Conecte-se conosco

Cotidiano

Líder de facção apontado como “braço direito” do Tenente Farias afirma que abandonou o crime

Publicado

em

A relação entre o militar e o membro do CV foi constatada pelo MP através de conversas telefônicas.

“Estou me desligando do Comando Vermelho”. Foi com esta afirmação que Agilberto Soares de Lima, conhecido no mundo do crime pelo apelido de “Jiquitaia”, anunciou esta semana seu desligamento da organização criminosa.
Ele foi um dos mais de 20 presos da Operação Sicário, desencadeada pela Polícia Civil em dezembro de 2018. Segundo as interceptações telefônicas, Jiquitaia era um dos líderes de facção extremamente próximos do Tenente Josemar Barbosa de Farias, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
“Sou o ex-Jiquitaia. Estou devolvendo minha blusa do Comando Vermelho e entregando minha vida a Cristo”, disse ele num vídeo ao lado de uma pastora. Na gravação, ele pede que “a população entenda que todos nós merecemos uma chance”. Ele estava preso na Unidade Penitenciária de Senador Guiomard e saiu no último dia 28 de janeiro.
Segundo ele, está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica e atinge o benefício de regime aberto no próximo mês de abril.
No vídeo em que anuncia sua saída do mundo do crime, Agilberto não cita o caso Tenente Farias. “Só quero pedir perdão para a sociedade, para as organizações criminosas, para a Polícia Militar e Polícia Civil. Não quero condenar, nem falar mal de ninguém. As coisas passadas não interessam mais”, afirma.
À época do andamento da Operação Sicário, o Ministério Público entendeu que Tenente Farias auxiliava Agilberto Soares, então “responsável pelo bairro Rosalinda”, a manter e expandir seus territórios, realizando a prisão de integrantes de facções rivais, ou realizando a apreensão de integrantes do próprio Comando Vermelho, possibilitando desta forma o aumento do território sob influência de “Jiquitaia”, além de atuar como escudo para o Comando Vermelho, protegendo a facção até mesmo contra a atuação policial.
A relação entre o militar e o membro do CV foi constatada pelo MP através de conversas telefônicas. De acordo com o MP, Agilberto Soares, o “Jiquitaia”, com o auxílio de Farias, passou da condição de mero integrante da facção para responsável por todo o bairro Rosalinda, gerenciando as “bocas de fumo” daquele território.
Assim, Farias também obteve benefícios, sejam financeiros, como demonstrado pelas solicitações e entrega de dinheiro realizadas e também pela imagem de policial “operacional” e “bem informado”, visto que, com o auxílio de “Jiquitaia” e outro integrante, na tomada de territórios, realizava diversas prisões e apreensões de drogas focada apenas nas facções rivais como o Bonde dos 13.
Farias foi apontado pelas investigações como o principal responsável por favorecer o crescimento da facção na capital do Acre. O militar foi denunciado por Promoção de Organização Criminosa, Peculato, Corrupção Passiva e Prevaricação. Agilberto garantiu: “não vou dar mais dor de cabeça para a polícia, quero viver minha vida com minha família e com Cristo”.
Veja o vídeo:

A denúncia foi feita pelo deputado estadual Jenildon Leite, presidente regional do PSB. O deputado é ligado ao sequestrado.

A vítima, que é pai da Miss Acre Mirim Yasmin Castro, foi deixado poucas horas depois pelos bandidos no posto de combustível Piracema, localizado no acesso Via Verde/Amapá.

Uma amiga da família do sequestrado informou que a miss Acre mirin Yasmim estava com o pai no momento do sequestro. A menina teria sido retirada do carro e os criminosos fugiram levando seu pai.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Quinari bate o Atlético Xapuriense e é o 2º finalista da Série A

Publicado

em

Foto divulgação: Comissão técnica, jogadores e torcedores comemoram a classificação

Depois de uma vitória por 5 a 4, no tempo normal, e em um empate por 0 a 0, na prorrogação, o Quinari bateu o Atlético Xapuriense por 5 a 3, nas penalidades, nesse sábado, 13, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, e garantiu a classificação para a final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A.

Contra Brasileia

O Quinari vai enfrentar Brasileia nas finais do Estadual. A equipe da Fronteira eliminou o Fluminense da Bahia e deixou o futsal de Rio Branco sem representante na decisão

Finais definidas

As finais do Campeonato Estadual estão programadas para os dias 20 e 27 deste mês. O primeiro jogo será disputado em Senador Guiomard e a segunda partida ocorre em Brasileia.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Grêmio Xapuriense vence a AFEX e fica com a taça do Estadual Sub-14

Publicado

em

Fotos Sueli Rodrigues: Grêmio Xapuriense conquistou o último título da temporada 25

O Grêmio Xapuriense venceu a AFEX por 1 a 0 neste sábado, 13, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-14.

“Conseguimos o nosso objetivo. Tivemos uma competição difícil e o mais importante é seguir com esse trabalho com as jovens da região do Alto Acre”, declarou o técnico Tiago Luiz.

11 competições

A decisão entre Grêmio Xapuriense e AFEX marcou o fechamento da temporada de 2025 das competições promovidas pela Federação de Futebol do Acre(FFAC).

“Tivemos um calendário extenso, mas realizamos as competições dentro do programado”, afirmou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Grêmio Xapuriense ganhou a competição de maneira invicta

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Inter define Tite como alvo para treinador em 2026

Publicado

em

Clube gaúcho anunciou Abel Braga como diretor técnico e iniciou tratativas com o ex-treinador da seleção brasileira, de acordo com o portal ge

Tite teve passagem vitoriosa pelo Inter entre 2008 e 2009 – Edison Vara/Placar

Placar

O Internacional definiu seu alvo para substituir Abel Braga no comando técnico da equipe para 2026: Tite. O portal ge informou nesta sexta-feira, 12,  que o Colorado fez uma proposta ao ex-treinador de Corinthians, Flamengo e da seleção brasileira e agora espera um retorno até a próxima segunda-feira, 15. Alessandro Barcelos, presidente do Colorado, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, 12, e falou sobre o interesse em Tite.

Ao ser questionado sobre o interesse em Tite, Barcelos negou uma “busca formal”, mas fez elogios ao treinador gaúcho de Caxias do Sul , que teve passagem vitoriosa pelo Inter, e também no rival Grêmio.

“O Tite é um grande treinador. Evidente que sempre estará na pauta na medida que decidiu voltar ao trabalho. Faz parte das movimentações, mas formalmente não tive esta conversa ainda, porque a gente entende que é necessário construir um ambiente de perfil de treinadores”, comentou o presidente do Inter.

Ainda na coletiva, Barcelos confirmou Abel Braga como diretor técnico do clube. “O Abel não parou de trabalhar desde domingo, tem trabalhado diariamente conosco, já na perspectiva da busca de um novo treinador”, disse o presidente. O mandatário ainda falou que o contrato de Abel será de um ano.

Tite: último trabalho e passagem pelo Inter

O último trabalho de Tite foi no Flamengo, entre outubro de 2023 até setembro de 2024. Sua demissão aconteceu após a eliminação do rubro-negro na Libertadores contra o Peñarol. No Mengão, o treinador conquistou o Campeonato Carioca de 2024 e comandou a equipe em 70 partidas, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas.

Tite chegou a acertar seu retorno ao Corinthians, pelo qual conquistou as maiores glórias de sua carreira, no meio desta temporada, mas acabou desistindo alegando problemas de saúde mental.

Tite treinou o Colorado entre junho de 2008 e outubro de 2009. Na ocasião, ganhou a Sul-Americana de 2008, o Campeonato Gaúcho de 2009 e a Copa Suruga de 2009. O treinador comandou o clube em 109 partidas, com 58 vitórias, 24 empates e 27 derrotas.

Comentários

Continue lendo