Cotidiano
Mbappé faz dois e provoca torcida do Brest na vitória do PSG
No duro triunfo por 3 a 2, craque francês faz o gol da vitória de pênalti no fim e sai para zoar com os fãs do rival. Quase dá confusão

Foto: Fred Tanneau/AFP via Getty Images
JOGADA 10
O PSG foi até Brest, neste domingo (29/10) pela 10ª rodada do Campeonato Francês. Um belo gol de Zaire-Emery e outro de Mbappé indicavam mais uma fácil vitória sobre um velho freguês que perdeu todos os confrontos para o rival há mais de uma década. Contudo, o Brest desta temporada não é a sensação do Francês por acaso. Mounié e Le Douaron empataram o jogo. E a virada só não saiu por causa de milagres do goleiro Donnarumma. Mas a camisa do PSG é pesada. No fim, um pênalti só confirmado pelo VAR deu a oportunidade para Mbappé fazer seu segundo gol no jogo e garantir a vitória por 3 a 2, e com uma comemoração que provou a torcida rival.
O resultado faz o PSG chegar aos 21 pontos, não deixando o líder Nice, com 22, desgarrar (mas ainda pode ver o Monaco chegar aos 23 pontos e assumir a ponta). O Brest, por sua vez, parou nos 15 pontos, em 6° lugar. Porém, ainda pode perder uma posição ao fim da rodada.
PSG sai na frente
O primeiro tempo foi excelente, pois o Brest, em casa, não se furtou a buscar o jogo. O PSG, por sua vez, era eficaz nas jogadas em velocidade, com Mbappé muito ligado na partida. Aos 17, ele tocou para Zaire-Emery. O garoto de 17 anos, que é um dos melhores do time na temporada, mandou de fora da área e fez belo gol. Aos 28, em contra-ataque, Mbappé recebeu pela esquerda, entrou na área e chutou. A bola bateu no marcador e enganou o goleiro Bizot. Contudo, um erro de marcação em bola parada deu a chance para Mounié diminuir o placar.
Brest busca o empate
No segundo tempo, um novo erro da defesa parisiense em bola parada resultou no empate. Na cobrança de escanteio pela direita, todos os jogadores do Brest estavam marcados. Exceto um, Le Douaron. Livre, nem precisou subir para cabecear e colocar 2 a 2 no placar. O PSG tratou de partir para cima, mas deixando buracos na defesa. Num contra-ataque, Mounie finalizou para defesa incrivel de Donnarumma. Na sobra, Camara chutou para nova grande defesa do goleiro do PSG.
Mbappé decide
Aos 40, num ataque do PSG, Kolo Muani se chocou com o zagueiro Brassier. O árbitro foi ao VAR e deu a penalidade que Mbappé cobrou, o goleiro Bizot fez a defesa, mas a sobra ficou com o craque parisiense, que mandou para a rede. Assim, garantiu a duríssima vitória sobre o Brest. Mas na comemoração provocou a torcida do Brest, levou amarelo e foi substituído por Luís Enrique para evitar maiores problemas. Emnfim, mais três pontos para a conta
Jogos da 10ª rodada do Campeonato Francês
Sexta-feira (27/10)
Clermont 0 x 1 Nice
Sábado (28/10)
Reims 1 × 0 Lorient
Lens 4 × 0 Nantes
Domingo (29/10)
Brest 2 × 3 PSG
Lille x Monaco – 11h
Montpellier x Toulouse – 11h
Metz x Le Havre – 11h
Rennes x Strasbourg – 13h
Olympique x Lyon – 16h45
Comentários
Cotidiano
Raphinha diz que quase trocou Brasil pela Itália: “Passaporte não chegou”
Atacante da Seleção Brasileira revela que foi convocado para a Amarelinha após perder oportunidade de ser campeão da Eurocopa com a Azzurra

Raphinha comemora ao abrir o placar para o Brasil sobre a Venezuela • Reprodução/X Conmebol
Na briga pela Bola de Ouro e uma das principais esperanças da Seleção Brasileira na luta pela Copa do Mundo de 2026, Raphinha revelou que quase trocou o Brasil para jogar pela Itália.
Craque do Barcelona, o atacante, de 28 anos, disse que a expectativa é que ele integrasse a delegação que conquistou a Eurocopa de 2020.
“Eu estava perto de aceitar a convocação para a seleção italiana. Eu deveria ir para a Eurocopa, que eles venceram em 2020. Eu estava praticamente pronto para ir. Por sorte, meu passaporte não chegou”, declarou Raphinha em entrevista ao canal Isabela Pagliari.
“Naquela época, pessoas da seleção italiana me ligavam. O Jorginho me ligava constantemente. A comissão técnica tinha um projeto incrível para mim, algo que realmente me chamou a atenção. Ao mesmo tempo, lá no fundo, eu ainda tinha um pouco de esperança de poder vestir a camisa do Brasil. E, felizmente, meu passaporte italiano não chegou a tempo”, completou.
Não demorou muito para Raphinha ser convocado pela primeira vez na Seleção Brasileira, cerca de um mês depois do fim da Eurocopa 2020. Entretanto, por conta da pandemia de Covid, o jogador teve que esperar mais alguns meses para poder estrear pela Amarelinha.
Pelo Brasil, Raphinha acumula 33 partidas com o Brasil, com onze gols marcados e sete assistências distribuídas.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Mâncio Lima inicia fase municipal dos Jogos Escolares 2025
A manhã desta segunda-feira, 5 de maio de 2025, marcou a abertura oficial da fase municipal dos Jogos Escolares 2025, em Mâncio Lima. O Complexo Esportivo Totão foi o cenário da cerimônia, que reuniu centenas de alunos, professores, gestores escolares, secretários municipais, vereadores e delegações de sete escolas estaduais e uma escola indígena, iniciando a principal competição escolar do município.
O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz, destacou a importância do evento e o apoio governamental. “Hoje é um dia muito especial porque estamos abrindo os Jogos Escolares nesta fase municipal com o apoio do governo do Estado. Para nós gestores é muito importante a adesão dos jogos porque o esporte é vida, é saúde e um momento de integração e confraternização das equipes. Nos orgulha muito ver o empenho e o talento de tantos jovens nesta quadra”, citou o prefeito Zé Luis, que anunciou investimentos na infraestrutura esportiva local.
“A partir desta semana estaremos dando início à reforma das principais quadras de esporte para que a juventude possa usufruir destes lugares, evitando procurar caminhos tortuosos”, garantiu.
O evento visa promover a integração e a socialização entre os estudantes da rede estadual de ensino por meio da prática esportiva. Júnior Pinho, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, ressaltou o caráter educativo da competição. “A festa hoje é das escolas, é dos atletas que estão ansiosos para entrar em quadra. Os jogos são uma extensão da sala de aula e, como todas as matérias, têm que ser feitos com muita disciplina, harmonia e deve prevalecer sempre o espírito desportivo. Nós, enquanto gestão, estamos proporcionando o melhor possível para que os Jogos Escolares aconteçam dentro do planejado”.
A participação indígena é um dos destaques da competição. A gestora da Escola Ixūbãy Rabuῖ Puyanawa, Edevania de Araújo Puyanawa, diz que o objetivo é vencer as competições.
“Nós estamos aqui para contribuir nesta festa e preparados para vencer e levar o troféu para a nossa aldeia. Para nós, da Aldeia Puyanawa, é um orgulho mostrar como os povos indígenas também têm essa capacidade e a habilidade de participar das festividades fora da aldeia, mostrando nossa cultura e tradição“, pontuou.
Os Jogos Estudantis mobilizam cerca de 300 alunos-atletas, além de professores, técnicos, árbitros e organizadores. As competições seguem durante a semana, com as finais e a premiação das escolas vencedoras programadas para sexta-feira, dia 9.
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Rio Branco amplia acesso a serviços públicos online

Foto: Jardy Lopes/Ac24horas
A Prefeitura de Rio Branco publicou o Decreto nº 1.714, que regulamenta nesta segunda-feira, 05, no âmbito municipal a Lei Federal nº 14.129/2021, conhecida como Lei do Governo Digital. A medida tem como objetivo modernizar os serviços públicos, ampliar a digitalização dos processos e garantir mais acessibilidade e eficiência no atendimento ao cidadão.
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Tião Bocalom, todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal deverão adaptar seus serviços e informações às novas diretrizes de governo digital. Entre os pilares da nova política estão a ampliação dos serviços digitais, a aproximação entre a gestão pública e a população e o uso de tecnologia como ferramenta de inclusão social.
O decreto também estabelece que as plataformas digitais da Prefeitura, como o Portal do Cidadão e o Portal da Transparência, deverão reunir, de forma unificada, as informações e serviços disponíveis à população, com atualização contínua. A linguagem usada nos canais digitais deverá ser simples e clara, e sempre que possível, os cidadãos poderão fazer solicitações de forma totalmente eletrônica.
Além disso, a nova regulamentação assegura aos usuários direitos como gratuidade no acesso às plataformas, padronização de formulários e guias digitais, além de emissão de protocolos para qualquer solicitação realizada.
Entre os principais instrumentos do Governo Digital de Rio Branco estão a Nota Fiscal Eletrônica, o programa “Conecta Rio Branco”, os processos e assinaturas eletrônicos e as ações de inclusão digital tanto para os cidadãos quanto para os servidores públicos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia da Informação (SDTI) será a responsável por coordenar a estratégia e a governança do Governo Digital na capital, podendo expedir normas complementares para viabilizar a implementação.
Você precisa fazer login para comentar.