Juíza exige que ex de Evo Morales apresente suposto filho do casal

Imprensa noticiou que presidente da Bolívia teria tido filho com companheira.
Evo havia dito que filho morreu após nascer; Zapata está presa.

Da France Presse

Gabriela Zapata, ex-companheira do presidente da Bolívia Evo Morales, é presa acusada de tráfico de influência (Foto: Jorge Bernal/AFP)

Uma juíza de família exigiu que Gabriela Zapata, ex-namorada do presidente boliviano Evo Morales, apresente à Justiça o filho que o casal supostamente teria tido, dois meses após a imprensa revelar o relacionamento entre os dois e o nascimento de uma criança.

“Ordeno que a cidadã Gabriela Geraldine Zapata Montaño cumpra rigorosamente com a solicitação, relativa à apresentação do menor incluído neste processo, a fim de constituir a entrevista com a criança, sob as penas da lei”, afirma o comunicado divulgado pelo site da rádio privada Erbol.

A decisão, assinada pela juíza Elsa Sangüeza, faz parte do processo iniciado pelo presidente contra a sua ex-mulher para apresentar a criança, se viva, salvaguardando todos os princípios de privacidade.

No início de fevereiro, um jornalista boliviano revelou o caso entre o presidente e Zapata e o nascimento de uma criança que seria do mandatário.

O presidente disse que a criança havia morrido logo após o nascimento, oito ou nove anos atrás, mas depois o vice-presidente Alvaro Garcia Linera garantiu que o bebê nunca existiu — a certidão apresentada a Evo seria falsa. Não está claro, portanto, se a criança existe ou se de fato é filha de Evo.

Zapata, de 28 anos e ex-gerente da empresa chinesa CAMC, com contratos milionários concedidos na gestão de Morales, está presa há mais de um mês, acusada de enriquecimento ilícito.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima