Acre
Legislativo de Assis Brasil realizou sua quinta sessão ordinária.
Confira o que os vereadores falaram na Tribuna
Na manhã da Terça-Feira (28), o Legislativo de Assis Brasil realizou sua 5ª Sessão Ordinária do 1º ano da 10ª Legislatura, aonde estiveram presentes os Vereadores: Gilda Almeida (PR), Wendell Gonçalves (PR), Ana Cláudia Gonçalves (PSD), Manoel Matias (PSD), Antônio Camelo (PP), Lázaro Brasil (PC do B), Ivelina Marques (PT) e Antônia Cavalcante (PC do B).
Veja abaixo os discursos feitos na Tribuna da Casa:
MANOEL MATIAS DE SALES – PSD: iniciou falando sobre o matadouro que com o fechamento ocasionou muito prejuízo ao município, mas destacou que há uma grande esperança e talvez dentro de um mês possa acontecer algumas deliberações a respeito da sua reabertura. Dentre outras enfatizou também que todas as vezes que sai à rua, a população cobra uma ação do Legislativo.
WENDELL GONÇALVES MARQUES – PR, sobre o quarto Encontro de Vereadores do Estado do Acre, aonde pode conhecer praticamente todos os vereadores do Estado, aonde destacou que também estiveram ali, Deputados e Senadores. Parabenizou a Secretária de Ação Social pela iniciativa de querer mostrar como estão acontecendo as atividades da sua Secretaria no Município. Também falou que esteve acompanhando no grupo do WhatsApp a votação sobre o Concurso público de Assis Brasil e disse que essa era uma batalha não era só dele ou do Prefeito e Secretários, mas sim de todo o povo. Deus é justo e graças a Deus os Desembargadores entenderam isso. Informou também que a Prefeitura ainda não recebeu o documento do Desembargador, mas assim que receber deverá tomar as medidas necessárias para convocar os aprovados. Dentre outras coisas falou sobre suas indicações à Prefeitura e ressaltou que os Vereadores estão fazendo o papel de orientar o Executivo e uma indicação do tipo das que estão sendo feitas, a Prefeitura precisa atender para se precaver de possíveis acidentes, é necessário haver uma sensibilidade maior pelo menos com certas indicações.
Disse que é novato na Casa e, está aprendendo bastante com os demais Vereadores, bem como tem fé em Deus que um dia chegará ao patamar dos demais no que se refere a discutir as matérias que chegam à Casa e discursos na Tribuna. Após a introdução, o Parlamentar reclamou do tratamento que é dado aos indígenas nos setores públicos, enfatizando que os mesmos são massacrados e mal atendidos, onde relatou um assalto a um idoso indígena e que quando o mesmo foi à Delegacia, não foi atendido na ordem que chegou, sendo deixado para ser atendido depois de outras pessoas que haviam chegado depois dele. Dentre outras coisas criticou as condições ruins do Ramal do Icuriã, destacando que não só os indígenas sofrem com essa precariedade, mas também os toyoteiros, os Agentes de Saúde, equipes de Educação e todos aqueles que trabalham com o povo indígena, bem como todos aqueles precisam transitar no referido ramal. No tocante reivindicou melhorias para o ramal, explicando que com a recuperação deste, tudo mais irá bem.
IVELINA MARQUES DE ARAÚJO SOUZA – PT indagou o fato de não entender porque os aprovados no concurso acharam que os Vereadores que votamos a favor do Projeto de Lei 005, são contra eles. No que enfatizou que foram feitas diversas alterações no Projeto, justamente visando assegurar o direito daqueles que passaram no concurso. Ainda ressaltou que não gostou da forma como o PL chegou à Casa, pois o prazo foi muito curto, mas se fazia necessário tomar uma decisão para resolver a questão. Lembrou que no final de abril deverá haver seletivo para contratação de novos profissionais. Outro assunto que discorreu foi sobre ter sido muito questionada com relação aos descontos que os provisórios estão tendo em seus pagamentos, no que solicitou da Casa o envio de ofício, pedindo as informações a esse respeito e se vai continuar acontecendo. Dentre outras cosas denotou sua preocupação com o transporte escolar, pois não está definido se vai ter transporte para todos os alunos da redondeza porque o recurso que vem para o transporte não é suficiente para cobrir todas as despesas, sem contar que por conta das condições dos ramais, o aluguel das toyotas fica muito caro.
ANA CLÁUDIA DA SILVA GONÇALVES DE MORAES – PSD, Relatou que recebeu reclamações dos moradores da zona rural em relação aos trilheiros que usam os ramais para diversão e acabam piorando as condições dos ramais, enfatizando que há o pensamento por parte dos colonos de fazer um abaixo assinado para acabar com o evento realizado por estes trilheiros. Com relação ao transporte escolar do município, salientou que, todos reivindicam o transporte e precisa-se de uma resposta da Prefeitura. Dentre outras coisas parabenizou a Secretária de Ação Social, Hélem Duarte, pela realização semanal da festa para os idosos, denominado Forró Pé de Serra, pois é uma forma de muitos idosos saírem de casa. Relatou também que esteve conversando com filha de uma idosa e a mesma disse que antes sua mãe estava aborrecida o tempo inteiro mas depois que começou a frequentar a festinha já está bem melhor e feliz. Para concluir chamou a atenção do Conselho Tutelar no tocante a estar mais ativo pois esteve observando que muitas adolescentes estão frequentando bares na cidade e provavelmente exista o envolvimento nas drogas e essa é uma grande preocupação para o Poder Público.
GILDA ALMEIDA DA SILVA DAMASCENO – PR, Solidarizou-se com a Vereadora Ivelina Marques e lhe aconselhou a não se sentir mal com as reclamações das pessoas no que se refere a ela ter votado a favor da PL 005/2017, aonde destacou que conhece o seu caráter e ela fez o certo em votar a favor, tendo em vista que o povo precisava de uma resposta para o início das aulas. Também falou da legalidade da cobrança do DAN e INSS cobrado pelo Executivo sobre as notas de serviço prestado, bem como falou sobre a importância da Câmara Municipal de Assis Brasil participar como membro ativo da Associação de Câmaras do Estado do Are, uma vez que depois do Encontro das Câmaras foi observado que o Legislativo de Assis Brasil terá grandes benefícios com o assessoramento jurídico oferecido pela Associação. Dentre outras coisas falou sobre a conquista das Carteirinhas dos Vereadores, que há mais de duas gestões os Parlamentares não estavam tendo essa Carteirinha e em seus primeiros meses de mandato como Presidente conseguiu confeccioná-las. Aonde no momento de seu discurso, solicitou a Assessora Parlamentar que entregasse as referidas carteirinhas para todos os Vereadores, e todos ficaram muito felizes e agradecidos a ela.
Vale lembrar que na referida Sessão foi aprovado o Projeto de Lei nº 007/2017, por unanimidade entre os Parlamentares presentes. O Prefeito da cidade, Antônio Barbosa de Sousa, o Zum (PSDB), esteve na plateia prestigiando a Sessão Legislativa, juntamente com alguns Secretários e demais funcionários.
Por Antônia Nascimento
Comentários
Acre
Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março
Podem participar mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de diversas áreas
Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.
Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, terão apoio até 300 planos de inovação e até 150 deeptechs serão atendidas. Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas.
A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.
Catalisa
O Catalisa usa os princípios da inovação aberta para conectar pessoas e organizações com o objetivo de gerar soluções, abrir mercados e ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.
Há quatro linhas de atuação: Catalisa HUB, Catalisa Corp, Catalisa ICT e Catalisa GOV. Entre as vantagens do Catalisa para os participantes, destacam-se: acesso à inteligência coletiva para resolver problemas; redução de custos, tempo e riscos dos seus projetos de inovação; e desenvolvimento de novos negócios a partir de pesquisas de base tecnológica.
Para obter mais informações e se inscrever no programa, acesse sebrae.com.br/catalisaict. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Comentários
Acre
Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso
Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.
Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.
As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.
O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.
Comentários
Acre
PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317
Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.
No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.
Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.
Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.
Você precisa fazer login para comentar.