Cotidiano
Mais de 115 novos casos de HIV foram registrados em Rio Branco em 2018, aponta levantamento
Capital acreana registrou 116 novos casos do vírus ano passado. Número total de novos diagnósticos no Acre foi de 160

Campanha incentiva a fazer exame de sangue para detecção do vírus HIV. — Foto: Reprodução EPTV / Devanir Gino
A capital do Acre Rio Branco registrou 116 novos diagnósticos de HIV em 2018. Os dados são do Programa Estadual DST/Aids. O total registrado na capital acreana representa mais de 70% do número geral de diagnósticos confirmados no estado.
Ao todo, o Acre confirmou 160 novos casos do vírus no ano passado, a mesma quantidade de casos registrados em 2017. O levantamento mostra também o número de óbitos pela doença e de pessoas vivas infectadas.
O coordenador do Programa Estadual DST/Aids, Nelson Guedes, explicou que os números do levantamento são proporcionais ao total de diagnósticos e não a taxa de incidência e nem da população.
“O boletim epidemiológico de 2018 só vai fechar na metade de 2019. Por enquanto estão fechados nesses números, mas pode ter alteração”, explicou argumentou.
O levantamento mostra que quatro pessoas morreram em 2018 vítimas com HIV. Um portador do vírus morreu por causa de outro problema de saúde. Já em 2017, sete pessoas faleceram devido ao vírus.
“Até 2013, o tratamento era para pacientes com carga viral abaixo de 500 cópias. Mas, todo paciente, independente se é portador do HIV ou Aids, abaixo de 500 cópias tomava medicação. Quem estava acima disso não tomava a medicação. O tratamento universalizou, independente da carga viral o paciente toma a medicação”, reforçou.
Guedes acrescentou que o paciente inicia o tratamento logo após o diagnóstico para evitar que o quadro se transforme em Aids. Ele ressaltou a importância do exame e diagnóstico precoce.
“Pode ser um paciente com HIV, mas pode ser também um indetectável. Descobriu precocemente que estava com HIV, iniciou o tratamento, se cuidou e está com a carga viral indetectável, que são pessoas que conseguem ter o diagnóstico precocemente e iniciam o tratamento”, disse.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial

Você precisa fazer login para comentar.