fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Mais um preso é capturado após fuga em massa de presídio de Rio Branco; 12 seguem livres

Publicado

em

Após denúncia, Joel Menezes Queiroz foi localizado, nesta quinta-feira (20), no Ramal do Pica-Pau, no bairro Amapá, em Rio Branco.

Joel Menezes Queiroz foi localizado, nesta quinta-feira (20), no Ramal do Pica-Pau, em Rio Branco — Foto: Divulgação/Iapen-AC

Por Iryá Rodrigues, G1 AC

Mais um dos detentos foragidos do Complexo Prisional Francisco D’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, foi capturado pela Polícia Civil. Joel Menezes Queiroz foi localizado no Ramal do Pica-Pau, na região do bairro Amapá, na capital acreana.

Após denúncia anônima e investigação, a polícia conseguiu encontrar onde Queiroz estava escondido. Segundo o diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Lucas Gomes, o preso ainda tentou fugir se escondendo uma caixa d’água.

“A gente tem recebido várias denúncias e tem trabalhado em cima delas. Na manhã de hoje, a Polícia Civil conseguiu lograr êxito na região da Praia do Amapá, o foragido ainda tentou se esconder, mas graças à expertise dos policiais, eles conseguiram fazer essa recaptura trazendo mais um de volta para o ambiente prisional, de onde não devia ter saído”, disse Gomes.

Além de Queiroz, outros 13 detentos já foram capturados e levados de volta para o presídio. Ainda restam outros 12 foragidos.

O diretor comentou sobre as investigações da fuga e disse que todos os servidores que estavam no presídio já foram ouvidos, além dos detentos que foram recapturados.

“A gente já tem uma investigação bastante avançada, tivemos vários fatos novos, vários elementos que deverão subsidiar a conclusão desse processo. A gente espera que numa data próxima possa já apresentar o resultado para toda sociedade. Temos conseguido uma média boa de recapturas, é tanto que dentro de um mês 14 foram recapturados”, afirmou.

Tentativas de fuga frustradas

Após a fuga em massa, os policiais penais chegaram a frustrar duas tentativas de fuga. De acordo com Gomes, foram encontrados buracos em duas celas da unidade durante revistas.

“A gente reforçou a segurança lá dentro, remanejando alguns servidores do serviço administrativo para o operacional. Temos feito também várias ações com revistas, verificação de estrutura e com isso, a gente conseguiu lograr êxito em impedir duas novas tentativas de fuga”, contou o diretor.

Outros 12 detentos seguem foragidos de presídio em Rio Branco — Foto: Divulgação/Iapen-AC

Fuga em massa

Os detentos fugiram do pavilhão L, onde cumpriam pena em regime fechado. A fuga ocorreu após um fim de semana violento com sete execuções na capital. Um vídeo mostra o momento exato em que os 26 presos escalaram o muro e deixaram a unidade.

Para escapar do presídio no último dia 20, eles fizeram um buraco na parede da cela e improvisaram cordas com lençóis. Os presos são da facção criminosa denominada Bonde dos 13, aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua em vários estados brasileiros.

Logo após a fuga, o secretário de Segurança Pública em exercício, Ricardo dos Santos, não descartou uma possível ligação entre a fuga em massa no FOC e o caso dos 76 detentos que fugiram de um presídio no Paraguai, no último dia 19 de janeiro.

O Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou um procedimento administrativo para investigar as fugas no FOC. O promotor Tales Tranin acompanha as investigações das polícias Civil, Militar e do Iapen-AC para saber se houve facilitação de algum servidor público nas fugas.

A reportagem teve acesso a um levantamento da sentença dos 26 presos que fugiram do FOC. Somadas, as penas dos detentos ultrapassam mil anos. Entre os crimes praticados estão: roubo, furto, homicídio, corrupção de menores, latrocínio, tráfico de drogas, tentativa de homicídio, entre outros.

Confira os nomes dos presos que seguem foragidos:

  1. Francisco Santos Braga
  2. Rogério Furtado dos Santos
  3. Ariclene Firmiano da Silva
  4. Dheyci de Angelo Lima e Lima
  5. Aloísio Lucas Mesquita
  6. Saymon Wallace Fonseca do Nascimento
  7. Valber de Aguiar Morais
  8. Ezimar Menezes Teixeira
  9. Raimundo Nonato dos Santos Fonseca
  10. José Valdenes Viana da Silva
  11. Gerilto Caetano da Silva
  12. Sebastião Weverton Lima de França.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Jotas vence a AABB e conquista o título do Estadual Sub-16

Publicado

em

Foto FEAV: Jotas segue com a tradição de conquistar títulos no vôlei acreano

A Jotas derrotou a AABB por 3 sets a 0, com parciais 25×7, 25×12 e 25×8, nesta terça, 23, no ginásio do Meta, e conquistou o título do Campeonato Estadual Sub-16 de Vôlei Feminino.

“Fechamos o primeiro evento da temporada. A intenção é movimentar as categorias de base no primeiro semestre porque na sequência teremos as competições escolares”, declarou o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), Delmerson Abreu.

Próximo torneio

De acordo com Delmerson Abreu, a próxima competição da temporada indoor será o Estadual Sub-18.

“Vamos realizar o congresso técnico do Sub-18 e programar o início. Essas competições também servirão de base para a formação das seleções para a disputas dos torneios nacionais”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência fecha preparação e Eric Rodrigues vai manter equipe

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Eric e o auxiliar Faísca querem conter a ansiedade dos atletas.

Com um treino leve na manhã desta quarta, 24, no Marinho Monte, o Independência fechou a preparação para o jogo contra o São Francisco. A partida será disputada nesta quinta, 25, a partir das 17h30, no Florestão e se vencer o Tricolor voltará a ser campeão acreano depois de 25 anos.

A equipe será a mesma do clássico contra o Rio Branco com o atacante Lequinho atuando como volante ao lado de Cabeludo.

“Vamos manter a equipe. Fizemos um bom treinamento e agora é descansar para tentar conquistar o título”, disse Eric Rodrigues ao phdesporteclube.com.br

Reclamou da tabela

Mesmo muito próximo de conquistar o título, Eric Rodrigues fez duras críticas a Federação de Futebol do Estado Acre (FFAC) por causa da tabela do segundo turno.

“A tabela foi feita para beneficiar o Rio Branco e o Humaitá. Realizamos grandes partidas e chegamos na última rodada dependendo somente do nosso resultado. Rio Branco e Humaitá serão obrigados a realizar um jogo onde algum ficará sem calendário”, declarou o treinador do Tricolor de Aço.

Manter a tranquilidade

Para o atacante Lequinho, o Independência precisa manter a tranquilidade no jogo decisivo.

“Essa é uma partida importante para todos no Independência. Trabalhamos duro para chegarmos neste momento e não podemos vacilar”, afirmou Lequinho.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fade promove Campeonato Acreano de Handebol em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foto PHD: Competição escolar terá mais de 20 equipes no Sub-14 e 17

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) promove neste fim de semana no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Cruzeiro do Sul, o Campeonato Acreano Escolar de Handebol. A competição será promovida nas categorias Sub-14 e 17 e mais de 20 equipes estão confirmadas no evento.

“Vamos realizar a sétima competição na temporada e mais uma vez estamos levando o esporte escolar para o interior. Temos um bom número de equipes confirmadas”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Congresso na sexta

João Renato Jácome confirmou para sexta, 26, a realização do congresso técnico da competição.

“É sempre importante citar as participações das escolas. Teremos um grande evento e o apoio dos diretores incentivando os alunos/atletas também é fundamental para o desenvolvimento de práticas saudáveis”, afirmou o dirigente.

Comentários

Continue lendo