Conecte-se conosco

Cotidiano

Maranhense faz 120 anos e família pede reconhecimento do Guinness

Publicado

em

Dona Belinha com a vizinha. A idosa tem 2 anos a mais que a japonesa mais velha do mundo Foto: Arquivo Pessoal

Dona Belinha completou 120 anos e tem dois anos a mais que a japonesa mais velha do mundo, Tanaka, de 118 anos, segundo a edição 2019, do Guinness Book.

A idade avançada despertou nos familiares o interesse em buscar o reconhecimento do Guinness. Duas brasileiras também já reivindicaram o posto no ano passado: uma baiana e outra alagoana.

Isabel Alves de Carvalho fez aniversário no último domingo, 15 e é a moradora mais velha de Bacabal, cidade a 252 km de São Luís, no Maranhão. Querida por todos, ela ganhou duas festas.

Saúde

Dona Belinha nasceu em 15 de agosto de 1901, no primeiro ano do século XX, na cidade maranhense de Coelho Neto, mas foi registrada em Caxias.

Por causa da idade avançada, a centenária desenvolveu problemas de saúde, como perda de visão, de audição e falta de locomoção.

Além disso, ela vive sob cuidados médicos por causa do Alzheimer. Mesmo assim, Dona Belinha não esqueceu passagens bíblicas e orações.

Segundo o filho, a idosa, que é evangélica há mais de 50 anos, faz os agradecimentos todos os dias antes das refeições. O segredo é a gratidão.

Família

A centenária não teve filhos biológicos, mas foi responsável pela criação e educação de cinco sobrinhos. Dois deles ainda vivem com Dona Belinha e hoje retribuem o cuidado que a tia que os criou como mãe teve por eles.

Segundo a família, Isabel Alves casou-se aos 14 anos e após o casamento engravidou. Devido a complicações na sua única gestação, a criança que era uma menina, nasceu sem vida.

Após a perda, Isabel e o marido, se mudaram para a cidade maranhense de Coroatá, onde viveram juntos por 30 anos até a separação. A família afirma, que na época, Dona Belinha era vítima de agressões domésticas.

Em 1975, Isabel Alves decidiu morar em Bacabal, cidade onde vive até hoje. Ela trabalhou vendendo comida no mercado central da cidade, por mais de 20 anos, onde ganhou o apelido carinhoso de ‘Dona Belinha’, no qual é reconhecida até hoje.

Aniversário tradicional

As comemorações pelo aniversário de Dona Belinha já se tornaram tradição na vizinhança. Todos os anos, os familiares e amigos se reúnem e fazem vaquinha para festejar a data.

A idosa também despertou carinho dos moradores mais recentes. Há menos de cinco anos, Josilea Matos se mudou para o local e fez amizade com Dona Belinha, e hoje ela é uma das organizadoras do tradicional aniversário da centenária de Bacabal.

Com informações MA 98

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Elenco do Independência é cobrado após derrota no Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Volante Joel pode ser mais uma opção no Independência

A derrota para o São Francisco por 1 a 0 no último sábado, 24, na Arena da Floresta, gerou muitas cobranças no Independência. O gestor de futebol do Tricolor, Dado Ramos, se reuniu, de maneira remota, com a comissão técnica e os atletas e cobrou um melhor futebol e resultados a partir do confronto contra o Humaitá pela 3ª rodada do Estadual. O jogo será disputado nesta quarta, 28, a partir das 18 horas, no Tonicão.

“Não fizemos um bom jogo e as cobranças são naturais. Não tem muito o que dizer, precisamos trabalhar e conseguir a recuperação contra o Humaitá”, disse o capitão do Independência, Léo Japão.

Fecha preparação

O técnico Ivan Mazzuia comanda um treino tático nesta terça, 27, no Marinho Monte, e deve definir os titulares.

“Vou mexer na equipe, mas uma definição deve ocorrer somente no Tonicão. Temos uma decisão na quarta”, avaliou Mazzuia.

Joel integrado

Depois de resolver problemas particulares, o volante Joel foi integrado ao grupo Tricolor e se for regularizado será mais uma opção contra o Humaitá.

“Passei por problemas particulares. Isso complicou a minha apresentação e agora é trabalhar para ajudar o Independência”, afirmou Joel.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rogério Pina comanda treinamento e deve definir o Humaitá

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Rogério Pina quer uma equipe com mais posse de bola contra o Independência

O técnico Rogério Pina comanda um treino tático seguido de bolas paradas nesta terça, 27, no campo do Airton, e deve definir os titulares do Humaitá para o confronto contra o Independência. A partida será disputada nesta quarta, 28, às 18 horas, no Tonicão.

São opções

O zagueiro Carlão, voltando de suspensão, e o atacante Diguda, recuperado de lesão, são duas opções importantes para o confronto contra o Tricolor.

Thiago e André

O lateral Thiago e o atacante André Lima serão avaliados nesta terça e são dúvidas no Humaitá. Os atletas têm poucas chances de jogar na quarta.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fluminense da Bahia vence na estreia da Copa Mário de Futsal

Publicado

em

Foto cedida: Fluminense da Bahia é o atual campeão do torneio

A 4ª edição da Copa Mário iniciou nessa segunda, 26, no ginásio Álvaro Dantas, com três partidas. No jogo de abertura da competição, o Fluminense da Bahia, atual campeão, derrotou o IDV por 3 a 2. Nos outros confrontos os resultados foram: Mônaco 5 x 3 Chelsea e América 3 x 1 Resenha.

51 equipes

51 equipes disputam a 4ª edição da Copa Mário de Futsal. O time campeão receberá R$ 6.500 de premiação e o vice-campeão vai ganhar R$ 2.500.

“Temos um número recorde de times e isso mostra o crescimento da competição. Vamos ter um torneio bastante disputado”, declarou o coordenador Mário Jorge Ferreira.

Comentários

Continue lendo