Cotidiano
Justiça do Trabalho de RO e AC é ouro no Prêmio CNJ de Qualidade 2021
Esta é a sexta vez que o TRT-RO/AC é reconhecido pelo Prêmio CNJ de Qualidade
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região foi reconhecido com a categoria Ouro do Prêmio CNJ de Qualidade 2021. O anúncio foi realizado na última sexta-feira (03/12), durante o 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Regional, que abrange os estados de Rondônia e Acre, registrou 82,56% na pontuação do Prêmio instituído em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, realizado desde 2014. Esta é a sexta vez que o TRT-RO/AC é reconhecido pelo Prêmio CNJ de Qualidade, em razão da busca pela excelência na gestão e no planejamento, bem como pela eficiência na prestação jurisdicional.
Para a presidente e corregedora do TRT-RO/AC, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, o reconhecimento é resultado do esforço e dedicação de magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e demais colaboradores(as). “Muito nos orgulha o comprometimento e amor de todos na promoção da justiça e da paz social na Amazônia. Mesmo com as dificuldades com ganhos em produtividade e ampliação do acesso à justiça pela utilização das ferramentas tecnológicas”, ressaltou.
A premiação avalia quatro eixos temáticos: governança, produtividade, transparência e dados e tecnologia. São 137 critérios que avaliam de forma complexa e sistematizada o desempenho dos 91 tribunais do país.
Segundo o próprio CNJ, a edição deste ano apresentou avanços em relação ao ano anterior, tendo sido implementadas mudanças nos critérios de pontuação e avaliação a pedido dos tribunais. Também foi considerada a situação emergencial do país e, consequentemente, do Poder Judiciário, com o enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Confira como foi o anúncio do Prêmio CNJ de Qualidade no canal do CNJ no YouTube.
Comentários
Cotidiano
Instituto Federal do Acre inicia inscrições para 640 vagas em cursos técnicos e superiores
Para concorrer às vagas, os candidatos deverão ter participado de alguma edição do Enem entre os anos de 2010 a 2024
O Instituto Federal do Acre (Ifac) iniciou, no dia 1º de maio, as inscrições para o Processo Seletivo 2025/2, com a oferta de 640 vagas para cursos técnicos subsequentes e cursos superiores, nos campi Baixada do Sol (Transacreana), Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Tarauacá e Xapuri. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às 17h do dia 30 de maio.
A seleção de novos alunos para os cursos técnicos subsequentes será realizada com base nas notas de Língua Portuguesa e Matemática Constantes no histórico escolar dos candidatos. Para os cursos superiores, a seleção será feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para concorrer às vagas, os candidatos deverão ter participado de alguma edição do Enem entre os anos de 2010 a 2024.
Cursos técnicos subsequentes
Para o Processo Seletivo 2025/2, estão sendo ofertadas 320 vagas para cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio nos campi Rio Branco (160 vagas), Baixada do Sol (80 vagas) e Xapuri (80 vagas).
Campus Rio Branco (160 vagas)
Administração (noturno): 40 vagas
Recursos Humanos (noturno): 40 vagas
Serviços Jurídicos (noturno): 40 vagas
Segurança do Trabalho (matutino): 40 vagas
Campus Baixada do Sol – Transacreana (80 vagas)
Agropecuária (vespertino): 40 vagas
Zootecnia (vespertino): 40 vagas
Campus Xapuri (80 vagas)
Técnico em Agropecuária (noturno): 40 vagas
Técnico em Alimentos (noturno): 40 vagas
Acesse aqui o edital dos cursos técnicos subsequentes / Faça sua inscrição aqui
Cursos de graduação
Para o nível superior, o Ifac está oferecendo 320 vagas nos campi Baixada do Sol (40 vagas), Cruzeiro do Sul (120 vagas), Rio Branco (80 vagas) e Tarauacá (80 vagas). As vagas são destinadas a pessoas que já concluíram o Ensino Médio e desejam dar continuidade aos estudos e à carreira acadêmica. Os cursos, nos níveis de bacharelado, licenciatura e tecnologia, têm duração de até quatro anos.
Campus Rio Branco (80 vagas)
Tecnologia em Logística (noturno): 40 vagas
Tecnologia em Processos Escolares (noturno): 40 vagas
Campus Baixada do Sol – Transacreana (40 vagas)
Tecnologia em Gestão do Agronegócio (vespertino): 40 vagas
Campus Cruzeiro do Sul (120 vagas)
Licenciatura em Física (noturno): 40 vagas
Licenciatura em Matemática (noturno): 40 vagas
Licenciatura em Química (noturno): 40 vagas
Campus Tarauacá (80 vagas)
Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno): 40 vagas
Tecnologia em Gestão do Agronegócio (noturno): 40 vagas
Acesse aqui o edital dos cursos de graduação / Faça sua inscrição aqui
Dúvidas e demais informações sobre o processo seletivo para os cursos técnicos subsequentes devem ser encaminhadas para: selecao.tecnicos@ifac.edu.br .
Para os cursos superiores, o e-mail de contato é: selecao.graduacao@ifac.edu.br
Comentários
Cotidiano
Após mais de 2 anos, marido de cantora morta no Acre vai passar por audiência de instrução por feminicídio
Marido de Nayara Vilela, Tarcísio Araújo, foi denunciado pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) por feminicídio em janeiro de 2024. Momentos antes da morte, cantora fez filmagens que ajudaram na investigação

Nayara Vilela foi achada morta em casa em abril de 2023. Foto: Divulgação
Após mais de dois anos da morte da cantora Nayara Vilela, o marido dela, Tarcísio Araújo da Mota, vai passar por audiência de instrução e julgamento na próxima quinta-feira (8) no Fórum Criminal de Rio Branco. A expectativa é de que a audiência continue na sexta (9).
Tarcísio Araújo foi denunciado pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) pelo crime de feminicídio em abril do ano passado.
O MP-AC informou que a audiência de instrução contará com o depoimento de testemunhas e a apresentação de provas que poderão contribuir para o esclarecimento dos fatos e o prosseguimento da ação penal, podendo ser feita a pronúncia do acusado ao Tribunal do Júri.
Nayara Vilela, de 32 anos, foi encontrada morta em casa na noite do dia 24 de abril na Estrada das Placas, em Rio Branco. As apurações foram feitas pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) com base nos vídeos divulgados nas redes sociais que mostraram uma discussão entre a cantora e o marido momentos antes da tragédia.
Foram esses vídeos que levaram a Polícia Civil a levantar a suspeita do crime de induzimento ou instigação ao suicídio.
Inicialmente, o caso foi analisado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que descartou a hipótese de feminicídio. No entanto, diante de novos elementos, o inquérito foi encaminhado à Deam, que aprofundou as diligências e concluiu pelo indiciamento do marido da vítima.
A cantora foi velada no dia 26 de abril na Capela Esperança, na cidade de Sena Madureira, interior do Acre, onde morava parte da família dela. A morte da artista causou comoção e amigos fizeram homenagens pelas redes sociais.
Em dezembro de 2023, a Polícia Civil indiciou o empresário pelo crime. Em janeiro de 2024, o MP-AC ofereceu denúncia por feminicídio contra Tarcísio,
Em abril de 2024, o MP-AC designou três promotores de Justiça para acompanhar as investigações sobre a morte da cantora.

Nayara Vilela foi achada morta em casa em abril de 2023. Foto: Divulgação
Marido se defendeu
Na época, a reportagem entrou em contato com o empresário após a divulgação da denúncia por mensagem e ele respondeu apenas ‘nada a declarar’.
Dias após o crime, Tarcísio Araújo fez um desabafo sobre as críticas e acusações que recebeu nas redes sociais e pediu respeito.
Na postagem, feita no dia 29 de abril, o empresário rebateu as acusações, disse que amava a esposa e jamais faria algo para machucá-la. Tarcísio explicou também o motivo que levou ele a gravar as imagens da esposa abalada antes do suicídio.
Ainda na publicação, Tarcísio disse que gravou os vídeos para enviar para a mãe da cantora, que era a pessoa que conseguia acalmá-la. Argumentou também que a intenção era ajudar a esposa e pediu desculpa se as imagens causaram desconforto a alguém.
Tarcísio Araújo e Nayara Vilela se casaram em uma cerimônia luxuosa em março de 2023. Nas redes sociais, Nayara postava declarações e fotos do casamento.

Tarcísio Araújo e Nayara Vilela se casaram em uma cerimônia luxuosa em março deste ano. Foto: Arquivo/Jozadarque Photoart AC
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Assis Brasil promove palestras nas escolas em alusão ao 18 de maio
O objetivo foi conscientizar os estudantes sobre a importância de reconhecer e combater situações de abuso e exploração, fortalecendo a rede de proteção por meio da informação e do diálogo
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com o CRAS, o Ministério Público e o Conselho Tutelar, promoveu nesta quarta-feira palestras educativas nas escolas do município em alusão ao 18 de maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
As ações foram realizadas nas escolas municipais Edilza Maria Batista, Maria Ferreira da Silva, Vicente Bessa, e na Escola Estadual Íris Célia Cabanellas Zaninni. Durante as atividades, os alunos assistiram a vídeos informativos, participaram de rodas de conversa e dinâmicas que abordaram os direitos da criança e do adolescente, formas de prevenção e canais de denúncia.
O objetivo foi conscientizar os estudantes sobre a importância de reconhecer e combater situações de abuso e exploração, fortalecendo a rede de proteção por meio da informação e do diálogo.
“Esses momentos são fundamentais para orientar nossas crianças e adolescentes. É dever de todos nós protegê-los e garantir seus direitos”, destacou um dos representantes do CREAS.
Com essa ação, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a promoção da cidadania e o cuidado com as novas gerações de Assis Brasil.
Você precisa fazer login para comentar.