Conecte-se conosco

Acre

Mâncio Lima mantém cavalgada no aniversário do município, evento faz parte dos 47° aniversário do município

Publicado

em

Mâncio Lima vai realizar domingo, 27, a XIX Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima. O evento faz parte da programação do 47° aniversário do município e 1° Expo Mancio Lima, que segundo a organização deverá atrair 30 mil pessoas

Programação do aniversário de Mâncio Lima tem início nesta quinta-feira, 23 de maio e prossegue até o dia 30. Foto arquivo

Mesmo com a recomendação contrária e exigências do Ministério Público do Acre, a prefeitura de Mâncio Lima vai realizar domingo, 27, a XIX Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima. O evento faz parte da programação do 47° aniversário do município e 1° Expo Mancio Lima, que segundo a organização deverá atrair 30 mil pessoas.

O Ministério Público recomendou que todos os animais deverão ser identificados, ter a Guia de Transporte Animal -GTA, exames veterinários de anemia infecciosa e de mormo e comprovante de vacinação de influenza, todos atualizados. Há também proibições sobre mais de uma pessoa por animal e várias outras.

“Agradecemos pela orientação do Ministério Público porque queremos fazer tudo certo”, disse a vice prefeita de Mâncio Lima, Ângela Valente.

Para garantir a presença dos cavalos no evento, a gestão e parceiros estão pagando os exames e vacinas para 50 animais

“Nesta terça-feira, 20, a partir das 06h00, na sede da AGROVET, localizada na Avenida Japiim, próximo ao Colégio São Francisco, uma equipe de profissionais da área estarão realizando a coleta dos exames, vacinação e cadastramento para os animais que já fizeram todos esses procedimentos e que estarão nas atividades acima citadas. A Gestão estará envidando todos os esforços para que até o início das festividades os proprietários dos animais possam estar devidamente regularizados cadastrados junto ao Comissão Organizadora. jamais deixaríamos de realizar tais atividades,pois traria um impacto negativo à economia local, prejuízos aos participantes que já haviam se planejado”, cita a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Mâncio Lima.

Programação do aniversário de Mâncio Lima tem início nesta quinta-feira, 23 de maio e prossegue até o dia 30. Foto arquivo

Show nacional

A programação do aniversário de Mâncio Lima tem início nesta quinta-feira, 23 de maio e prossegue até o dia 30. Dia 29 haverá show do cantor Vitor Fernandes. A apresentação está marcada para as 20h, no Complexo Esportivo Totão.

Haverá Missa em Ação de Graças, Festival da Canção Manciolimense – FECAM, carnaval fora de época, torneios de Futebol de Campo Masculino e Feminino, rodeio, escolha da Rainha, Princesas e Garota Agro Digital do Rodeio 2024. Na programação ha também prova de tambor, corrida de Cavalos, Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima, torneio de Voleibol Masculino e Feminino,Expo Mâncio, escolha da Musa e Mister da Expo Mâncio Lima,corrida Pedestre Governador Edmundo Pinto e desfile Cívico, Militar, Secretarias Municipais e Instituições Privadas.

 

Programação do aniversário de Mâncio Lima tem início nesta quinta-feira, 23 de maio e prossegue até o dia 30. Foto arquivo

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco intensifica ações de emergência para famílias afetadas por fortes chuvas

Publicado

em

Diante da situação crítica, a administração municipal, em conjunto com a Defesa Civil estadual, está concentrando esforços nos 19 bairros mais atingidos pelos alagamentos

O volume acumulado de água em razão das fortes chuvas, fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade. Foto: captada 

A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.

O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas. Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.

Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.

“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências. Foto: capadas 

Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas. Foto: assessoria

Comentários

Continue lendo

Acre

Com 40 bairros atingidos pela cheia do Rio Acre e enxurradas, Prefeitura de Rio Branco já abrigou mais de 70 famílias

Publicado

em

 Chuvas intensas deixam famílias desalojadas e mobilizam força-tarefa da Prefeitura de Rio Branco

A rápida elevação no nível das águas do Rio Acre, principal manancial da capital acreana e a enxurrada provocada pelas fortes chuvas que atingiram Rio Branco nos últimos dias têm causado alagamentos em vários bairros, quarenta no total, de acordo com a última atualização da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec).

A enxurrada provocada pelas fortes chuvas que atingiram Rio Branco nos últimos dias têm causado alagamentos em vários bairros, quarenta no total. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil municipal, dos 40 bairros atingidos, 19 estão recebendo ações das equipes municipais, justamente aqueles em situação mais crítica.

“Estamos em constante monitoramento, inclusive com acompanhamento em tempo real desses 40 bairros. Temos 19 bairros com situação mais preocupante”, explicou o coordenador Cláudio Falcão. (Fotos: Marcos Araújo/Secom)

“Estamos em constante monitoramento, inclusive com acompanhamento em tempo real desses 40 bairros. Temos 19 bairros com situação mais preocupante e, por conta disso, estamos com equipes realizando ações nessas localidades. Já abrigamos 35 famílias desses bairros, totalizando 115 pessoas, e outras 39 famílias, ou 122 pessoas, foram levadas para a casa de familiares”, explicou o coordenador.

Já abrigamos 35 famílias desses bairros, totalizando 115 pessoas, e outras 39 famílias, ou 122 pessoas, foram levadas para a casa de familiares”, explicou o coordenador.(Foto: Val Fernandes/Secom)

Duas comunidades rurais já sofrem com os efeitos da alagação do Rio Acre: as comunidades do Panorama e do Catuaba, na região do Belo Jardim. Essas comunidades também estão recebendo auxílio da Prefeitura de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Cheia do Rio Acre vira cenário de lazer para donos de jet-skis e lanchas em Rio Branco

Publicado

em

Calçadão da Gameleira e bairro da Base reuniram banhistas, famílias e embarcações recreativas durante a tarde de domingo

A cheia do Rio Acre em Rio Branco, que tem causado transtornos a dezenas de famílias ribeirinhas, também acabou se transformando em cenário de lazer para proprietários de veículos aquáticos, como jet-skis e lanchas, que aproveitaram o nível elevado do rio para se divertir neste domingo.

As regiões da Gameleira e do bairro da Base concentraram a maior movimentação. Em meio à descida de balseiros e à água barrenta, diversos condutores colocaram suas embarcações na água para realizar passeios e manobras, atraindo a atenção de quem acompanhava tudo do calçadão.

No calçadão da Gameleira, centenas de pessoas — entre adultos, crianças e até animais de estimação — aproveitaram a tarde ensolarada para caminhar, socializar e observar a movimentação no rio, transformando o local em um ponto de encontro informal.

Apesar de algumas manobras consideradas arriscadas, não houve registro de acidentes envolvendo jet-skis ou lanchas ao longo do dia, segundo informações apuradas.

As autoridades, no entanto, reforçam o alerta para que os condutores mantenham cautela, especialmente durante o período de cheia, quando há aumento do fluxo de balseiros, troncos e outros obstáculos que podem representar riscos à navegação recreativa.

 

Comentários

Continue lendo