Acre
Mais de 170 reeducandos serão beneficiados com Dispensa Natalina
A juíza titular da Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca de Rio Branco, Luana Campos, irá conceder a aproximadamente 173 reeducandos o benefício de Dispensa Natalina na capital acreana. A informação foi repassada na noite desta quinta-feira, 17, pela assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
A magistrada Luana Campos estará concedendo coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 18, no Fórum Criminal, situado no Cidade da Justiça, onde serão repassadas informações mais detalhadas acerca dos critérios e normas a serem cumpridas pelos beneficiados.
A assessoria do TJAC ressaltou que o quantitativo pode sofrer alteração para mais ou para menos até o final do dia desta sexta (18), que marca a partir daí o início do recesso judiciário.
A dispensa natalina é concedida aos reeducandos que cumprem pena em regime semiaberto e possuem bom comportamento carcerário. No ano passado, 120 deles foram beneficiados. Neste ano, houve um aumento aproximado de 40%, saltando para 173 beneficiados.
Os reeducandos devem ser liberados na manhã do dia 24, data que antecede o Natal, e devem regressar no dia 1º de janeiro de 2016. A Assessoria do TJAC esclarece que os beneficiados com a Dispensa Natalina são presos que já gozam de liberdade no regime semi aberto e, possuem bom comportamento, além de já estarem na fase final de cumprimento da pena.
“Eles ficam proibidos de beber e frequentar ambientes noturno devendo, portanto, se recolherem ao ambiente familiar no período noturno. Vale destacar que a reincidência de criminalidade por reeducandos nesses critérios é considerada baixa e aqueles que, porventura, descumprirem tais exigências perderão automaticamente os benefícios concedidos”, informou a assessoria do órgão.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.