Conecte-se conosco

Acre

Legislativo de Assis Brasil realizou sua quinta sessão ordinária.

Publicado

em

Confira o que os vereadores falaram na Tribuna

Na manhã da Terça-Feira (28), o Legislativo de Assis Brasil realizou sua 5ª Sessão Ordinária do 1º ano da 10ª Legislatura, aonde estiveram presentes os Vereadores: Gilda Almeida (PR), Wendell Gonçalves (PR), Ana Cláudia Gonçalves (PSD), Manoel Matias (PSD), Antônio Camelo (PP), Lázaro Brasil (PC do B), Ivelina Marques (PT) e Antônia Cavalcante (PC do B).

Veja abaixo os discursos feitos na Tribuna da Casa:

MANOEL MATIAS DE SALES – PSD: iniciou falando sobre o matadouro que com o fechamento ocasionou muito prejuízo ao município, mas destacou que há uma grande esperança e talvez dentro de um mês possa acontecer algumas deliberações a respeito da sua reabertura. Dentre outras enfatizou também que todas as vezes que sai à rua, a população cobra uma ação do Legislativo.

WENDELL GONÇALVES MARQUES – PR, sobre o quarto Encontro de Vereadores do Estado do Acre, aonde pode conhecer praticamente todos os vereadores do Estado, aonde destacou que também estiveram ali, Deputados e Senadores. Parabenizou a Secretária de Ação Social pela iniciativa de querer mostrar como estão acontecendo as atividades da sua Secretaria no Município. Também falou que esteve acompanhando no grupo do WhatsApp a votação sobre o Concurso público de Assis Brasil e disse que essa era uma batalha não era só dele ou do Prefeito e Secretários, mas sim de todo o povo. Deus é justo e graças a Deus os Desembargadores entenderam isso. Informou também que a Prefeitura ainda não recebeu o documento do Desembargador, mas assim que receber deverá tomar as medidas necessárias para convocar os aprovados. Dentre outras coisas falou sobre suas indicações à Prefeitura e ressaltou que os Vereadores estão fazendo o papel de orientar o Executivo e uma indicação do tipo das que estão sendo feitas, a Prefeitura precisa atender para se precaver de possíveis acidentes, é necessário haver uma sensibilidade maior pelo menos com certas indicações.

Disse que é novato na Casa e, está aprendendo bastante com os demais Vereadores, bem como tem fé em Deus que um dia chegará ao patamar dos demais no que se refere a discutir as matérias que chegam à Casa e discursos na Tribuna. Após a introdução, o Parlamentar reclamou do tratamento que é dado aos indígenas nos setores públicos, enfatizando que os mesmos são massacrados e mal atendidos, onde relatou um assalto a um idoso indígena e que quando o mesmo foi à Delegacia, não foi atendido na ordem que chegou, sendo deixado para ser atendido depois de outras pessoas que haviam chegado depois dele. Dentre outras coisas criticou as condições ruins do Ramal do Icuriã, destacando que não só os indígenas sofrem com essa precariedade, mas também os toyoteiros, os Agentes de Saúde, equipes de Educação e todos aqueles que trabalham com o povo indígena, bem como todos aqueles precisam transitar no referido ramal. No tocante reivindicou melhorias para o ramal, explicando que com a recuperação deste, tudo mais irá bem.

IVELINA MARQUES DE ARAÚJO SOUZA – PT indagou o fato de não entender porque os aprovados no concurso acharam que os Vereadores que votamos a favor do Projeto de Lei 005, são contra eles. No que enfatizou que foram feitas diversas alterações no Projeto, justamente visando assegurar o direito daqueles que passaram no concurso. Ainda ressaltou que não gostou da forma como o PL chegou à Casa, pois o prazo foi muito curto, mas se fazia necessário tomar uma decisão para resolver a questão. Lembrou que no final de abril deverá haver seletivo para contratação de novos profissionais. Outro assunto que discorreu foi sobre ter sido muito questionada com relação aos descontos que os provisórios estão tendo em seus pagamentos, no que solicitou da Casa o envio de ofício, pedindo as informações a esse respeito e se vai continuar acontecendo. Dentre outras cosas denotou sua preocupação com o transporte escolar, pois não está definido se vai ter transporte para todos os alunos da redondeza porque o recurso que vem para o transporte não é suficiente para cobrir todas as despesas, sem contar que por conta das condições dos ramais, o aluguel das toyotas fica muito caro.

ANA CLÁUDIA DA SILVA GONÇALVES DE MORAES – PSD, Relatou que recebeu reclamações dos moradores da zona rural em relação aos trilheiros que usam os ramais para diversão e acabam piorando as condições dos ramais, enfatizando que há o pensamento por parte dos colonos de fazer um abaixo assinado para acabar com o evento realizado por estes trilheiros. Com relação ao transporte escolar do município, salientou que, todos reivindicam o transporte e precisa-se de uma resposta da Prefeitura. Dentre outras coisas parabenizou a Secretária de Ação Social, Hélem Duarte, pela realização semanal da festa para os idosos, denominado Forró Pé de Serra, pois é uma forma de muitos idosos saírem de casa. Relatou também que esteve conversando com filha de uma idosa e a mesma disse que antes sua mãe estava aborrecida o tempo inteiro mas depois que começou a frequentar a festinha já está bem melhor e feliz. Para concluir chamou a atenção do Conselho Tutelar no tocante a estar mais ativo pois esteve observando que muitas adolescentes estão frequentando bares na cidade e provavelmente exista o envolvimento nas drogas e essa é uma grande preocupação para o Poder Público.

GILDA ALMEIDA DA SILVA DAMASCENO – PR, Solidarizou-se com a Vereadora Ivelina Marques e lhe aconselhou a não se sentir mal com as reclamações das pessoas no que se refere a ela ter votado a favor da PL 005/2017, aonde destacou que conhece o seu caráter e ela fez o certo em votar a favor, tendo em vista que o povo precisava de uma resposta para o início das aulas. Também falou da legalidade da cobrança do DAN e  INSS cobrado pelo Executivo sobre as notas de serviço prestado, bem como falou sobre a importância da Câmara Municipal de Assis Brasil participar como membro ativo da Associação de Câmaras do Estado do Are, uma vez que depois do Encontro das Câmaras foi observado que o Legislativo de Assis Brasil terá grandes benefícios com o assessoramento jurídico oferecido pela Associação. Dentre outras coisas falou sobre a conquista das Carteirinhas dos Vereadores, que há mais de duas gestões os Parlamentares não estavam tendo essa Carteirinha e em seus primeiros meses de mandato como Presidente conseguiu confeccioná-las. Aonde no momento de seu discurso, solicitou a Assessora Parlamentar que entregasse as referidas carteirinhas para todos os Vereadores, e todos ficaram muito felizes e agradecidos a ela.

Vale lembrar que na referida Sessão foi aprovado o Projeto de Lei nº 007/2017, por unanimidade entre os Parlamentares presentes. O Prefeito da cidade, Antônio Barbosa de Sousa, o Zum (PSDB), esteve na plateia prestigiando a Sessão Legislativa, juntamente com alguns Secretários e demais funcionários.


Por Antônia Nascimento

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior

Publicado

em

Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) e o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicaram, nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial, o Edital nº 045 SEAD/DETRAN, que traz o resultado e a classificação preliminar do concurso público destinado ao provimento de cargos de nível superior. O certame é regido pelo Edital de Abertura nº 001/2024, lançado em 8 de abril do ano passado.

O documento apresenta a relação preliminar de candidatos aprovados, organizada por cargo, número de vagas, nome, inscrição, nota final e classificação geral. A lista completa está disponível no edital.

Conforme o cronograma, os candidatos poderão apresentar recursos contra o resultado preliminar entre 00h do dia 8 de dezembro de 2025 e 23h59 do dia 9 de dezembro de 2025, no horário de Brasília. Os recursos deverão ser enviados exclusivamente por meio de formulário próprio, disponível no site www.institutoaocp.org.br.

O boletim de desempenho individual também poderá ser consultado no mesmo endereço eletrônico, pelo prazo de até 30 dias após a publicação do edital.

A organização do certame reforça que todas as etapas seguem as regras previstas no Edital nº 001 SEAD/DETRAN, de 8 de abril de 2024. Em caso de dúvidas, os candidatos podem contatar o Instituto AOCP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou acessar o site citado no documento.

O edital é assinado por Keuly Tavares Queiroz Costa, secretária de Estado de Administração em exercício, e Taynara Martins Barbosa, presidente do Detran-AC.

Comentários

Continue lendo

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo