Acre
Leila define seu mandato como: “Uma gestão de grandes avanços”
A prefeita de Brasiléia Leila Galvão reuniu a imprensa local fazer uma avaliação de seu mandato. A recepção da imprensa que aconteceu em seu gabinete.
Em oitos anos na gestão da prefeitura, Leila disse ter a sensasão de dever cumprido por ter conseguido trazer grandes avanços para Brasiléia, e sempre trabalhou em prol da melhoria de vida da nossa população. “Estou fechando o nosso mandato confiante e feliz com resultados alcançados, na educação vamos entregar para próximo prefeito as escolas ocupando o primeiro lugar no IDEB estadual é uma grande conquista”. Leila lembra que quando assumiu a prefeitura não existia nenhuma indústria.
Hoje Brasiléia tem varias indústrias, cadeias produtivas, como a do frango, peixe, suíno, milho, castanha, e leite. “E esses empreendimentos gera mais emprego do que a prefeitura oferta, esses resultados são significativos. Fechar nossa gestão adimplente representa a facilidade para receber recursos dos governos, pra nós é uma satisfação.” completou.
Das 22 prefeituras do Acre apenas três estão nessas condições, à prefeitura de Rio Branco, Acrelândia e Brasiléia.
O Municipio de Brasiléia é um dos que mais avançou em sua política de desenvolvimento. Leila Galvão reconhece que sem as parcerias dos Ex-governadores Jorge Viana e Binho Marques que abraçaram e ajudaram nas ações realizadas em Brasiléia, e agora com o governador Tião Viana não teria avançado tanto. “Esses três governadores sempre apoiaram os projetos que nós apresentamos. Os resultados e o desenvolvimento que percebemos em nosso município é fruto dessa articulação construída com muita seriedade e transparência”.
Mesmo encerrando seu mandato em dezembro de 2012, a prefeita Leila deixa assegurado um volume considerável de recursos para execução de várias obras na próxima gestão.
Investimentos assegurados
Através de parcerias importantes com os governos Federal, Estadual e parlamentares, a prefeita Leila Galvão assegurou recursos para garantir a conclusão de obras que estão em andamento e grande relevância para o município. Como por exemplo, Orla do Rio acre, Campus Universitário da UFAC, Biblioteca Pública (antiga 3 de julho), 1º etapa da duplicação Avenida Manoel Marinho Monte,Reforma e ampliação da escola Os Pastorinhos, e Praça no bairro Eldorado.
Contas pagas
Leila afirmou que todos os compromissos, como pagamento de salários e do décimo terceiro dos servidores, como também de fornecedores estão sendo pagos, todas as contas da prefeitura estão organizadas.
Leila deixa mais de três milhões e meio na conta da prefeitura
A prefeita Leila vai deixando mais de três milhões e meio no caixa da prefeitura para ser investidos nas diversas áreas. Leila considerou o volume de recurso como positivo: “Isso representa uma condição para o próximo gestor iniciar e desenvolver os projetos em andamento com recursos que já está garantido na conta”.
Saúde: 600 mil reias
Repasse do governo federal (convênios): 700 mil reias
Educação: cerca de 1 milhão e meio.
Esporte: Mais 50 mil reias
Infraestrutura. Mais de 1 milhão e trezentos mil reias.
Por Verônica Rodrigues – acnoticias.com
Comentários
Acre
Dupla em moto assalta caminhão de concessionária e esconde carga em Rio Branco
Policiais do 2º Batalhão recuperam 4 motos e 2 quadriciclos roubados em operação após denúncias na Vila Acre; carga estava escondida em propriedade rural abandonada

Após buscas pela localidade, 4 motocicletas sendo 3 Titan Fan, uma Pop 100 e dois quadriciclos foram encontrados escondidos em aérea de mata, dentro de uma propriedade rural aparentemente abandonada. Foto: captada
Um caminhão de uma concessionária de motos de Rio Branco foi alvo de um ousado assalto na manhã desta terça-feira (22) na Via Chico Mendes, no bairro Vila Acre, segundo distrito da capital. De acordo com a Polícia Militar, uma dupla armada em uma motocicleta interceptou o veículo e levou a carga.
O Centro de Operações da PM (COPOM) acionou imediatamente guarnições do 2º Batalhão, sob comando do Tenente Coronel Felipe Russo, que iniciaram buscas intensivas na região. Com apoio de inteligência policial e denúncias da população, as investigações apontaram que os criminosos haviam escondido a mercadoria em uma área de mata no ramal do Canil.
Carga recuperada
Em uma propriedade rural aparentemente abandonada, os policiais localizaram quatro motocicletas – três Honda Titan Fan e uma Pop 100 – além de dois quadriciclos, todos intactos. Os veículos foram levados para a delegacia como prova do crime.

O roubo aconteceu na Via Chico Mendes, no bairro Vila Acre, no segundo distrito da capital. Foto: captada
A polícia suspeita que os assaltantes agem em esquema especializado no roubo de cargas e podem estar ligados a outros casos na região. As buscas pelos criminosos continuam, e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas para identificação da dupla.
Dados do Caso:
Ocorrência: Roubo de caminhão de concessionária
Local: Via Chico Mendes, Vila Acre (Rio Branco)
Material Recuperado: 4 motos e 2 quadriciclos
Esconderijo: Propriedade rural no ramal do Canil
Investigação: PM analisa câmeras e busca suspeitos

O trabalho de inteligência juntamente com informações obtidas através de denúncias, apontavam que a carga roubada estaria escondida no ramal do Canil. Foto: captada
Comentários
Acre
Com austeridade e cortes inéditos, Joabe Lira garante equilíbrio fiscal e fortalece o Legislativo
A Câmara Municipal de Rio Branco encerrou o primeiro semestre legislativo de 2025 com destaque para o equilíbrio nas contas, avanço em projetos de impacto social e econômico e ações de aproximação com a população. A avaliação foi feita pelo presidente da Casa, vereador Joabe Lira.
Entre as principais medidas administrativas adotadas, o presidente ressaltou a suspensão das viagens de vereadores para cursos fora do estado — uma decisão inédita que, segundo ele, demonstra o compromisso com a austeridade e o uso responsável dos recursos públicos. “Foi uma medida simbólica e necessária. A Câmara é um poder independente, mas também precisa dar exemplo em tempos de contenção”, destacou.
Durante o semestre, o Legislativo aprovou a redução de 50% do IPTU para áreas industriais, uma proposta considerada estratégica para a geração de empregos e estímulo ao setor produtivo da capital. “A Câmara tem um papel importante no desenvolvimento urbano e econômico da cidade”, disse Joabe.
A primeira sessão itinerante da legislatura também foi realizada neste período. De acordo com o presidente, a ação será expandida por meio de um calendário fixo de escutas públicas nos bairros e a criação de uma ouvidoria ativa. “Queremos garantir que a população tenha voz e se sinta parte do processo político”, reforçou.
Joabe Lira também comentou a relação com o Executivo e a oposição, afirmando que a Casa tem atuado com independência e diálogo. “Nosso papel é fiscalizar, propor e votar com responsabilidade. Todos os parlamentares, independentemente de posição, têm sido ouvidos”, afirmou.
Para o segundo semestre, a Mesa Diretora planeja manter a regularidade das sessões e fortalecer as comissões temáticas. As prioridades legislativas incluem projetos nas áreas da educação, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico. “Nosso compromisso é seguir entregando resultados e aproximando a Câmara da população”, concluiu.
Comentários
Acre
Famílias afetadas pela seca recebem abastecimento de água potável

(Foto: Secom)
Em resposta aos impactos causados pela forte estiagem, a Prefeitura de Rio Branco realiza ações de abastecimento de água potável às famílias atingidas pela seca. A iniciativa tem como principal objetivo assegurar o acesso à água de qualidade para consumo humano, especialmente nas comunidades mais vulneráveis à escassez hídrica.
O trabalho é coordenado pela Defesa Civil Municipal, em parceria com outras secretarias, demonstrando o compromisso da gestão em proteger a saúde e o bem-estar da população diante da crise ambiental. As equipes continuam atuando de forma permanente para atender às demandas emergenciais, levando suporte às áreas mais afetadas pela falta de chuvas.
O coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, destacou a importância da ação. “Estamos enfrentando um período de estiagem severa e nosso trabalho tem sido essencial para garantir que nenhuma família fique sem acesso à água potável. A Defesa Civil segue atenta e mobilizada para atender a todas as regiões afetadas”, afirmou.
Você precisa fazer login para comentar.