Acre
Major Rocha diz que bolivianos contam com conivência do governo brasileiro
O deputado Major Rocha (PSDB) fez pronunciamento nesta quinta-feira, 14, afirmando que a Assembleia Legislativa não tem prerrogativa para interceder pelos presos brasileiros em Cobija, mas tem o dever de lutar pelo povo do Acre. De acordo com o deputado, a população do Estado não suporta mais o tratamento dispensado pelos bolivianos e não é apenas no presídio que ele se manifesta. “Em qualquer lugar, a qualquer momento, em qualquer cidade boliviana. Nós não temos competência para assinar acordos internacionais, mas temos que defender o nosso povo”, afirmou.
Para Rocha, a Bolívia conta com a conivência do governo brasileiro, que já asfaltou todas as estradas do território do Chapare e permite que os caminhões bolivianos que transportam combustível transitem e danifiquem as estradas brasileiras para abastecer Cobija.
O deputado lembrou que depois de audiência pública realizada pela Aleac em Brasileia no fim do ano passado, os deputados foram visitar o mercado de Epitaciolândia e, para surpresa de todos, constataram que as tendas dos bolivianos são em maior número do que as tendas dos acreanos. “Eles vendem no Acre os produtos contrabandeados e se forem impedidos eles fecham a estrada, como se nós é que dependêssemos da estrada e não eles”, comentou Rocha. O deputado defendeu uma atitude imediata que vá alem dos discursos.
João Maurício
Foto: J. Simão
Agência Aleac
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.