Cotidiano
Kramaric marca duas vezes, Croácia vence de virada e elimina Canadá

Fonte: OGol
Temos mais uma seleção matematicamente eliminada na Copa do Mundo 2022. O Canadá até saiu na frente, mas levou a virada da Croácia para 4 a 1, perdeu a segunda partida no mundial e não tem mais chances de se classificar para as oitavas de final.
Na rodada final, o drama está instaurado no Grupo F. Marrocos tem quatro pontos, assim como a Croácia; a Bélgica ficou com três. Marrocos precisa apenas de um empate contra Canadá na rodada final para se classificar e, caso consiga, torna o duelo entre Croácia e Bélgica totalmente eliminatório: quem vencer passa.
Cada equipe teve seu momento
O primeiro tempo entre Croácia e Canadá não teve muitas finalizações, mas foi movimentado e disputado. Podemos dividir em duas partes: na primeira, o Canadá começou de forma bem superior, conseguiu impor seu ritmo de jogo e anulou completamente a posse de bola croata. Na parte final, a Croácia soube aproveitar a queda de intensidade dos canadenses para utilizar melhor sua posse de bola e criar oportunidades.
Outro fator que interferiu na partida foi o gol marcado logo no começo da partida pelo Canadá, o mais rápido da Copa até aqui. Logo no segundo minuto da partida, Alphonso Davies aproveitou cruzamento de Buchanan para marcar de cabeça o primeiro gol da história dos canadenses em Copas do Mundo. 1 a 0.
Demorou, mas a Croácia conseguiu entrar na partida com boa movimentação de seus homens de frente. Antes do empate, Kramaric já ensaiou a reação croata ao balançar a rede na primeira chance concreta dos europeus na partida, mas o gol foi anulado por impedimento. Livaja também colocou o goleiro Borjan para trabalhar.
Apenas nos minutos finais esse crescimento da Croácia foi refletido no placar. Primeiro com Kramaric, que recebeu belo passe de Perisic e finalizou de canhota para empatar. Antes do intervalo, Livaja recebeu na intermediária, levou para o pé direito e acertou chute preciso no canto para virar o jogo: 2 a 1 para os croatas.
Domínio croata
O segundo tempo voltou com um cenário semelhante ao da primeira etapa, mas com a Croácia sendo menos efetiva no último passe. O Canadá tentou aproveitar isso para voltar para o jogo com alterações, mas chute de Osorio – uma das novidades – de fora da área apenas passou perto do gol de Livakovic.
Outra chance canadense foi com Jonathan David, também de fora da área em chute colocado, mas dessa vez o goleiro croata deu um tapa na bola e mandou para escanteio. Acabaram aí as fichas do Canadá, que caiu bastante fisicamente e não conseguiu mudar o seu destino. Bastava a Croácia acertar o pé para encaminhar a vitória.
E esse acerto veio pelos pés de Ivan Perisic. O atacante recebeu pelo lado esquerdo e acertou lindo lançamento na segunda trave para Kramaric dominar já deixando adversário para trás e finalizar bem para fazer o seu segundo gol na partida.
Os minutos finais foram apenas cadenciados pela equipe croata, com o treinador usando as alterações para poupar seus jogadores mais importantes do meio para frente: Modric, Kovacic e os três atacantes foram substituídos. Nos acréscimos, Lovro Majer marcou com o gol vazio após receber passe de Pasalic já dentro da área. 4 a 1 e eliminação canadense.
Comentários
Cotidiano
Comitiva russa discute parcerias com Estado e Ufac para implantação de indústria de produção de biofertilizantes
Seguimentos estratégicos do governo do Acre no tocante a oportunizar o desenvolvimento como as secretarias de Estado de Planejamento (Seplan), de Agricultura (Seagri), de Ciência Tecnologia e Inovação (Seict) e Casa Civil compuseram a agenda institucional realizada durante a tarde da sexta, 6, na Universidade Federal do Acre (Ufac), para o Programa de Biotecnologia da Universidade de Vladvostok da Russia, com a comitiva russa composta por representantes da Associação de Produtores de Fertilizantes Orgânicos da Rússia. A associação possui mais de 300 empresas associadas, parcerias com Academia de Ciências da Rússia e 27 universidades.

Nessa agenda a comitiva russa propôs parcerias com a Reitoria de Inovação e Tecnologia, com a perspectiva de instalação no Acre, de uma indústria de produção de biofertilizantes, com vistas a trabalhar também utilizando todo o Parque Tecnológico do Estado nessa parceria com a Universidade. Na reunião para discutir essas tratativas também foi abordado anseio dessa associação de empresas de fertilizantes da Rússia, de instalar um laboratório, um instituto de desenvolvimento tecnológico de produtos de fertilizantes orgânicos no Acre.
Para tanto, foi exposto que necessariamente eles precisariam também da mão de obra tecnológica do Estado e a universidade seria o braço dessa mão de obra, composta por estudantes e professores para desenvolver as pesquisas e desenvolver os produtos que vão ser desenvolvidos nesse instituto.

O secretário adjunto de Agricultura Edivan Azevedo considerou como as melhores expectativas, ter a possibilidade de parceria com os russos para desenvolver tecnologia de bio fertilizantes para a região, aliando desenvolvimento a preservação ambiental, com uma biotecnologia capaz também de gerar excedentes para exportação e assim fortalecer a balança comercial.
“Temos que apresentar, dentro das mudanças climáticas, a agricultura como uma das soluções. E a partir do uso de biotecnologias, de bioinsumos, de fertilizantes orgânicos, é que nós teremos essa possibilidade de aliar a agricultura, ao desenvolvimento socioeconômico, com preservação do meio ambiente”, pontuou Azevedo.

O secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, falou sobre a importância desse encontro, por representar perspectivas de um novo olhar que o Brasil e o mundo tem dado para o Acre, que é o desejo do governo do Estado, que é a geração de novos negócios.
“Uma indústria que representa, além da produção, perspectivas de geração de emprego, desenvolvimento da inovação, da ciência e tecnologia e o Estado se faz presente em todo esse planejamento”, frisou.

A pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Ufac, Almecina Balbino, considerou o encontro como produtivo, com o governo do Acre, representado pelos secretários de Estado, junto com a comitiva russa, para tratativas sobre à pesquisa relacionada com a bioeconomia da Amazônia, envolvendo principalmente as pesquisas e os pesquisadores da Ufac, em parceria com os pesquisadores da Rússia.
“Para crescer, precisamos abrir nossos espaços para outros parceiros e principalmente para as outras instituições de pesquisa, para poder avançar nessa área”, explicou a pró-reitora.

Gilberto Corrêa, presidente da Câmara de Comércio Brasil–Rússia, garantiu que há perspectivas concretas de desenvolver a ciência e a tecnologia, com aplicação destinada ao setor produtivo, com biotecnologias, bioinsumos, melhoramentos do solo, fertilizantes orgânicos, por meio de intercâmbios com entidades do Brasil e certificação de produtos russos.
“O que representa um salto quântico, pois essa organização presente na reunião trabalha com setor de fármacos, com a cosmetologia, além dos fertilizantes orgânicos e melhoramentos de solo. Estamos aqui para trabalhar, ajudar nosso país e o estado, com as parcerias estabelecidas nessa visita”, enfatizou Corrêa.
The post Comitiva russa discute parcerias com Estado e Ufac para implantação de indústria de produção de biofertilizantes appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Dirigentes aprovam prestação de contas e calendário de 2026

Foto PHD: Rafael do Vale espera uma temporada ainda melhor em 2026
Os dirigentes de equipes se reuniram nesta sexta, 6, na sede da Federação Acreana de Futsal(Fafs) e aprovaram as contas de 2025 e o calendário de competições para a temporada de 2026.
“Iniciamos 2026 com uma reunião muito importante. As contas foram aprovadas e as taxas para os torneios seguem as mesmas do ano passado. O calendário de competições também foi aprovado”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
Dirigentes presentes
Dirigentes de 14 equipes, Veneza, Epitaciolândia, Real Sociedade, Preventório, Borussia, Capixaba, Calafate, Vila City, PSC, Fluminense da Bahia, Villa, Quinari, Montenegro e Lyon estiveram presentes na reunião.
Começa em abril
As competições da temporada de 2026 iniciam no mês de abril com as disputas do Sub-11 e 15, no masculino.
“Temos 12 torneios programados. Vamos fechar 2026 com o Estadual Sub-20”, afirmou Rafael do Vale.

Comentários
Cotidiano
Santa Cruz e Galvez disputam confronto pensando na semifinal

Foto Sueli Rodrigues: O meia Marquinhos (bola) espera uma partida difícil
Santa Cruz e Galvez fazem neste sábado, 7, a partir das 15 horas, no Tonicão, uma partida importante pela 4ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual de 2026. O Imperador é 3º com 7 pontos e o Santa Cruz ocupa a 6ª colocação somando 4 pontos.
Santa Cruz
O técnico Sandro Resende deve manter a mesma equipe do confronto diante do Vasco. Os volantes Wanderson, regularizado, e Hubeny, retornando de lesão, serão opções.
“Teremos um jogo difícil e importante. Uma vitória é fundamental”, disse Sandro Resende.
Galvez
O Galvez, invicto no campeonato, chega para o duelo como favorito. Maurício Carneiro terá as voltas de do zagueiro Jô e do atacante Alifi, mas não poderá contar com o volante Dudu, suspenso.
Julian comanda
Julian Negreiros comanda Santa Cruz e Galvez. Verônica Severino e Renô Lorêdo serão os auxiliares.Foto Sueli Rodrigues: O meia Marquinhos (bola) espera uma partida difícil

Você precisa fazer login para comentar.