Acre
Mais de 70% dos acreanos entraram 2022 atolados em dívidas e metade com renda comprometida

Mais de 70% dos moradores de Rio Branco entraram 2022 enterrados em dívidas. Os dados mais atuais da Federação do Comércio do Acre mostram que o prazo médio para a regularização de dívidas pendentes é de 30 dias para 65% dos entrevistados, sendo o cartão de crédito o que apresenta o maior compromisso dos consumidores.
Por conta das dívidas, uma parcela considerável está com restrição de crédito, ou seja, 44% dos consumidores entrevistados que possuem dívidas atrasadas. A parcela da população com o maior endividamento no município de Rio Branco tem renda mensal de até cinco salários mínimos.
“Mais de 71% dos entrevistados estão endividados e 80% destes tem até 50% de renda comprometida”, observa Egídio Garó, especialista da Federação do Comércio do Acre.
Ter entrado o ano atolado em dívidas não é “privilégio” dos acreanos. O nível de endividamento médio das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos. É o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Segundo o levantamento, o último ano apresentou recorde do total de endividados, registrando uma média de 70,9% das famílias brasileiras, enquanto dezembro alcançou o patamar máximo histórico para os meses consecutivos, 76,3% do total de famílias. A taxa de incremento de famílias com dívidas também foi a maior já observada, revelando que as famílias recorreram mais ao crédito para sustentar o consumo.
Na comparação com 2020, das cinco regiões do País, apenas o Centro-Oeste apresentou queda do índice, 0,3 ponto percentual. O Norte registrou estabilidade, e o Sudeste se destacou com aumento de 5,9 p.p., seguido pelo Sul (+5,5 p.p.) e o Nordeste (+4,5 p.p.). Contudo, considerando o total de endividados, o Sul contou com o maior percentual, aproximando-se de 82%. Já na avaliação por faixa de renda, o endividamento médio das famílias com até 10 salários mínimos mensais aumentou 4,3 p.p., chegando a históricos 72,1% do total. Na faixa de renda superior, acima de 10 salários mínimos, o indicador aumentou ainda mais, 5,8 p.p., e fechou em 66,0%.
No caminho oposto dos indicadores de endividamento, no último ano, os números de inadimplência apresentaram queda. De acordo com a pesquisa, o percentual médio de famílias com contas e/ou dívidas em atraso diminuiu 0,3 p.p. na comparação com 2020, chegando a 25,2%. Após iniciar 2021 em patamar superior ao observado no fim do ano anterior, o percentual mensal teve redução até maio, mas passou a apresentar tendência de alta desde então, alcançando 26,2% em dezembro e ficando acima da média anual.
O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas e/ou dívidas em atraso e que, portanto, devem permanecer inadimplentes também contou com uma redução na comparação com 2020, 0,6 p.p., totalizando 10,5% dos lares no País. Os números indicam que essa parcela de consumidores apresentou movimentos diferentes ao longo do ano. Enquanto, no primeiro semestre, o indicador de inadimplência recorrente oscilou entre baixa e alta, a partir de julho passou a registrar tendência de queda, encerrando o ano em 10% do total de famílias, abaixo da média anual. (Com CNC)
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil realiza abertura do programa “Prefeitura no Bairro” no Bairro Bela Vista
Prefeitura de Assis Brasil realizou, nesta terça-feira (14), a abertura oficial do programa “Prefeitura no Bairro” no Bairro Bela Vista, marcando o início de três dias de ações intensivas que seguem até o dia 16 de janeiro.
A iniciativa tem como objetivo levar os serviços públicos diretamente às comunidades, aproximando a gestão municipal da população e promovendo melhorias na infraestrutura, saúde, limpeza urbana e assistência social.
Na abertura, equipes das secretarias municipais deram início aos trabalhos com serviços como:
A prefeito Jerry reforçou a importância da participação dos moradores, orientando a limpeza dos quintais e a separação de entulhos e lixo, que estão sendo recolhidos pelas equipes ao longo da ação.
O programa Prefeitura no Bairro reafirma o compromisso da administração municipal em promover mais qualidade de vida, bem-estar e cidadania, levando serviços essenciais a todos os bairros do município.
A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando com responsabilidade, compromisso e união, cuidando da cidade e da sua gente.
Comentários
Acre
Governo do Acre nomeia novos servidores do Detran e reforça atendimento em todo o estado
O governador Gladson Camelí assinou decreto publicado na edição desta quarta-feira, 14, do Diário Oficial do Estado (DOE), que faz a convocação de 91 candidatos aprovados no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC).

A medida abrange cargos como agente de autoridade de trânsito, analista de sistema, analista de trânsito, assistente de trânsito, contador, engenheiro civil, examinador de trânsito e pedagogo. Os novos servidores serão lotados em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Acrelândia, Plácido de Castro, Tarauacá, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Senador Guiomard, fortalecendo a atuação do Detran em todo o território acreano.
De acordo com o decreto, os candidatos nomeados terão o prazo de 30 dias para apresentar a documentação necessária e assinar o termo de posse, etapa que antecede o início efetivo das atividades nos respectivos cargos.

A posse está condicionada à aprovação em inspeção médica oficial. O candidato deverá ser considerado apto física e mentalmente para o exercício do cargo. Em caso de inaptidão, perderá a vaga, que será destinada ao próximo candidato da lista de classificação.
Para a avaliação médica, o candidato deverá apresentar exames clínicos e laboratoriais, incluindo avaliações cardiológica, neurológica, oftalmológica, infectológica, psiquiátrica e ortopédica, além de exames como hemograma completo, glicemia em jejum, eletrocardiograma e radiografias.
Além disso, para a investidura no cargo, será exigida a apresentação de documentação pessoal, funcional e acadêmica, como documentos de identificação, certidões eleitorais e judiciais, comprovantes de escolaridade e registro profissional (quando aplicável), certidões civis, comprovantes de endereço, dados bancários e diversas declarações obrigatórias, incluindo bens, acumulação de cargos e antecedentes.

Para a presidente do Detran/AC, Taynara Martins, o momento representa um avanço significativo para a instituição e para a população. “A chegada de novos servidores é fundamental para o fortalecimento do Detran em todo o estado. Estamos falando de mais eficiência, mais agilidade e melhoria direta dos serviços prestados à sociedade acreana. Esse reforço no nosso quadro vai permitir ampliar atendimentos, qualificar ações e garantir que o cidadão seja cada vez melhor assistido”, destaca.
Segundo a gestora, o ingresso dos novos profissionais também reafirma o compromisso do governo com a valorização do serviço público e com políticas que impactam positivamente áreas essenciais, como a segurança viária, a educação no trânsito e a modernização dos processos administrativos do Detran.
Leia aqui o edital de convocação
The post Governo do Acre nomeia novos servidores do Detran e reforça atendimento em todo o estado appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Prefeito de Rio Branco convoca reunião de emergência após nova subida do nível das águas do Rio Acre
A Prefeitura de Rio Branco informa que, de acordo com a medição realizada às 15h desta terça-feira (13), o nível das águas do Rio Acre atingiu 13,30 metros na capital acreana, ficando a apenas 20 centímetros da cota de alerta e 70 centímetros da cota de transbordamento.
Dados recentes indicam uma elevação significativa do nível das águas do rio nos municípios da região do Alto Acre. Nas últimas horas, o Rio Acre apresentou subida superior a 2 metros em Brasiléia e mais de 4 metros em Assis Brasil. Segundo avaliação das equipes técnicas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, esse comportamento reflete diretamente no cenário observado em Rio Branco nas últimas 48 horas. Diante desse contexto, a capital acreana entra em estado de alerta.
O levantamento prévio realizado pela Defesa Civil Municipal aponta que a possibilidade de transbordamento nos próximos dias é considerada alta, em razão do volume de chuvas e da elevação acelerada do rio.
Em preocupação a esse cenário, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência com todo o secretariado municipal, com o intuito de alinhar ações, reforçar o monitoramento e garantir a pronta resposta da gestão municipal.
A Prefeitura de Rio Branco informa ainda que, por determinação do prefeito Tião Bocalom, a Defesa Civil reforça ainda mais o monitoramento do nível das águas do Rio Acre — acompanhando também o nível de chuvas em outras regiões, principalmente aquelas que causam impacto direto na capital.
Nas próximas horas, será divulgado um balanço atualizado da situação, bem como as estratégias e medidas que estão sendo adotadas para assegurar a proteção e o cuidado com a população.
A gestão municipal reforça que permanece atenta, preparada e mobilizada para agir com rapidez, priorizando a segurança e o bem-estar das famílias rio-branquenses.

















Você precisa fazer login para comentar.