Acre
Mais de 27 mil áreas rurais foram registradas em todo o Acre
O CAR, Cadastro Ambiental Rural do Acre já registrou mais de 27 mil propriedades no Acre, atingindo mais de 60% das 40 mil que devem ser cadastradas. As informações foram dadas pelo governador Sebastião Viana e membros da equipe de governo do setor ambiental do Estado, durante coletiva nesta segunda-feira, 11.
O programa teve inicio em junho de 2014, quando o governo do Estado garantiu a doação de aproximadamente R$ 17 milhões em recursos, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Amazônia. Além desse recurso, o governo firmou importante parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e contou a colaboração de diversas secretarias de Estado.
Sebastião Viana lembrou que com o cadastro o produtor rural recebe automaticamente anistia das multas e ainda a possibilidade de abertura de créditos e financiamentos, o que já está sendo exigido pelos bancos.
“O Acre foi o primeiro Estado a conceder a desobstrução, o desembargo de propriedades que estavam condenadas sem perspectiva para famílias buscarem o crédito, fazer investimento no campo e agora foi o Estado que mais alcançou a população que buscava esse benefício que é o CAR.
Até o final do ano, todos os 40 mil produtores estarão contemplados. O perdão das multas vale para crimes ambientais praticados até 2008. “Nós tínhamos um sistema que colocava na marginalidade porque a punição falava mais alto. Agora é a recuperação, a regularização, a busca do crédito e o desenvolvimento rural que vem como consequência desse bonito trabalho”, disse Sebastião Viana destacando a parceria com o Ibama, o Incra e as entidades que representam o produtor rural no trabalho.
Com informacões do ac24horas
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.