Conecte-se conosco

Extra

Professor da Universidade de Pando é alvo de calúnia e difamação após anulação de exames de estudantes brasileiros

Publicado

em

O mesmo chegou a sofrer ameaças de morte por meios de comunicações sociais

Um renomado médico e docente da matéria de urologia da Universidade Amazônica de Pando, (UAP), uma das maiores universidade federais de medicina na fronteira, foi alvo de calúnia e difamação após anular os exames de seis alunos brasileiros que estudam medicina na Bolívia, que desrespeitaram as regras utilizando-se de cola para realizarem avaliação segundo o relato do Doutor.

Segundo informações apuradas, os estudantes haviam colado durante a prova e, como punição, seus exames foram anulados. No entanto, uma das alunas, sentindo-se prejudicada, decidiu denunciar o docente por supostos abusos de autoridade. A denúncia foi divulgada em um site de notícias, que acusava o docente de realizar ações ilícitas contra os estudantes, incluindo pressão psicológica e assédio.

Tanto o docente quanto os demais alunos do curso só tomaram conhecimento da denúncia após a publicação da foto da turma no veículo de comunicação. Diante da gravidade das acusações, vários estudantes da universidade decidiram se manifestar em defesa do doutor firmando uma carta de apoio ao docente da Carrera e pedindo um espaço ao jornal Oaltoacre para a divulgação dos fatos.

Carta de apoio ao Dr. ora difamado por calunia

Com a repercussão da denúncia, o Dr. R.H.V , sentindo-se prejudicado e chegou a ser ameaçado de morte por meio de ligação e mensagens anônimas em seu WhatsApp, as ameaças eram reportadas a obrigar o docente a rever a situação da anulação dos exames, caso contrário o mesmo estava correndo risco de vida, tendo em vista a repercussão e seriedade do caso o mesmo decidiu suspender suas aulas até que a verdade seja esclarecida. Não se sabe ainda de onde partiu tais ameaças que estão sendo investigadas pela justiça. O docente a todo o tempo colaborou com as investigações para provar sua inocência e esclarecer os fatos de forma justa. A universidade que realizou a investigação do caso de forma imparcial, garantiu total apoio ao docente que desde o princípio esclareceu os fatos e apresentou provas concretas quanto sua inocência do ocorrido.

A situação evidencia a importância de se seguir as regras e ética durante as avaliações acadêmicas. O plágio e a cola são práticas inadequadas e desrespeitosas, que não devem ser toleradas em qualquer ambiente educacional. É fundamental que os estudantes compreendam os valores da honestidade acadêmica e entendam as consequências de suas ações.

Enquanto aguardamos o desfecho das investigações, é necessário que a verdade prevaleça e que todos os envolvidos sejam ouvidos. A defesa do Dr. Hidalgo pelos estudantes mostra o reconhecimento de seu trabalho e a confiança depositada nele como um profissional experiente e respeitado. Alunos esperam que a justiça seja feita e que a integridade do docente seja restabelecida.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

PolíciaCivil fecha ‘Boca do Índio’ na “Favelinha” com mais de 80 pedras de crack em Epitaciolândia

Publicado

em

Operação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na apreensão de drogas, maconha e objetos trocados por entorpecentes

Uma operação realizada na manhã desta quarta-feira (11) pelas polícias Civil e Militar de Epitaciolândia resultou no fechamento de um ponto de venda de drogas na comunidade conhecida como “Favelinha” e na prisão de um suspeito por tráfico.

A ação foi desencadeada após investigação conduzida pela equipe da Delegacia de Polícia Civil do município, que vinha monitorando a movimentação no local diante de denúncias sobre intensa comercialização de entorpecentes na região.

Durante a chegada das viaturas, os policiais abordaram um homem identificado como Davi Ariane da Silva, 36 anos, conhecido pelo apelido de “Índio”. Segundo a polícia, ele tentou se esconder ao perceber a presença da equipe. Na revista pessoal, foram encontradas mais de 80 pedras de crack, já fracionadas e prontas para venda.

Após o flagrante, o suspeito foi preso e levou os agentes até a residência onde morava. No imóvel, os policiais localizaram mais uma porção de crack e oito invólucros de maconha. Também foram apreendidos diversos objetos que, conforme relato do próprio suspeito, teriam sido trocados por drogas — prática recorrente no tráfico.

Ainda durante a ocorrência, usuários teriam comparecido ao local com a intenção de adquirir entorpecentes, reforçando, segundo a polícia, que o imóvel funcionava como ponto ativo de venda.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, e deverá responder pelo crime de tráfico de drogas.

A operação foi coordenada pelo delegado titular da unidade em Epitaciolândia. A Polícia Civil destacou a importância das denúncias anônimas no combate ao tráfico e reforçou que as informações repassadas pela população são tratadas com sigilo.

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil prende foragido acusado de tentativa de homicídio em Xapuri

Publicado

em

A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado.

Mandado foi cumprido na zona rural após descumprimento de medida protetiva; crime ocorreu em bar no bairro da Sibéria

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Xapuri, cumpriu na manhã desta terça-feira (10) um mandado de prisão preventiva contra J.S.S., de 25 anos, que estava foragido da Justiça. A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.

A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado. J.S.S. é acusado de tentativa de homicídio registrada na madrugada de 11 de janeiro deste ano, em um bar localizado no bairro da Sibéria, na região conhecida como “4 Bocas”, em Xapuri.

Vítima escapou por pouco. lâmina do canivete ficou a milímetros da artéria do pescoço.

Conforme o inquérito policial, o suspeito, armado com uma arma branca, teria atacado por ciúmes o comerciante conhecido como “Teodoro”, morador do bairro da Sibéria, ao ver a ex-namorada acompanhada de outra pessoa. A vítima foi atingida com um golpe no pescoço, e outras perfurações só não foram consumadas devido à intervenção dos seguranças do estabelecimento.

Após o crime, o autor fugiu e passou a ser considerado foragido. Durante o período em que esteve escondido, segundo a Polícia Civil, ele enviou mensagens ameaçadoras à ex-namorada, inclusive desafiando a Justiça, o que reforçou o pedido de prisão preventiva.

A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.

Diante dos fatos, o delegado Luccas Vianna representou pela prisão do acusado, que foi decretada pelo Judiciário e cumprida pela equipe de investigação coordenada pelo inspetor-chefe Eurico Feitosa. O preso foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é executado a tiros em Rio Branco

Publicado

em

Vítima teria sido atraída para uma emboscada após cobrança de dívida; crime será investigado pela DHPP

Um homicídio com características de execução foi registrado por volta das 17h desta segunda-feira (9), na rua Içá, no bairro Ruilino 3, em Rio Branco. A vítima foi identificada como Francisco Costa das Chagas Filho, de 28 anos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica.

De acordo com informações repassadas à polícia pela esposa da vítima, Francisco possuía uma dívida de alto valor e, durante a tarde, teria recebido uma ligação cobrando a quitação do débito. Segundo ela, o homem informou que dispunha apenas de R$ 14 mil. Após o contato, Francisco saiu de casa conduzindo um Volkswagen Golf, de cor branca, em direção ao local combinado.

A principal suspeita da polícia é de que a vítima tenha caído em uma emboscada. Ao chegar à rua Içá, Francisco teria sido levado para uma área de mata, onde foi executado com três disparos de arma de fogo, sendo um deles diretamente no coração.

Moradores da região relataram ter ouvido os tiros, mas ninguém saiu para verificar o ocorrido. O corpo só foi localizado após a esposa da vítima rastrear a localização do telefone celular de Francisco. No local, o veículo foi encontrado estacionado na via pública, enquanto o corpo estava em meio à vegetação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Uma ambulância de suporte avançado, sob coordenação do médico Manoel Neto, esteve no local, mas os socorristas apenas puderam confirmar o óbito. A análise inicial apontou três perfurações por arma de fogo.

A Polícia Militar, por meio de equipes do 1º Batalhão, isolou a área para preservação da cena do crime. Investigadores da Equipe de Pronto Emprego (EPE) também estiveram no local colhendo informações preliminares.

O Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) foi acionado, e a equipe de plantão do Instituto Médico Legal (IML) realizou a perícia e a remoção do corpo.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer a autoria e a motivação do crime.

Comentários

Continue lendo