Acre
Marcio Bittar faz carreata que para Brasiléia e Epitaciolândia
Assessoria
Uma carreata com mais de um quilômetro de veículos perfilados parou Epitaciolândia e Brasiléia na manha deste sábado, 6, organizada por apoiadores do candidato a governador Marcio Bittar (PSDB), da Coligação por Um Acre Melhor. Sobre a carroceria duma caminhoneta, ele, o candidato a senador da aliança, Gladson Cameli (PP), além de candidatos a deputados federais e estaduais, percorreram as principais avenidas das duas cidades, chamando a atenção, também, pelo número de carros que aderiram ao evento.
O evento de Epitaciolândia e Brasiléia foi apenas um dos muitos que vem ocorrendo desde a sexta-feira na região do Alto Acre. Marcio Bittar começou a agenda em Xapuri, onde fez uma caminhada à tarde pelas principais ruas da cidade, que no final virou um pequeno comício. O candidato a senador Gladson Cameli pediu votos para Bittar, dizendo que o candidato a governador de sua coligação o representa bem e o candidato a governador devolveu a gentileza. “O Gladson vai ser meu cabo eleitoral, no segundo turno, já eleito o senador mais jovem do Brasil”, afirmou.
Marcio Bittar chamou a militância de Xapuri para fortalecer ainda mais a campanha. “Vocês podem ir pra rua de cabeça erguida e pedir votos para mim, para o Gladson e para nossos candidatos a deputados federais e estaduais, porque nós temos um passado limpo. Nós é que apontamos o dedo na cara do PT, porque são eles que se envolveram em corrupção. São eles que estão presos em Brasília, pelo mensalão, e no Acre pela Operação G7. Portanto, nós é que temos moral. Vamos a luta, meus irmãos, para fazer a mudança”, disse, muito aplaudido.
Na manhã desta sábado Marcio Bittar foi para Epitaciolândia, onde foi recebido por amigos, líderes de partidos aliados, novos adesistas e uma carreata que vai ficar marcada nessa campanha. Além dos candidatos da coligação de Marcio Bittar, a carreata foi promovida pelos prefeitos André Assem (PSDB), de Epitaciolândia, e Everaldo Gomes (PMDB), de Brasiléia, além do ex-prefeito Aldemir Lopes. O evento começou em Epitaciolândia e terminou em Brasiléia.
Meio dia Marcio Bittar foi convidado para o aniversário dum prospero agricultor da região e à tarde se reuniu com a juventude de Brasiléia, num balneário particular. À garotada que vai votar pela primeira vez, Bittar expôs parte de seu plano de governo, principalmente para a educação e geração de emprego, o assunto mais discutido pela juventude do Acre. Mostrou como vai construir as escolas Parque, entre outros programas de incentivo as artes e o esporte, contidos em seu plano de governo.
Neste domingo Marcio Bittar continua sua agenda no Alto Acre. Visitará famílias e só a tarde retorna para Rio Branco, onde reinicia suas andanças pelos bairros da capital. Quanto a carreata da manhã desta sábado nas duas cidades, Bittar reagiu com muito entusiasmo. “É uma prova da vontade que o povo estar de mudar os rumos do Acre. Isso aumenta minha responsabilidade”, disse.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.