Conecte-se conosco

Acre

Juizado da Infância e Juventude agradece a Gladson cartilhas de combate as drogas

Publicado

em

Gladson_Juizado

O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) visitou nesta segunda-feira (17) o Juizado da Vara da Infância e da Juventude em Rio Branco. Na ocasião, o juiz titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Romário Divino agradeceu o parlamentar pelas  cartilhas de combate ao uso de drogas por jovens e adolescentes, doadas pela Fundação Milton Campos numa parceria com o Partido Progressista do Acre.

O material distribuído em escolas e creches foi fruto do seminário “Drogas, por quê? – Desafios Para Educação, realizado em março de 2013 em Rio Branco, pela Fundação Milton Campos em parceria com o gabinete de Cameli, com o intuito de capacitar multiplicadores em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio na prevenção ao uso de entorpecentes.

O juiz agradeceu o deputado pela disponibilidade e solicitou apoio no sentido de ampliar o número de creches da capital, porque as existentes não atendem nem 15% da demanda. “A preocupação do juizado é com o fato das crianças ficarem em casa,  sendo muitas vezes vítimas de acidentes e abuso sexual. Hoje, não existe delegacia especial para crimes de violência contra a crianças e adolescentes, por isso a sugestão para amenizar estes casos seria a criação da educação integral”, disse o juiz Romário Divino.

“Não deixo de me preocupar com a situação vivenciada por inúmeras crianças e adolescentes do nosso estado, pois é necessário criar políticas públicas voltadas para a educação e proteção dos menores, não esquecendo de projetar ideias que garantam emprego e renda no futuro”, declarou o parlamentar.

Gladson mencionou ainda sobre o Projeto de Lei apresentado em fevereiro deste ano, que torna obrigatória a instalação de câmeras de vídeo nas escolas públicas em todo o território nacional, por motivo da crescente onda de violência que atinge as escolas no Brasil.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas. De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo