Conecte-se conosco

Acre

Major Rocha e Gladson Cameli cumprem agenda com setores da segurança na Capital acreana

Publicado

em

O deputado federal Major Rocha (PSDB) e o senador Gladson Cameli desenvolveram uma série de atividades nesta quinta-feira (27) em atividades ligadas ao setor de segurança.

Os parlamentares federais começaram com uma visita à Policlínica da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) e, na sequência, visitaram as obras do futuro colégio militar, no Bairro Calafate. À tarde os dois se reuniram com representantes das segurança na sede da Associação dos Militares do Estado do Acre (AME/AC).

Pela parte da manhã os dois parlamentares visitaram o prédio onde funciona a Policlínica. A visita contou com a presença do vereador da capital Roberto Duarte (PMDB). A Policlínica da PM atende com recursos próprios a cerca de 10 mil pessoas, entre PMs e familiares. Em 2016 foram 160 mil atendimentos.

 

“Nos comprometemos em buscarmos recursos junto ao Ministério da Saúde para melhorar e ampliar o atendimento aos militares e familiares que usam a Policlínica”, informou Rocha.

No início da tarde a visita foi às obras do Colégio Militar, fruto de uma emenda de autoria do deputado Rocha: “Esta obra é de fundamental importância para mim, pois é um sonho desde quando fazia parte das fileiras da Polícia Militar do Acre”.

Além do deputado Rocha, do senador Gladson Cameli e do vereador Roberto Duarte, a visita contou ainda com o presidente da AME, Joelson Dias, do coronel Oliveira, da divisão de Planejamento da PM e do coronel da Polícia Militar, Ulysses Araújo.

Reunião com representantes da segurança

Pela parte da tarde, Rocha e Gladson se reuniram com os representantes de várias entidades representantes dos agentes de Segurança Pública do Acre na sede da Associação dos Militares do Estado do Acre (AME/AC): Associação dos Oficiais; Associações dos Praças da PM (Abrapmac) e dos Bombeiros (Abrabmac); Clube de Sub-tenente e Sargentos da PM. O Corpo de Bombeiros foi representado pelo tenente Vidal e o PMAC pelo coronel Oliveira.

O objetivo do encontro foi debater investimentos na melhoria de trabalho e estrutura dos órgãos de segurança pública do Acre. O senador Gladson precisou se ausentar da reunião da segurança, mas disse textualmente: o “Major Rocha me representa e o que ele disser é a minha palavra”.

Entre vários temas ficou estabelecido um apoio para a criação e aparelhamento de um academia para atender as necessidades da PMAC e do CBMAC, tanto para militares da ativa quanto para os da reserva.

Além disso, foi acordado um apoio especial para resolver a questão da construção de uma vila militar, com residências exclusivas para os policiais. Outro ponto foi o apoio em novos investimentos para Policlínica da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC).

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputado se desloca de barco até casa da mãe no bairro Seis de Agosto

Publicado

em

O deputado estadual Whendy Lima publicou nas redes sociais, neste domingo, 28, um vídeo em que aparece se deslocando de barco até a casa da mãe, no bairro Seis de Agosto, em Rio Branco. Na publicação, o parlamentar relata que a situação faz parte de uma realidade enfrentada há anos por moradores da região durante […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo