Acre
Marcio Bittar visita Xapuri e diz que “Acre precisa de governo que pense nas próximas gerações e não na próxima eleição”
O deputado federal Marcio Bittar (PSDB), candidato ao governo do Estado, esteve nesta quinta-feira, 03, em Xapuri, onde realizou visitas no centro da cidade. Todos os comerciantes do centro da cidade foram visitados e ao final de Bittar.
À noite uma reunião no prédio da Associação Comercial, da qual participaram representantes de comunidades rurais de Xapuri, encerrou a agenda do agora candidato a governador Marcio Bittar, uma vez que pela manhã desta quinta-feira seu pedido de registro de candidatura havia sido protocolado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), num outro ato bem concorrido.
Aos presentes, Bittar propôs ideias para livrar o setor agrícola da mão pesada de instituições administradas inescrupulosamente. “O Brasil e o Acre precisa ser administrados por estadistas, como foi Fernando Henrique Cardoso e não por pessoas que só pensam na próxima eleição. Governo tem que pensar na próxima geração e não na próxima eleição”, disse Marcio.
O candidato a governador pela coligação Por um Acre Melhor agradeceu ao senador Sérgio Petecão (PSD) pela condução empolgante da abertura da campanha e despediu-se com uma frase que considerou marcante para a data e que inclusive postou em sua Fanpage, nas redes sociais: “Mais uma vez vou às ruas ao encontro das pessoas. Marcia, como sempre, ao meu lado. Dizer daquilo que posso fazer para melhorar a vida da nossa gente. O que me move é o amor que tenho ao Acre e sua história. Vou sem temor, meus amigos vão juntos. Quero devolver o Acre aos acreanos. A Deus peço bênção. Avante, irmãos!”.
Assessoria
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.