Conecte-se conosco

Cotidiano

Mais de 115 novos casos de HIV foram registrados em Rio Branco em 2018, aponta levantamento

Publicado

em

Capital acreana registrou 116 novos casos do vírus ano passado. Número total de novos diagnósticos no Acre foi de 160

Campanha incentiva a fazer exame de sangue para detecção do vírus HIV. — Foto: Reprodução EPTV / Devanir Gino

A capital do Acre Rio Branco registrou 116 novos diagnósticos de HIV em 2018. Os dados são do Programa Estadual DST/Aids. O total registrado na capital acreana representa mais de 70% do número geral de diagnósticos confirmados no estado.

Ao todo, o Acre confirmou 160 novos casos do vírus no ano passado, a mesma quantidade de casos registrados em 2017. O levantamento mostra também o número de óbitos pela doença e de pessoas vivas infectadas.

O coordenador do Programa Estadual DST/Aids, Nelson Guedes, explicou que os números do levantamento são proporcionais ao total de diagnósticos e não a taxa de incidência e nem da população.

“O boletim epidemiológico de 2018 só vai fechar na metade de 2019. Por enquanto estão fechados nesses números, mas pode ter alteração”, explicou argumentou.

O levantamento mostra que quatro pessoas morreram em 2018 vítimas com HIV. Um portador do vírus morreu por causa de outro problema de saúde. Já em 2017, sete pessoas faleceram devido ao vírus.

“Até 2013, o tratamento era para pacientes com carga viral abaixo de 500 cópias. Mas, todo paciente, independente se é portador do HIV ou Aids, abaixo de 500 cópias tomava medicação. Quem estava acima disso não tomava a medicação. O tratamento universalizou, independente da carga viral o paciente toma a medicação”, reforçou.

Guedes acrescentou que o paciente inicia o tratamento logo após o diagnóstico para evitar que o quadro se transforme em Aids. Ele ressaltou a importância do exame e diagnóstico precoce.

“Pode ser um paciente com HIV, mas pode ser também um indetectável. Descobriu precocemente que estava com HIV, iniciou o tratamento, se cuidou e está com a carga viral indetectável, que são pessoas que conseguem ter o diagnóstico precocemente e iniciam o tratamento”, disse.

Comentários

Cotidiano

Rafael Barros alega problemas e rescinde contrato com Humaitá

Publicado

em

Rafagol não conseguiu jogar todo seu futebol no Humaitá

O atacante Rafael Barros (Rafagol) alegou problemas particulares e rescindiu contrato com o Humaitá. O atleta foi uma das principais contratações do Tourão para a temporada de 2023 e não joga mais pela equipe.

Passagem discreta

Com atuações nas Copas Verde e do Brasil e Estadual, Rafagol não conseguiu jogar todo o seu futebol. O atacante teve atuações discretas na passagem pelo Tourão.

Tentar um atacante

A diretoria do Humaitá segue no mercado realizando contratações e deve tentar um atacante para a vaga de Rafael Barros.

O técnico Álvaro Miguéis espera a chegada do reforço ainda para o primeiro turno do Estadual.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Federação de Vôlei programa o início do Copão Zé Carlos para abril

Publicado

em

Competição vai ter equipes de todos os municípios na temporada 23

O departamento técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV) programou para a primeira quinzena de abril a fase de Rio Branco do Copão Zé Carlos, no feminino e masculino.

“Realizamos uma reunião na tarde dessa terça (21) com os representantes de clubes e fechamos todos os detalhes da competição”, explicou o diretor técnico da FEAV, Delmerson Abreu.

Formato mantido

De acordo com Delmerson Abreu, o formato da competição foi mantido e as equipes campeãs da fase de Rio Branco irão enfrentar os campeões das regionais nas finais do torneio.

Equipes do feminino

AABB

Jotas

Floresta

Times do masculino

Corpo

Mascarenhas Morais

Teles

Floresta

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atacante Rodrigo troca de equipe no futebol da Croácia

Publicado

em

Rodrigo acertou por seis com o Jadran Porec

O atacante Rodrigo acertou no fim de semana uma transferência dentro do futebol da Croácia. O acreano deixou o NK Podravina, da 3ª Divisão, para ir jogar no Jadran Porec, da 2ª Divisão.

“Acertei por seis meses com Jadran Porec e essa transferência foi excelente. Estou indo atuar em uma divisão acima em um torneio com mais visibilidade”, comentou Rodrigo.

Mercado europeu

De acordo com Rodrigo, essa negociação foi também um passo importante dentro do mercado europeu.

“Chego para reta final da temporada. O Jadran Porec está no meio da tabela, mas podemos lutar pelo acesso. Preciso trabalhar forte para que novas oportunidades possam surgir”, avaliou o atacante acreano.

Comentários

Continue lendo

Em alta