Conecte-se conosco

Acre

Justiça condena dupla a mais de 15 anos de reclusão por crimes na fronteira

Publicado

em

O julgamento entra para a história do município de Brasiléia, como o primeiro realizado em vídeo conferência no interior do Acre

Rico foi condenado a mais de 7 anos de reclusão e ainda será julgado por homicídio nesta quinta, dia 27.

Alexandre Lima. Vídeo de Almir Andrade

Durante todo o dia desta quarta-feira, dia 26, o fórum Evaldo Abreu de Oliveira, localizado na cidade de Brasiléia, promoveu o julgamento de dois jovens acusados de participarem de atos ilícitos, como ‘organização criminosa, tentativa de homicídio e corrupção de menores’, entre outros crimes.

Sob o comando do juiz de direito, Doutor Clovis Lodi, o jurado ouviu os argumentos da defesa e acusação, contra Francisco dos Santos Coimbra (27) e Deibson Cabral Nascimento (24), que se encontra na cidade de Catanduva (PR), onde se encontra preso.

Deibson, vulgo ‘Tatu ou Deisinho’, foi preso no mês de agosto de 2015, que tem uma extensa ficha criminal que vai deste, assaltos, furtos, roubos, homicídio, latrocínio e a fuga que quase tiraram a vida de um agente prisional. Este vinha praticando crimes na fronteira entre o Acre e Bolívia.

Deibson acompanhou seu julgamento por internet e foi condenado a mais de 8 anos de reclusão e será transferido para o Acre.

Já Francisco dos Santos Nascimento, vulgo “Rico”, é acusado de envolvimento com tráfico, tentativa de homicídio, associação ao tráfico, porte de arma, roubo, furto, organização criminosa, corrupção de menores e outros delitos, se encontra às margens da Lei desde 2015, quando preso numa operação policial na Capital. Pesa também contra si, ser um dos integrantes de facção criminosa que vem atuando no Acre.

O julgamento ocorrido neste dia 26, entra para a história do município de Brasiléia, como o primeiro realizado em vídeo conferência no interior do Acre, sendo o segundo no Estado comandado pelo Juiz Clovis Lodi.

Momento da leitura da sentença contra Rico pelo juiz Dr. Cloivis Lodi.

As sentenças após a deliberação do Júri, ficou definido da seguinte forma: Deibson C. Nascimento, foi condenado a cumprir em regime fechado, a pena de 8 anos, 4 meses e 10 dias. Este deverá ser transferido do estado do Paraná para cumprir em Rio Branco, no Acre.

Deibson será transferido para o Acre, onde cumprirá pena pelos crimes que cometeu – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Francisco dos Santos Nascimento, deverá cumprir 7 anos, 11 meses e 10 dias. Os dois, foram condenados a cumprir em regime fechado. Este deverá sair do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), passando para o modo normal como os demais apenados.

Nesta quinta-feira, dia 27, acontecerá outro julgamento com os dois, onde são acusados do homicídio de um menor de idade no município de Brasiléia, onde a pena poderá ser acrescentada para cada um.

Matérias relacionadas:

Extensa ficha criminal: Operação policial tira bandido foragido de circulação na fronteira

Trio ligado ao ‘Bonde dos 13’ planejava emboscar policiais antes do júri

Acusados de vários crimes, ‘Rico’ é transferido para presídio federal até julgamento

Após 12 horas, trio é condenado a 30 anos de prisão por morte de jovem em Brasiléia

Foragido da Justiça e perigoso, ‘Rico’ é preso na Capital acreana

Momento da leitura da sentença de Deibson, que se encontrava em Catanduva, no Paraná.

Francisco, o Rico, foi transferido para a Capital e retornará para outro julgamento.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo