Conecte-se conosco

Extra

Máquinas do governo: prefeito de Assis Brasil é a favor que Deracre administre os maquinários e ajude municípios pequenos na recuperação de ramais

Publicado

em

Apesar de pertencer ao PT, partido de oposição ao governo estadual, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia disse que aprova a decisão do Deracre em ajudar os municípios com patrulha mecanizada para reabertura de ramais.

Jerry, que se reuniu com o presidente do Deracre, Petronio Antunes na manhã desta quarta-feira,7, em Rio Branco, disse que é totalmente favorável ao modelo de gestão das máquinas que o órgão propôs para atuar na recuperação de estradas vicinais nos municípios, levando em conta principalmente as condições de seu município. “O Deracre tem a expertise de como atuar na recuperação de ramais. Tem os operadores e agora possui também o melhor maquinário. Assim, a gente aponta os locais que precisam do serviço e eles executam em conjunto com a prefeitura. Eu falo por Assis Brasil, pois sei que aqui não temos condições de manter esse maquinário. Imagina quando uma máquina dessa apresentar um problema? Não temos nem um caminhão prancha pra levar para o conserto. Nesse momento eu preciso defender meu município e respeitar a situação dos demais. Assis Brasil só vai dá conta de reabrir nossos ramais com o apoio do Governo do Estado“, destacou o prefeito.

Com quase 700 km de ramais à espera de manutenção, Jerry foi o primeiro prefeito a se manifestar favorável a proposta do Deracre e fez questão de externar seu posicionamento no encontro com presidente do Deracre. “ Vamos entrar com apoio logístico, estadia, alimentação e o Deracre vai fazer o serviço. O que mais um prefeito poderia querer?”, questiona.

O presidente do Deracre lamentou a forma como a questão dos maquinários foi tratada e disse que o posicionamento do prefeito de Assis Brasil pode abrir caminho para o entendimento entre os gestores. “Eu fico feliz em ver que tem gente que entendeu nossa proposta. O apoio do Jerry é motivador e vamos avançar nas tratativas seguindo o que determinou o governador. Estamos garantido um patrulha mecanizada para cada cidade além do combustível”, observou Petronio.

O presidente do Deracre anunciou que para Assis Brasil serão repassadas uma moto niveladora, uma pá carregadeira e um trator de esteira.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Brasiléia pode enfrentar risco de invasões em propriedades rurais pelo MST?

Publicado

em

Acampamento cresce às margens da BR-317, levanta suspeitas de ocupações e preocupa produtores da região do Alto Acre

Vídeos que circularam intensamente nas redes sociais ao longo da última semana acenderam um alerta em Brasiléia e municípios da regional do Alto Acre sobre a possibilidade de invasões em propriedades rurais. As imagens mostram um acampamento que cresce dia após dia, reunindo centenas de pessoas e levantando suspeitas de uma possível ocupação de terras.

Nos registros divulgados, aparece o ex-vereador do Partido dos Trabalhadores (PT), Rosildo Rodrigues, discursando para o grupo sobre temas ligados à reforma agrária, citando o cenário político dos últimos dez anos e mencionando, inclusive, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O conteúdo dos vídeos sugere que o movimento estaria em fase de articulação.

Imagem mostra Rosildo em sua casa falando sobre assentamento em uma das reuniões.

O acampamento estaria instalado em uma área localizada no km 29 da BR-317, a Estrada do Pacífico, em terras que pertencem ao próprio ex-parlamentar. Informações ainda não confirmadas indicam que Rosildo estaria à frente do cadastramento das famílias envolvidas, que podem ter ligação com o Movimento dos Sem Terra (MST), com possível apoio vindo de outro estado da região Nordeste.

Neste domingo, dia 18, Rosildo publicou um vídeo dizendo que estaria apoiando as pessoas que estão em suas terras, sendo preparadas para buscar uma alternativa de assentamento junto ao INCRA e pressionar o Governo Federal.

Rosildo confirma em vídeo que o acampamento está em suas terras e que as pessoas estão sendo preparadas para serem assentadas com o apoio do MST.

Atualmente, cerca de 250 famílias já estariam no acampamento sendo preparadas, passando por uma capacitação para entrar em um Edital onde poderão ter a tão sonhada terra. Destaca ainda que “em nenhum momento nenhuma família chegou aqui para invadir terras, elas foram convidadas. Aqui não tem partido político A, B ou C, elas estão aqui para serem capacitadas e serem assentadas futuramente pelo INCRA no projeto nesse ano se Deus quiser…”

O ex-parlamentar deixa claro que quem está coordenando o movimento é o MST e que teria liberado duas hectares para que as famílias recebessem capacitação e que não irão invadir área de ninguém, destacando que existe lei que impede e a área que será ocupada, vai ser comprada pelo Governo Federal e depois lotear e dar as pessoas que precisam produzir. De acordo com relato do próprio, cerca de 500 famílias estariam sendo cadastradas.

Atualmente cerca de 250 das 500 famílias estão acampadas no km 29 da BR 317 (Estrada do Pacífico).

Relatos preliminares contam que pelo menos duas propriedades rurais seriam apontadas como possíveis alvos de ocupação. Uma delas pertenceria a um pecuarista tradicional da região, com acesso pelo Ramal do Esperança, no km 5, e a outra estaria situada nas proximidades do km 80 da BR-317.

A movimentação tem causado apreensão entre proprietários rurais do Alto Acre, que relatam preocupação com uma possível invasão e afirmam estar se organizando para proteger suas áreas.

O caso segue sendo acompanhado e novas informações devem surgir nos próximos dias.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo

Extra

Veja; BR-317 volta a apresentar risco de rompimento após cinco anos próximo a Epitaciolândia

Publicado

em

Buraco surge no mesmo trecho que cedeu em 2021, tráfego é reduzido e DNIT inicia vistoria emergencial

Cinco anos após o rompimento que isolou municípios da fronteira do Acre, a BR-317 voltou a preocupar motoristas e autoridades no km 28 próximo a cidade de Epitaciolândia. Um buraco surgiu no mesmo trecho onde, em 21 de março de 2021, a rodovia cedeu devido ao grande volume de chuvas e à incapacidade das bueiras de suportarem a força da água.

Na época, o rompimento causou sérios transtornos e interrompeu o tráfego entre as cidades da região de fronteira e a capital. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi acionado no dia seguinte, 22 de março, e realizou intervenções emergenciais para restabelecer a trafegabilidade.

Agora, passados cinco anos, o reaparecimento do problema acende novamente o alerta. Placas de sinalização foram instaladas no local para advertir os condutores que seguem em direção à fronteira ou a Rio Branco. O tráfego foi reduzido para meia pista como medida preventiva.

Segundo informações preliminares, equipes de vistoria do DNIT já estão se mobilizando para avaliar as causas do novo dano estrutural e definir as providências necessárias para a recuperação do trecho, com o objetivo de evitar um novo colapso da rodovia.

Até o momento, o DNIT não divulgou nota oficial sobre o caso.

Comentários

Continue lendo

Extra

Assis Brasil se prepara para celebrar 50 anos de emancipação política com grande programação cultural

Publicado

em

Carnavassis, festival de praia e Expo Fronteira marcam calendário festivo e prometem aquecer a economia da tríplice fronteira

O município de Assis Brasil já iniciou os preparativos para a comemoração dos 50 anos de emancipação política, que será celebrada nos dias 14, 15 e 16 de maio. O calendário oficial dos eventos culturais foi instituído por decreto pelo prefeito Jerry Correia, que antecipou o lançamento com o objetivo de fortalecer parcerias e impulsionar a economia local e regional.

Entre os destaques da programação está o Carnavassis, carnaval fora de época que tradicionalmente reúne centenas de foliões no centro da cidade da Tríplice Fronteira. O evento atrai visitantes do Alto Acre e também de países vizinhos, como Peru e Bolívia, movimentando o comércio, o setor de serviços e gerando emprego e renda para a população.

Além das festividades de maio, o calendário inclui o Festival de Praia, previsto para o mês de julho, e a 2ª edição da Expo Fronteira, programada para setembro, consolidando Assis Brasil como polo de eventos culturais e econômicos da região.

Segundo o prefeito Jerry Correia, a comemoração dos 50 anos representa um momento histórico para o município. “Nossa cidade completa meio século de emancipação política, e temos que nos orgulhar da nossa luta, da nossa história e das conquistas alcançadas. Lançamos o calendário com antecedência para garantir boas parcerias com o Governo do Acre, Sebrae e outros importantes apoiadores”, destacou.

O gestor afirmou ainda que a programação detalhada do mês de maio, incluindo as atrações musicais do Carnavassis, será divulgada em breve. “Serão três noites de festa. Nossa população, os turistas e os comerciantes podem se preparar para um grande evento, seguido pelo festival de praia, a segunda Expo Fronteira e outras ações importantes para a economia do município”, concluiu.

Comentários

Continue lendo