fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Mailza Assis destaca o esporte como meio de inclusão durante corrida de rua do Iapen e Polícia Penal

Publicado

em

A vice-governadora Mailza Assis destacou a corrida de rua como meio de inclusão, durante sua participação da largada da 2ª Corrida de Rua do Iapen/Polícia Penal no início da noite deste sábado, dia 15, em Rio Branco. Mais de 500 atletas das forças de segurança e da comunidade participaram do evento com percurso pelas principais ruas do Segundo Distrito.

Vice-governadora agradeceu a todos pela doação de 1,5 toneladas de alimentos que serão doados às famílias carentes. Foto: José Caminha/Secom

“Essa é uma modalidade esportiva democrática e inclusiva, o esporte é capaz de transformar vidas, aqui temos a integração, o comprometimento com a saúde das pessoas, tudo incluído neste evento democrático. Contem comigo e com o governador Gladson Cameli em todas as edições”, garantiu Mailza.

A vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) também agradeceu a todos os atletas pela doação de uma tonelada e meia de alimentos que segundo ela, vão ajudar famílias carentes em situação de vulnerabilidade. Antes da corrida Mailza visitou a sede do Iapen para acompanhar as inscrições e as doações de alimentos.

Titular da SEASDH fez questão de contribuir com alimentos em visita à sede do Iapen em Rio Branco na última sexta-feira. Foto: José Caminha/Secom

“Fica minha gratidão de coração a cada um que contribui com a doação de alimentos que vão ajudar na segurança alimentar de quem mais precisa. Parabéns a todos do Iapen e da Polícia Penal pela organização e o sucesso desta prova”, acrescentou a vice-governadora.

Para o presidente do Iapen, a prova, embora com espírito competitivo, teve como objetivo aproximar a instituição da comunidade. “Essa é a segunda edição da corrida do Iapen/Polícia Penal que também assume caráter beneficente, uma vez que arrecadou alimentos para serem destinados às famílias carentes”, disse Marcos Frank.

Espírito esportivo marcou a prova que integrou comunidade e policiais penais em Rio Branco. Atletas da comunidade foram os primeiros colocados na 2ª Corrida Iapen/Policai Penal em Rio Branco. Foto: Lucas Manoel/Iapen

Após 19 minutos e 4 segundos o primeiro colocado da prova cruzou a linha de chegada. Natanael Patrício dos Santos correu pela comunidade. Completaram o pódio dos 5k, Luiz Henrique (20m01s) e Kauan Lopes Meireles (24min04s). O Policial Penal Juan Pablo foi o ganhador da categoria Iapen/Policia Penal na prova 5k.

A corredora Aline Roberta foi a primeira policial penal a chegar na linha de chegada com o tempo de 32min12s. O pódio feminino foi completado por Glória Neves (34min172) e Roberta Silva (35min20s).

Comentários

Continue lendo

Flash

GIRO recupera motocicleta furtada em Brasiléia após intensa busca

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre, por meio do grupamento GIRO do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), recuperou uma motocicleta que havia sido furtada nas proximidades da Escola KJK, em Brasiléia. A ação ocorreu na noite de domingo para segunda-feira, resultado de um trabalho intensivo de levantamento de informações e do uso de um rastreador instalado no veículo.

A localização da motocicleta ocorreu no Ramal da Preguiça, no km 93 da Estrada do Pacífico. Mesmo sob forte chuva e em condições adversas de terreno, os policiais do GIRO permaneceram mobilizados durante toda a noite, atravessando trechos lamacentos para recuperar o bem da vítima.

A ação bem-sucedida evidencia o comprometimento da Polícia Militar em combater a criminalidade e garantir a segurança da população.

O caso está sob análise das autoridades competentes para que os procedimentos legais sejam tomados e a motocicleta seja devolvida ao seu proprietário.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito Sérgio Lopes recebe visita da conselheira do TC/Acre Naluh Gouveia para falar sobre o Seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo”

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes recebeu na manhã desta sexta-feira, 21, a visita da Conselheira Naluh Gouveia em seu gabinete. O objetivo do encontro foi reforçar o convite para o Seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo”. O evento, que deve contar com a participação de diversas autoridades e especialistas, tem como foco discutir os desafios e as boas práticas relacionadas ao início de um mandato municipal, além de abordar a importância do controle externo na gestão pública.

O seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo” está previsto para acontecer dia 24 de fevereiro de 2025. Projeto: TCE Itinerante 2025 – Programa Aprimora Gestão
Responsável: Escola de Contas do Estado do Acre (EsCon/AC)

Público-alvo: Prefeitos, secretários municipais, servidores estratégicos da gestão municipal, presidentes e vereadores das câmaras municipais do estado do Acre.
Contexto e Justificativa

De acordo com o Plano Estratégico do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) para o período 2023-2026, a missão da instituição é exercer o controle externo, fiscalizando e orientando a gestão pública, além de incentivar o controle social para o aprimoramento da administração pública e dos resultados alcançados.

O controle externo abrange todas as pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, responsáveis pela arrecadação e utilização de recursos públicos, sejam no âmbito estadual ou municipal. A correta aplicação desses recursos e a prestação de contas são obrigações previstas em lei e estão sob a jurisdição do TCE/AC.

O aprimoramento contínuo da gestão dos recursos públicos impacta diretamente a efetividade das políticas públicas, garantindo que a administração pública cumpra seu papel no atendimento às demandas da sociedade. Nesse sentido, uma das atribuições centrais do Tribunal é oferecer acompanhamento, reorientação e capacitação aos seus jurisdicionados.

Objetivo Geral.

O principal objetivo do Projeto TCE Itinerante – edição 2025 é apresentar as principais orientações aos gestores públicos municipais e suas equipes sobre as normas e procedimentos aplicados à gestão pública.
Objetivos específicos.

Os objetivos específicos estão detalhados nos planos das palestras e das oficinas elaborados pelos docentes e instrutores, abordando temas essenciais para a correta prestação de contas, a transparência na gestão e a otimização dos resultados das políticas públicas.

Resultados esperados.

– Capacitação dos novos gestores e legisladores municipais sobre suas responsabilidades perante o TCE/AC.
– Melhoria na transparência e eficiência da gestão pública municipal.
– Fortalecimento do controle social e da governança no estado do Acre.
– Redução de falhas e inconsistências na prestação de contas.

Essa ação marca o início do Projeto TCE Itinerante 2025 e reforça o compromisso do Tribunal com a excelência na gestão pública e o controle externoeficiente.

Comentários

Continue lendo

Flash

Em Acrelândia, Polícia Militar apreende três armas de fogo

Publicado

em

Uma ação envolvendo militares que atuam em Acrelândia e Plácido de Castro resultou na apreensão de três armas de fogo e dos envolvidos na madrugada de sexta-feira, 21, em Acrelândia.

Os militares receberam informações que os suspeitos estavam na região e que estavam armados. Com informações e características do veículo usado pelos envolvidos, os militares que atuam nos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro fizeram patrulhamento na rodovia AC 475, e após realizarem um bloqueio na estrada observaram a aproximação de um veículo que reduziu a velocidade e os ocupantes fugiram para uma região de mata.

Os militares conseguiram capturar os indivíduos que tentaram a fuga, um deles armados, durante buscas no interior do veículo encontraram duas armas de fogo, ao todo duas pistolas e um revólver foram apreendidos, além de munições.

Os militares encaminharam os envolvidos à delegacia de Acrelândia, juntamente com os armamentos e munições apreendidas para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Comentários

Continue lendo