Conecte-se conosco

Extra

Loja Maçônica Tereza Cristina N°5 comemora 100 anos de fundação em Brasiléia

Publicado

em

Brasão da Loja Tereza Cristina e o selo comemorativo dos 100 de fundação.

No ano de 1923, precisamente no dia 28 de setembro, foi fundada na cidade de Brasiléia, a Loja Maçônica Tereza Cristina N°5, sendo regularizada um ano depois no estado de Manaus (AM). Seu nome foi uma homenagem a Imperatriz Tereza Cristina, esposa de Dom Pedro II, conhecida como a “mãe dos brasileiros”.

A Loja Tereza Cristina N° 5 está celebrando o seu centenário, com reconhecimentos em todo o mundo. Sua trajetória é guiada por uma visão progressista, considerada ‘madura e em sintonia com as aspirações daqueles que contribuem para mantê-la, sem deixar de lado os ideais dos que a construíram’.

Atualmente, sobre a regência do Venerável Mestre Poderoso irmão Raimundo Monteiro de Brito, surgiu sobre o empenho de 12 irmãos, com nacionalidade boliviana, brasileira, peruana, portugueses, italianos e sírio-libaneses que fizeram um. Livre propósito de erguer as bases maçônicas em Brasiléia. Sendo que da mesma forma, foi erguida na época, a Loja Irmã Centenária Bolívar N° 8 no Oriente de Cobija-Pando.

Com ideais novos, mesmo afastados dos grandes centros do Brasil dentro da Amazônia Ocidental, se foi praticando os princípios da Ordem: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Esses 12 estão ocupando um elevado lugar na história da Maçonaria Universal pelo comprometimento, interesses e conhecimento nos anos de 1923 a 1924 atuando nos trâmites para a conclusão da Loja Tereza Cristina N° 5.

Considerados destemidos obreiros são:

  • Alfredo d e Vasconcelos Lins
  • Faustino Cobos,
  • Jacinto Ragazzini,
  • José Guilherme Pereira, • Manoel Varela Vidaurre,
  • Manoel Pereira Coelho
  • Nicolas S. Georgiou, •Obed Barreto,
  • Olegário de Araújo França
  • Ricardo Fernández,
  • Rodolfo Arauz,
  • Vasco da Gama Batista.

Estão sendo homenageados também, considerados valorosos irmãos e cunhadas que deram continuidade com dedicação aos ideais maçônicos, que se dedicaram na manutenção da Loja Tereza Cristina nos anos seguintes.

  • Mario Maia Lima
  • Amauri Ribeiro
  • Alberto Castro
  • Carlos Cesar da Silva
  • Alberto José Kairala Sfair
  • Francisco Soares
  • Célio Augusto Batista de Oliveira
  • Tony Frank Leverez
  • Francisco Jose Joaquim de Lima
  • Leonardo Camurça
  • Tufic Mizael Saadi Filho

Cunhadas:

  • Lucimar Rego de Albuquerque
  • Maryluce raulino da Silva

No aniversário do Centenário, outros irmãos serão homenageados pela dedicação e empenho junto a Loja, sempre com base nos princípios. Com um quadro de 35 obreiros, e um grupo com mais de 35 cunhadas, reconhecido como ‘Clube das Cunhadas Tufic Mizael Saadi Filho, que vivem na busca incessante por uma humanidade mais feliz.

A Loja Maçônica Tereza Cristina N°5 neste momento aproveita para parabenizar todos os irmãos e sabe o significado da instituição junto a sociedade, sempre em busca fraternidade em ações permanentes. “Nenhuma boa obra humana nasce sem que haja presença de uma razão moral ou de um desejo que se inspire na bondade, na sinceridade, no humanismo e na fé”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Homens são flagrados furtando fios elétricos durante dois dias em Brasiléia

Publicado

em

Primeiro dia do furto foi registrado no dia 19, por volta das 01h32.

Ações foram registradas por câmeras de segurança no Centro Antigo; moradores e empresários reclamam da recorrência do crime

Câmeras de segurança flagraram dois homens furtando fios elétricos durante a noite e madrugada em Brasiléia, em mais um caso que evidencia a recorrência desse tipo de crime nas cidades da fronteira entre Brasiléia e Epitaciolândia. As imagens foram registradas na noite da última segunda-feira (19), na Avenida Rolando Moreira, no Centro Antigo da cidade.

O primeiro flagrante ocorreu por volta de 1h40 da madrugada, em frente ao prédio abandonado do antigo Banco da Amazônia. Aproveitando-se da baixa iluminação no local, a dupla agiu com tranquilidade para cometer o furto, mesmo com a circulação de veículos pela via. Os ladrões estavam precavidos e utilizaram de uma chave para retirar os parafusos da placa.

Segunda ação dos ladrões de fios aconteceu no dia seguinte, dia 20, mas foi interrompida e a dupla foi embora.

Na noite seguinte, por volta das 23h30 do dia 20, uma nova tentativa foi registrada no mesmo local. As imagens mostram os indivíduos iniciando o furto, mas a ação foi interrompida após a chegada de um homem em uma motocicleta. Após uma breve conversa, os suspeitos fugiram correndo.

Segundo relatos de moradores, comerciantes e representantes do poder público municipal, a maioria dos envolvidos nesse tipo de crime seriam dependentes químicos, que se aproveitam de falhas no sistema judicial para permanecer em liberdade. A situação tem gerado sensação de impotência e insegurança na população, diante da repetição dos furtos e dos prejuízos causados.

Ainda de acordo com as reclamações, as autoridades policiais enfrentam dificuldades para conter os crimes, já que, mesmo identificados, os suspeitos acabam retornando às ruas, agravando os transtornos à comunidade local.

Veja a ação dos ladrões:


Primeiro dia


Segundo dia

Comentários

Continue lendo

Extra

Procissão de São Sebastião reúne fiéis, movimenta Xapuri e cidades do Acre

Publicado

em

Considerada a segunda maior festividade religiosa do estado, celebração atrai cerca de 15 mil pessoas e contou com missas, quermesses e show nacional

A tradicional procissão de São Sebastião, realizada no município de Xapuri, reafirmou neste ano sua posição como a segunda maior festividade religiosa do Acre e uma das mais prestigiadas do Brasil. O evento, que tradicionalmente reúne cerca de 15 mil fiéis, mobilizou moradores, romeiros e visitantes de diversas regiões do estado e do país.

A Paróquia São Sebastião preparou uma programação extensa, com missas diárias a partir das 19h, celebradas por padres convidados. Além das celebrações religiosas, o novenário contou com apresentações artísticas e quermesses ao final de cada noite, fortalecendo o caráter religioso e cultural da festividade.

As comemorações em Xapuri tiveram início na última sexta-feira (16) e trouxeram uma novidade neste ano. Na noite de segunda-feira (19), o cantor nacional Wanderley Andrade realizou um show com duração aproximada de duas horas e meia, animando o público em um evento considerado atípico para o período do novenário. Segundo a organização, a apresentação foi marcada por forte interação e grande participação popular.

Na capital acreana, a paróquia dedicada a São Sebastião também promoveu celebrações especiais, reforçando a tradição centenária de devoção ao santo no estado. As atividades religiosas e culturais envolveram a comunidade local e fiéis de diferentes bairros.

Na regional do Alto Acre, o município de Epitaciolândia também celebrou o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. A programação incluiu missas, bingos e outras atividades religiosas, reunindo fiéis da Paróquia de São Sebastião em momentos de fé e confraternização.

Comentários

Continue lendo

Extra

No governo Lula, Brasil tem recorde de feminicídios em 2025: média de 4 mortes por dia

Publicado

em

Feminicídios bateram recorde em 2024

Arte/Metrópoles

O Brasil registrou, em 2025, o maior número de feminicídios já contabilizado no país. Ao menos 1.470 mulheres foram assassinadas em contextos de violência doméstica, familiar ou por misoginia, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O número representa uma média de quatro mortes por dia e supera os 1.464 casos registrados em 2024, indicando um aumento mínimo de 0,41%.

A quantidade de vítimas ainda pode aumentar, uma vez que Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não enviaram as estatísticas referentes ao mês de dezembro de 2025.

Entre os estados, São Paulo lidera o ranking, com 233 casos, mesmo sem os dados de dezembro. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 139, e o Rio de Janeiro, com 104 registros.

Veja número de casos por estado:

Ao longo de 2025, os números oscilaram entre meses de alta e queda. Abril concentrou o maior número de ocorrências, com 138 feminicídios, seguido por outubro e novembro, ambos com 135 casos.

O país também registrou um avanço nas tentativas de feminicídio. Em 2025, foram 3.702 ocorrências, contra 3.185 em 2024, uma alta de 16,3%.

A média diária passou de oito tentativas por dia em 2024 para dez em 2025, reforçando o agravamento da violência contra mulheres no país.


Lei do Feminicídio

  • Em 2026, a Lei do Feminicídio, completa 11 anos desde a sanção da então presidente Dilma Rousseff (PT) em 9 março de 2015.
  • Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que endurece a pena para quem cometer o crime.
  • Agora, a prisão pelo crime pode ser de até 40 anos.
  • A pena é a maior prevista no Código Penal do país e, com a nova lei, haverá maior punição também para ocorrências de lesão corporal e violência doméstica.

Como denunciar violência contra as mulheres

A Central de Atendimento à Mulher, Ligue 180, é um serviço público que atua no combate à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Ele oferece os seguintes serviços:

  • Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços disponíveis na rede de apoio;
  • Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
  • Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede.

As ligações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil e é possível acessar o serviço por meio do chat no WhatsApp, pelo número (61) 99610-0180.

Em situações de emergência, deve-se acionar a Polícia Militar, pelo número 190.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo