fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Legislativo de Assis Brasil realizou sua quinta sessão ordinária.

Publicado

em

Confira o que os vereadores falaram na Tribuna

Na manhã da Terça-Feira (28), o Legislativo de Assis Brasil realizou sua 5ª Sessão Ordinária do 1º ano da 10ª Legislatura, aonde estiveram presentes os Vereadores: Gilda Almeida (PR), Wendell Gonçalves (PR), Ana Cláudia Gonçalves (PSD), Manoel Matias (PSD), Antônio Camelo (PP), Lázaro Brasil (PC do B), Ivelina Marques (PT) e Antônia Cavalcante (PC do B).

Veja abaixo os discursos feitos na Tribuna da Casa:

MANOEL MATIAS DE SALES – PSD: iniciou falando sobre o matadouro que com o fechamento ocasionou muito prejuízo ao município, mas destacou que há uma grande esperança e talvez dentro de um mês possa acontecer algumas deliberações a respeito da sua reabertura. Dentre outras enfatizou também que todas as vezes que sai à rua, a população cobra uma ação do Legislativo.

WENDELL GONÇALVES MARQUES – PR, sobre o quarto Encontro de Vereadores do Estado do Acre, aonde pode conhecer praticamente todos os vereadores do Estado, aonde destacou que também estiveram ali, Deputados e Senadores. Parabenizou a Secretária de Ação Social pela iniciativa de querer mostrar como estão acontecendo as atividades da sua Secretaria no Município. Também falou que esteve acompanhando no grupo do WhatsApp a votação sobre o Concurso público de Assis Brasil e disse que essa era uma batalha não era só dele ou do Prefeito e Secretários, mas sim de todo o povo. Deus é justo e graças a Deus os Desembargadores entenderam isso. Informou também que a Prefeitura ainda não recebeu o documento do Desembargador, mas assim que receber deverá tomar as medidas necessárias para convocar os aprovados. Dentre outras coisas falou sobre suas indicações à Prefeitura e ressaltou que os Vereadores estão fazendo o papel de orientar o Executivo e uma indicação do tipo das que estão sendo feitas, a Prefeitura precisa atender para se precaver de possíveis acidentes, é necessário haver uma sensibilidade maior pelo menos com certas indicações.

Disse que é novato na Casa e, está aprendendo bastante com os demais Vereadores, bem como tem fé em Deus que um dia chegará ao patamar dos demais no que se refere a discutir as matérias que chegam à Casa e discursos na Tribuna. Após a introdução, o Parlamentar reclamou do tratamento que é dado aos indígenas nos setores públicos, enfatizando que os mesmos são massacrados e mal atendidos, onde relatou um assalto a um idoso indígena e que quando o mesmo foi à Delegacia, não foi atendido na ordem que chegou, sendo deixado para ser atendido depois de outras pessoas que haviam chegado depois dele. Dentre outras coisas criticou as condições ruins do Ramal do Icuriã, destacando que não só os indígenas sofrem com essa precariedade, mas também os toyoteiros, os Agentes de Saúde, equipes de Educação e todos aqueles que trabalham com o povo indígena, bem como todos aqueles precisam transitar no referido ramal. No tocante reivindicou melhorias para o ramal, explicando que com a recuperação deste, tudo mais irá bem.

IVELINA MARQUES DE ARAÚJO SOUZA – PT indagou o fato de não entender porque os aprovados no concurso acharam que os Vereadores que votamos a favor do Projeto de Lei 005, são contra eles. No que enfatizou que foram feitas diversas alterações no Projeto, justamente visando assegurar o direito daqueles que passaram no concurso. Ainda ressaltou que não gostou da forma como o PL chegou à Casa, pois o prazo foi muito curto, mas se fazia necessário tomar uma decisão para resolver a questão. Lembrou que no final de abril deverá haver seletivo para contratação de novos profissionais. Outro assunto que discorreu foi sobre ter sido muito questionada com relação aos descontos que os provisórios estão tendo em seus pagamentos, no que solicitou da Casa o envio de ofício, pedindo as informações a esse respeito e se vai continuar acontecendo. Dentre outras cosas denotou sua preocupação com o transporte escolar, pois não está definido se vai ter transporte para todos os alunos da redondeza porque o recurso que vem para o transporte não é suficiente para cobrir todas as despesas, sem contar que por conta das condições dos ramais, o aluguel das toyotas fica muito caro.

ANA CLÁUDIA DA SILVA GONÇALVES DE MORAES – PSD, Relatou que recebeu reclamações dos moradores da zona rural em relação aos trilheiros que usam os ramais para diversão e acabam piorando as condições dos ramais, enfatizando que há o pensamento por parte dos colonos de fazer um abaixo assinado para acabar com o evento realizado por estes trilheiros. Com relação ao transporte escolar do município, salientou que, todos reivindicam o transporte e precisa-se de uma resposta da Prefeitura. Dentre outras coisas parabenizou a Secretária de Ação Social, Hélem Duarte, pela realização semanal da festa para os idosos, denominado Forró Pé de Serra, pois é uma forma de muitos idosos saírem de casa. Relatou também que esteve conversando com filha de uma idosa e a mesma disse que antes sua mãe estava aborrecida o tempo inteiro mas depois que começou a frequentar a festinha já está bem melhor e feliz. Para concluir chamou a atenção do Conselho Tutelar no tocante a estar mais ativo pois esteve observando que muitas adolescentes estão frequentando bares na cidade e provavelmente exista o envolvimento nas drogas e essa é uma grande preocupação para o Poder Público.

GILDA ALMEIDA DA SILVA DAMASCENO – PR, Solidarizou-se com a Vereadora Ivelina Marques e lhe aconselhou a não se sentir mal com as reclamações das pessoas no que se refere a ela ter votado a favor da PL 005/2017, aonde destacou que conhece o seu caráter e ela fez o certo em votar a favor, tendo em vista que o povo precisava de uma resposta para o início das aulas. Também falou da legalidade da cobrança do DAN e  INSS cobrado pelo Executivo sobre as notas de serviço prestado, bem como falou sobre a importância da Câmara Municipal de Assis Brasil participar como membro ativo da Associação de Câmaras do Estado do Are, uma vez que depois do Encontro das Câmaras foi observado que o Legislativo de Assis Brasil terá grandes benefícios com o assessoramento jurídico oferecido pela Associação. Dentre outras coisas falou sobre a conquista das Carteirinhas dos Vereadores, que há mais de duas gestões os Parlamentares não estavam tendo essa Carteirinha e em seus primeiros meses de mandato como Presidente conseguiu confeccioná-las. Aonde no momento de seu discurso, solicitou a Assessora Parlamentar que entregasse as referidas carteirinhas para todos os Vereadores, e todos ficaram muito felizes e agradecidos a ela.

Vale lembrar que na referida Sessão foi aprovado o Projeto de Lei nº 007/2017, por unanimidade entre os Parlamentares presentes. O Prefeito da cidade, Antônio Barbosa de Sousa, o Zum (PSDB), esteve na plateia prestigiando a Sessão Legislativa, juntamente com alguns Secretários e demais funcionários.


Por Antônia Nascimento

Comentários

Continue lendo

Acre

Professores da Ufac rejeitam proposta do Governo Federal e discussão sobre greve é antecipada

Publicado

em

Após rejeição de docentes, discussão foi adiada para a próxima segunda-feira (29)

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre já registra mais de mil casos de malária em 2024

Publicado

em

Equipe técnica da Sesacre já está traçando uma visita técnica em conjunto com o Programa Nacional de Controle Malária do Ministério da Saúde Foto: Arquivo

No Dia Mundial da Luta Contra a Malária, celebrado em todo o mundo nesta quinta-feira, 25, dados registrados pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) revelam que, em 2022, foram notificados 6.139 casos da doença e, em 2023, 5.204 casos, o que representa uma redução de 15,2% das ocorrências no estado.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, os municípios com maior incidência da enfermidade se encontram no Vale do Juruá: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Nos três primeiros meses de 2024, foram confirmados 1.042 casos. Desses, 95,3% foram registrados nesses municípios.

O Acre está entre os estados com as maiores taxas da doença, representando 3,9% do total de número de casos de malária registrados na região amazônica em 2023. “Por isso, o Estado aderiu ao Plano Nacional de Eliminação da Malária, que prevê a extinção da doença no território brasileiro até 2035”, declarou o chefe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde da Sesacre, Júnior Pinheiro.

Apesar de potencialmente fatal, a malária é uma doença curável e evitável. É causada por parasitas inoculados por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles infectadas, também conhecidos como mosquito-prego. Existem cinco espécies de parasitas que causam malária em humanos; entre elas, o Plasmodium falciparum e o Plasmodium vivax representam a maior ameaça.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), aumento do baço e, por vezes, delírios. No caso de infecção por Plasmodium falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença. Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.

Transmissão

O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente pela picada da fêmea do mosquito Anopheles infectada por Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como ocorre no compartilhamento de seringas (comum no caso de usuários de drogas), transfusão de sangue ou da mãe para o feto, na gravidez.

Tratamento

Em geral, após a confirmação da malária, o paciente recebe tratamento em regime ambulatorial, com medicamentos que são fornecidos gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente os casos graves devem receber hospitalização imediata.

O tratamento indicado depende de alguns fatores, como a espécie do protozoário infectante, a idade do paciente e condições associadas, como gravidez e outros problemas de saúde, além do nível de gravidade da doença.

Prevenção

Medidas de prevenção individual: uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, uso de repelentes e telas em portas e janelas.

Medidas de prevenção coletiva: drenagem, obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterros, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoria da moradia e das condições de trabalho e uso racional da terra.

Fontes:

Fundação Oswaldo Cruz

Ministério da Saúde. Saúde de A a Z

Organização Mundial da Saúde

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito participa do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, em Rio Branco

Publicado

em

Por

O prefeito de Rio Branco participou, nesta quinta-feira (25),do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, que é realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). O encontro reúne especialistas do setor, autoridades políticas e empresários, onde são discutidos propostas para o avanço da construção civil nessas regiões. O evento ocorrerá durante dois dias na capital acreana.

No primeiro dia foram abordados temas relacionados aos desafios enfrentados pelo setor, a importância da construção civil para a primeira infância, as articulações entre o governo federal e as secretarias de habitação dos estados, além de destacar o papel do Acre na integração regional com os países vizinhos e o apoio do Sebrae para aumentar a produtividade do setor.

“Estamos reunidos num grande debate sobre como desenvolver a região Norte-Nordeste. A engenharia está presente através dos presidentes dos CREAs, dos estados da região norte-nordeste, que juntamente com a Federação Nacional da Indústria da Construção estão aqui nesse debate de trazer a discussão, identificar os desafios e propor as melhores soluções para o desenvolvimento dessas duas regiões, com a participação da prefeitura, grandes obras que trazem melhorias para a nossa população, na infraestrutura, na mobilidade e na habitação também”, explicou a presidente do CREA/AC.

Bocalom: “A construção civil gera grande número de empregos” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco falou sobre a importância do Fórum na capital e lembrou do avanço da construção civil nos últimos três anos.

“Aqui em Rio Branco, a construção civil, as empresas da construção civil, estão felicíssimas pelo trabalho que a prefeitura vem fazendo, pelas gerações de oportunidades que a Prefeitura de Rio Branco vem criando, com tantas obras que nós estamos lançando e continuamos lançando de construção civil aqui. Sabemos que a construção civil é onde gera o maior número de empregos e principalmente empregos onde as pessoas não têm muita qualificação técnica. Então, isso é muito importante, porque significa que as pessoas podem levar o dinheirinho para casa para comprar a sua comida e botar na mesa, com dignidade.”

O presidente do CREA da Paraíba Renan Guimarães, falou da importância da troca de experiência entre os participantes do evento.

“O Fórum Norte-Nordeste veio realmente para ficar. Acredito que ele vai elevar a construção civil em todos esses estados e aí consequentemente nós vamos ter frutos, no futuro, que vão alavancar a engenharia e toda essa construção a qual rege economicamente nosso setor. É uma troca de ideias, de experiência. É poder trazer a realidade de cada estado. Uma pauta única. Então é muito importante agregar esse valor e esse conhecimento.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo