Conecte-se conosco

Geral

Médica burla sistema de vacinação e toma terceira dose da vacina contra Covid-19 em Rio Branco

Publicado

em

Imagem ilustrativa

A secretaria municipal de saúde em Rio Branco, capital do Acre, confirmou na noite desta quarta-feira, 7, que uma médica conseguiu burlar o sistema de vacinação da capital acreana e recebeu três doses da vacina contra a Covid-19. Segundo a Vigilância Municipal, o caso foi identificado nessa terça-feira, 6, pelos registros da vacina.

A profissional de saúde tomou a primeira dose do imunizante no dia 26/01/2021 e a segunda dose no dia 24/03/2021, encerrando o esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, conseguiu receber mais uma dose de vacina, desta vez da Janssen.

“Sendo uma pessoa instruída sobre o perigo de fazer o cruzamento de vacinas sem estudos, a médica não poderia burlar o sistema, para tomar uma terceira dose da vacina, sendo assim um péssimo exemplo para sociedade”, escreveu o Secretário Municipal de Saúde, Frank Lima, em nota de esclarecimento.

A prefeitura informou que não irá revelar a identidade da médica por questões éticas, mas garante que o fato será levado ao conhecimento do Ministério Público, da Superintendência do Ministério da Saúde no Acre e dos órgãos de controle, para instaurar os devidos procedimentos legais. “Trata-se de crime contra o patrimônio público e coloca em risco a vida, já que não tem estudos que apontem nessa direção”, afirma o município.

Ainda nessa terça-feira, 6, mais duas pessoas além da médica foram identificadas, através de aplicativo, tentando tomar outra vacina, uma na Policlínica Barral & Barral e outra na URAP Eduardo Asmar. Ao serem identificadas, foi tirado um print da página do aplicativo e pedido para que as pessoas se retirarem das filas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Nível do Rio Acre registra 8,40 metros e permanece abaixo da cota de alerta

Publicado

em

Defesa Civil aponta redução na medição e baixo volume de chuva nas últimas 24 horas

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou na manhã desta quarta-feira (4) novo boletim com a medição do nível do Rio Acre.

De acordo com o órgão, às 5h21 o manancial registrou 8,40 metros, apresentando redução em relação à aferição anterior. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva acumulado foi de 3,00 milímetros, conforme dados oficiais.

Apesar da precipitação registrada, o nível do rio permanece bem abaixo das cotas de alerta e de transbordo. Segundo o boletim, a cota de alerta é de 13,50 metros, enquanto a de transbordo é de 14,00 metros.

Comentários

Continue lendo

Geral

PRF flagra 18 bodes dentro de carro roubado em Pernambuco

Publicado

em

Divulgação/PRF
18-bodes-encontrados-em-carro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou 18 bodes amontoados dentro de um carro na madrugada dessa terça-feira (3/3), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo a corporação, sete dos 18 animais estavam mortos por causa da falta de oxigênio.

De acordo com a PRF, os agentes encontraram os 18 animais em condição negligente na parte de trás de um carro após uma ronda de rotina na altura da BR 104, no KM 62 da rodovia.

Durante as diligências, a corporação avistou um Gol branco estacionado no acostamento sem a presença de um condutor ou de um passageiro. O veículo estava destravado e, ao abrir as portas traseiras e os porta-malas, os policiais se depararam com o rebanho de caprinos e ovinos.

Apesar do carro destrancado, as janelas estavam fechadas e os bichos estavam abandonados no carro sem nenhuma ventilação. Ainda segundo a PRF, a falta de ar gerou o sufocamento dos bichos e sete deles morreram.

“Dos 18 bichos, sete perderam a vida devido ao aperto e falta de oxigênio. Os animais que sobreviveram foram encaminhados ao pátio da Delegacia da PRF de Caruaru, onde receberam água e alimentação”, comunicou a corporação.

Após constatar a ocorrência, a PRF apurou que além dos animais de criação, o carro também era roubado. O órgão de segurança viária foi comunicado que na noite anterior a operação, na sgeunda-feira, aconteceu um assalto em uma fazenda da região em Caruaru, no qual os bichos e o carro do caseiro foram tomados.

O caso será encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, para identificação dos assaltantes e os animais serão devolvidos ao proprietário.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Geral

Sead e PMAC divulgam reclassificação e convocam candidatos para inspeção de saúde do concurso

Publicado

em

Etapa é eliminatória e integra o certame para aluno oficial combatente e 2º tenente estagiário de saúde

A Secretaria de Estado de Administração do Acre (Sead) e a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) divulgaram nesta quarta-feira (4) o Edital nº 068 SEAD/PMAC, com a relação de candidatos reclassificados e a convocação para a etapa de inspeção de saúde do concurso público destinado ao provimento de vagas para aluno oficial combatente e 2º tenente estagiário de saúde.

O certame é regido pelo Edital nº 001 SEAD/PMAC, de 25 de maio de 2023. A nova publicação atende à solicitação formalizada por meio do Ofício nº 6327/2026/PMAC, constante no Processo SEI nº 0044.003194.00032/2026-03.

Entre os candidatos reclassificados para o cargo de Aluno Oficial Combatente estão Clemilton Pinto de Souza, Éricles Moreno da Silva e Vitor Monteiro Singui, conforme ordem alfabética divulgada no documento oficial.

Também foram convocados para a inspeção de saúde os candidatos Luiz Felipe Kagy Oliveira, Caio de Souza Alemão e Hadassa Mendonça de Souza Nogueira, classificados respectivamente nas posições 70, 71 e 72, com notas finais de 67,60; 67,50; e 67,40.

De caráter eliminatório, a inspeção de saúde tem como objetivo verificar se o candidato possui boas condições físicas e psíquicas para suportar os exercícios do Curso de Formação Profissional e desempenhar as atribuições do cargo.

Os convocados deverão comparecer presencialmente munidos de documento oficial com foto e dos exames laboratoriais e toxicológico atualizados. Em Cruzeiro do Sul, o atendimento ocorre até o dia 20 de março de 2026, das 7h30 às 13h, no 6º Batalhão da Polícia Militar, localizado na Rua Paraná, nº 441, bairro 25 de Agosto. Em Rio Branco, a inspeção será realizada na Diretoria de Saúde, Sala 5 (JIS), na Rua Omar Sabino, nº 283, bairro Floresta.

Os candidatos deverão apresentar, às próprias expensas, uma série de exames laboratoriais atualizados, incluindo hemograma completo, tipagem sanguínea, glicemia de jejum, exames de função hepática, sorologias e Beta-HCG para candidatas do sexo feminino, além do exame toxicológico de larga janela de detecção, com análise retrospectiva mínima de 90 dias.

O resultado da etapa poderá indicar aptidão ou inaptidão, podendo ainda a Junta Médica solicitar exames complementares, caso necessário.

Informações adicionais podem ser obtidas junto à Polícia Militar, das 7h30 às 13h, pelo telefone (68) 98107-5200, ou junto à Secretaria de Estado de Administração, por meio do e-mail [email protected].

Comentários

Continue lendo