
O Sebrae realizará o seminário “Gestão que Transforma: o futuro das oficinas começa agora” no dia 6 de maio, em Rio Branco. O evento é gratuito e voltado para micro e pequenas empresas do setor automotivo, como oficinas mecânicas e lojas de autopeças.
Durante o evento, serão apresentados casos reais de sucesso de empreendedores que participaram do projeto Autogestão Centros Automotivos em 2024 e será lançada a nova jornada de conhecimento para que novas empresas tenham oportunidade de participar.
Segundo Ruama Demir, gerente do projeto automotivo do Sebrae no Acre, a capacitação contínua tem sido fundamental para transformar a realidade das empresas do segmento. “São apresentados conhecimentos práticos, atualizados e aplicáveis aos empreendedores. Durante o projeto, vimos muitos negócios se reinventarem e crescerem de forma sustentável, até triplicando seu faturamento em menos de um ano. Agora, entramos na segunda edição com resultados concretos e muita motivação para seguir fortalecendo esse setor tão essencial para a economia local”, afirmou.
O empreendedor Samuel Caciano, proprietário da Auto Center Shield em Plácido de Castro, é um dos exemplos de sucesso. “Comecei a ver resultado já no terceiro mês, pois passei a aplicar a metodologia. Este ano, já conseguimos faturar três vezes mais do que no ano passado. Por isso, recomendo o programa para todo gestor de oficina ou loja de produtos automotivos”, destacou.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site ac.loja.sebrae.com.br ou presencialmente no local do evento. O projeto Autogestão é realizado pelo Sebrae no Acre, com apoio da Fecomércio-AC e do Sincopeças-AC.
Conheça mais do projeto Autogestão: Centros Automotivos no canal do Sebrae no You Tube (@SebraenoAcre).
AGENDA:
RIO BRANCO
Data: 06 de maio
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Auditório do Sebrae – Av. Ceará, 3693, 7º BEC.
Você precisa fazer login para comentar.