Extra
Manifestantes desbloqueiam BR 317 após comunicado oficial com presença de forças da PF, PRF e PM do Acre
Era por volta das 14h00 desta quarta-feira, dia 2, quando uma grande equipe de policiais federais de PRF, PF e Polícia Militar do Acre, se deslocaram para o ponto de bloqueio existente na BR 317 (Estrada do Pacífico), no km 5, sentido Brasiléia/Assis Brasil, que perdurava por cerca de 72 horas.
Já estava previsto para às 15 horas, a liberação por parte dos manifestantes que protestavam contra o resultado segundo turno da eleição, ocorrida neste domingo passado, dia 30 de outubro, onde o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luís Inácio Lula da Silva, foi eleito com menos de dois milhões de votos de diferença, em relação ao seu oponente, o presidente Jair Bolsonaro.
Uma primeira negociação já havia acontecido nesta terça-feira, dia 1º, onde ficou acordado a liberação de uma das pistas, podendo passar veículos de médio e pequeno porte, dando prioridade para ambulâncias, idosos, alimentos, etc.
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2022/11/BR-317-LIBERADA_123@Alexandre_Lima_oaltoacre.com_-scaled.jpg)
Manifestantes cumpriram o prazo de 72 horas e liberaram a BR 317 no município de Brasiléia.
“Nós conversamos com os líderes do movimento, eles entenderam a mensagem, e a adoção de medidas de cunho pacífico, ela é muito bem-vinda para que a gente consiga lograr êxito servindo as pessoas que aqui estão e justificando a mobilização das forças incumbidas dessa obrigação”, disse Getúlio Azevedo.
Durante esses dias, várias reuniões aconteceram na Capital, envolvendo o Governo do Acre por parte dos setores ligados à segurança pública, Polícia Rodoviária Federal e PF, além dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, para que fosse cumprida a ordem do Tribunal Superior Federal, através do ministro Alexandre de Moares, para liberação das estradas federais.
A ação contou com a presença superintendente da PRF no Acre, Getúlio Azevedo, do delegado da Polícia Federal, Valdir Costa e do Tenente Coronel Felipe Russo da Polícia Militar do Acre, juntamente com suas guarnições e estariam prontas para o uso da força caso necessário, o que não aconteceu.
Segundo foi relatado pelos manifestantes, o local do bloqueio seria desfeito e limpa, para em seguida, realizarem uma carreata com término em frente ao portão da Companhia Especial de Fronteira do Exército Brasileiro em Epitaciolândia.
VEJA VÍDEO REPORTAGEM ABAIXO:
Comentários
Extra
Em conjunto com as forças de segurança, prefeito Carlinhos do Pelado anuncia ampliação de horário de funcionamento para bares, lanchonetes e restaurantes
O prefeito Carlinhos do Pelado recebeu na tarde desta quinta-feira 06, as forças de segurança na fronteira representadas pelo poder judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para tratarem de assuntos relevantes para o município.
Na pauta principal , o assunto foi a atenção aos empresários que atendem com serviços de lanchonetes, bares e restaurantes que estavam com alvará de funcionamento até meia noite.
Muitos empresários já haviam procurado o prefeito Carlinhos do Pelado para que revesse essa situação uma vez que estava havendo prejuízo a esses estabelecimentos e a própria população que após meia noite não encontrava mais lugares para fazer refeições ou se divertir.
Em decisão coletiva com as forças de segurança, o prefeito Carlinhos do Pelado estabeleceu que a partir dessa data, os proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes terão horário ampliado conforme a particularidade dos bairros de Brasiléia.
Ao final o gestor brasileense mandou mensagem a todos os interessados no assunto. “Tivemos a oportunidade de sentarmos com o judiciário, polícia civil, militar e bombeiros, para tratarmos de um assunto que está assolando a todos nós que é o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. Chegamos a um denominador comum em conjunto, a partir de hoje todos esses proprietários desses estabelecimentos devem procurar o setor de cadastro e ampliar o seu horário de funcionamento, tivemos aqui hoje essa oportunidade juntamente com todos que participaram conosco e chegamos a esse denominador comum que é prolongar esses horários para que todos consigam fazer o seu trabalho aqui no nosso município de Brasiléia”, anunciou o prefeito.
Participaram da reunião o prefeito Carlinhos do Pelado, a representante do gabinete-Lajúcia Cantuário, delegado-Erick Marciel, Tenente Ferreira-da polícia militar, Luciano Augusto-Setor de Cadastro, Juízes da comarca de Brasiléia -Dr. Guilherme Mioto e Dr. José Leite Neto, Tenente Gledson-Corpo de Bombeiros e Chiquinho Chaves-Secretário de comunicação.
Comentários
Extra
Polícia Civil investiga execução de filho de fundador de facção em Rio Branco
Hilquias Santos, de 19 anos, foi morto a tiros após ser cercado por criminosos. Ele era investigado por dois ataques a tiros ocorridos na terça-feira (4).
A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil abriu, na manhã desta quinta-feira (6), um inquérito para apurar as circunstâncias da execução de Hilquias Santos de Souza, de 19 anos. O jovem, filho de Geremias Lima de Souza, um dos fundadores da facção Bonde dos 13, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira (5), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco.
Segundo informações da polícia, Hilquias foi cercado por criminosos e atingido por vários disparos. Mesmo baleado, ele tentou fugir, mas acabou caindo no interior de uma residência, onde não resistiu aos ferimentos.
O jovem já era investigado pela Delegacia de Homicídios por suposta participação em dois ataques a tiros ocorridos na tarde da última terça-feira (4). De acordo com as investigações, Hilquias teria sido o autor de uma tentativa de homicídio no bairro Cidade Nova e de uma dupla tentativa de homicídio contra um pai e seu filho na Cidade do Povo.
A polícia suspeita que os ataques tenham sido motivados por represália. Hilquias era filho de Geremias Lima de Souza, morto em dezembro do ano passado em frente à sede da 2ª Regional da Polícia Civil. Na terça-feira, os avós de Hilquias também foram alvos de criminosos, que atiraram contra a casa do casal no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. Os idosos foram obrigados a deixar a região por determinação dos criminosos.
O caso segue sob investigação, e a polícia trabalha para identificar os responsáveis pelo homicídio de Hilquias e pelos ataques recentes.
Comentários
Extra
Prefeituras do Alto Acre buscam parcerias com o governo do estado para realização do 1º Festival Internacional da Castanha.
Na Casa Civil, prefeitos e representantes das prefeituras do Alto Acre e Capixaba buscam apoio do Governo do Estado para a realização do I Festival da Castanha, que será realizado no Município de Epitaciolândia.
A Secretaria de Planejamento de Epitaciolândia, Marinete Mesquita, juntamente com representantes da Coopaeb.ac e demais prefeituras que compõem a regional do Alto Acre, busca parcerias com as entidades governamentais do estado a fim de fortalecer o evento.
A iniciativa é promovida pela COPERACRE e Copaeb, em colaboração com diversas entidades parceiras, incluindo prefeituras e câmaras de vereadores do Alto Acre. O festival tem como objetivo valorizar a produção extrativista local, promover a preservação ambiental e fortalecer a economia regional.
A iniciativa da programação tem como objetivo a valorização dos Castanhais, por meio de um Festival com vínculo na preservação ambiental, promovendo oficinas temáticas, rodas de conversas, cânticos, premiações para a escolha da maior castanha, além de uma deliciosa gastronomia. O evento conta com o apoio da prefeitura de Epitaciolândia. O evento está previsto para acontecer no mês de fevereiro, nos dias 21, 22 e 23.
Você precisa fazer login para comentar.