Cotidiano
Judoca Beatriz Souza traz o primeiro ouro de Paris-2024 para o Brasil
Brasileira é campeã na categoria superior a 78 kg no judô

Beatriz Souza fez sua estreia em Olimpíadas com ouro
Alexandre Loureiro/COB — 02.08.2024
Beatriz Souza conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. Estreante em Olimpíadas, a atleta de 26 anos venceu Raz Hershko, de Israel, para ser elevada ao topo do Olimpo nesta sexta-feira (2).
A judoca de 26 anos garantiu a 27ª do judô brasileiro em Jogos Olímpicos, sendo a terceira em Paris. Desde Los Angeles-1984, o esporte traz ao menos uma condecoração olímpica para o Brasil.
Trajetória em Paris
Cabeça de chave da competição, Beatriz Souza estreou diretamente nas oitavas de final, contra Izayana Marenco, da Nicarágua. O duelo latino terminou rápido. A atleta número 77 do ranking mundial recebeu uma punição logo aos 20 segundos. Pouco depois, com 41 segundos de combate, a paulista de Itariri encaixou um Harai-goshi (virada de quadril) e conseguiu um ippon para encerrar a luta.
Nas quartas de final, o duelo foi contra Hayun Kim, da Coreia do Sul, que venceu o bronze no último Mundial. A luta começou estudada, quase sem contato relevante entre as judocas. Ambas receberam punição aos 46 segundos de luta, algo que se repetiu aos 2m02.
O duelo contra a número 4 do ranking foi para o golden score. Com 9 segundos no tempo extra, a arbitragem marcou um ippon para a asiática. A decisão foi revertida pelos árbitros de vídeo e virou para um wazari para a brasileira, que venceu a luta.
Na semifinal, Beatriz Souza não deu ouvidos à pressão e foi segura durante todo o combate. Venceu a número 1 do mundo, Romane Dicko, na casa dela, impulsionada por uma arena lotada por 8.000 espectadores.
Comentários
Cotidiano
Segurança Pública realiza lançamento da Operação Neemias nesta segunda
“A Operação Neemias tem como objetivo restaurar a cultura de paz, da boa convivência entre os moradores da região, com o policiamento ostensivo para garantir a segurança dos moradores”.

Com o objetivo de restaurar a cultura de paz para os moradores da Cidade do Povo. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança pública realizou na manhã desta segunda-feira, 14, o lançamento da Operação Neemias, na Cidade do Povo.
Com o objetivo de restaurar a cultura de paz para os moradores da Cidade do Povo, a operação garantirá a segurança para a população, mantendo o policiamento constante e de maneira perene na Cidade do Povo.
De acordo com o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública do Acre, Evandro Bezerra, “a Operação Neemias tem como objetivo restaurar a cultura de paz, da boa convivência entre os moradores da região, com o policiamento ostensivo para garantir a segurança dos moradores”.

Secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública do Acre, Evandro Bezerra. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Todas as forças policiais estaduais estarão presentes nas ações, além da Força Nacional. A participação da comunidade será de fundamental importância para que o clima organizacional do bairro seja um ambiente de tranquilidade, fazendo com que as pessoas possam desenvolver boas memórias.
“Estaremos realizando a operação com abordagem, barreiras policiais, qualificação de indivíduos que tenham algum envolvimento com organização criminosa, um patrulhamento ostensivo com equipes em pontos estratégicos, 24 horas por dia”, destacou o coordenador da Operação Neemias, capitão Alciderlando Furtado.
A participação da comunidade e das secretarias de governo e da Prefeitura de Rio Branco será de fundamental importância para que o clima organizacional do bairro seja um ambiente de tranquilidade, fazendo com que as pessoas possam desenvolver boas memórias.

Coordenador da Operação Neemias, capitão Alciderlando Furtado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Comentários
Cotidiano
1º Campeonato Internacional de Pesca Embarcada em Brasileia; superintendente Paulo Ximenes comemora sucesso
Evento contou com apoio político e premiação total de R$ 26 mil; organizadores planejam expandir competição para outros municípios acreanos

A informação do evento foi repassada pelo superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Acre, Paulo Ximenes. Foto: cedida
O 1º Campeonato Internacional de Pesca Embarcada, que aconteceu em Brasileia nos dias 11 e 12 de abril, foi um sucesso.
A informação foi repassada pelo superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Acre, Paulo Ximenes. Ele comemorou os resultados. A festa teve o apoio dele e do senador Sérgio Petecão, organizada pelo prefeito Carlinhos do Pelado.
“Foi um sucesso. Com o apoio do senador Petecão, vamos levar isso para outros municípios do Acre para incentivarmos essa pesca esportiva e que seja uma ação direta do estado do Acre, com apoio da Superintendência e das prefeituras”, disse o superintendente Paulo Ximenes.

A festa teve do senador Sérgio Petecão, organizada pelo prefeito Carlinhos do Pelado. Foto: cedida
Destaques do Campeonato
- Quando: 11 e 12 de abril de 2025
- Onde: Rio Acre, em Brasileia
Apoiadores:
- Senador Sérgio Petecão (PSD)
- Prefeito Carlinhos do Pelado
- Deputados Fagner Calegário e Whendy Lima
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Acre
Premiação
Colocação | Valor (R$) |
---|---|
1º Lugar | 12.000 |
2º Lugar | 6.000 |
3º Lugar | 4.000 |
4º Lugar | 3.000 |
5º Lugar | 1.000 |
Total | 26.000 |
Declarações
Paulo Ximenes (Superintendente de Pesca):
“Vamos expandir para outros municípios, transformando a pesca esportiva em política pública com apoio do estado e prefeituras”
Carlinhos do Pelado (Prefeito de Brasileia):
“O evento colocou nossa cidade no mapa do turismo esportivo internacional”
Próximos Passos
- Levar competição para Rio Branco e Cruzeiro do Sul
- Criar circuito permanente de pesca esportiva
- Captar patrocínios privados para aumentar premiação
Impacto Econômico
- Movimentou rede hoteleira e comércio local
- Atraiu pescadores de países vizinhos (Bolívia e Peru)
- Projeção de aumento no turismo pesqueiro em 40%
Comentários
Cotidiano
Secretário de Educação do Acre descarta cancelamento de concurso público e defesa legalidade do processo
Aberson Carvalho afirma que provas foram fiscalizadas por MP e servidores, mesmo com denúncias pontuais nas redes sociais

Cerca de 34 mil pessoas estavam inscritas no concurso, o maior da história da educação acreana. Mesmo com 35% de abstenção — cerca de 18 mil ausentes. Foto: arquivo
O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, afirmou, nesta segunda-feira (14), que não há qualquer possibilidade de cancelamento do concurso público realizado no domingo (13) em todo o estado. Em entrevista em seu gabinete, o gestor fez um balanço positivo da aplicação das provas e reforçou que o processo seguiu critérios rigorosos, com acompanhamento do Ministério Público e outras instituições fiscalizadoras.
Segundo Carvalho, mais de 34 mil candidatos estavam inscritos — o maior número da história da educação acreana —, e, mesmo com 35% de abstenção (cerca de 18 mil ausentes), a aplicação foi considerada um sucesso. Ele destacou que mais de 300 servidores com fé pública atuaram como fiscais, além da presença do Núcleo Especializado do Ministério Público (UNAT) em todas as regiões.
Fiscalização e casos isolados
O secretário reconheceu que houve relatos pontuais de irregularidades, como um candidato no ramal Benfica que alegou receber um envelope de prova sem lacre. No entanto, explicou que o lacre é interno e que o caso foi devidamente apurado junto à Polícia Civil e ao MP.
Outra situação envolveu o uso indevido de celulares em sala de aula. Carvalho esclareceu que, conforme o edital, candidatos flagrados com aparelhos emitindo qualquer som foram imediatamente eliminados. “As regras foram claras e aplicadas com isonomia”, afirmou.
Transparência e manutenção do certame
Questionado sobre rumores de fraude circulando nas redes sociais, o secretário atribuiu as suspeitas à exposição digital, mas garantiu que todas as etapas foram monitoradas. “Não tem possibilidade de cancelamento. O certame foi tranquilo, transparente e com garantias a todos. Quem descumpriu o edital foi desclassificado, como registrado nas atas”, declarou.
O processo de seleção dentro do cronograma previsto
“O que tivemos foram intercorrências pontuais, como uma situação no ramal Benfica, onde um candidato alegou que o envelope da prova não estava lacrado. Mas foi esclarecido que o lacre é interno e a situação foi devidamente apurada junto à Polícia Civil e ao Ministério Público”, esclareceu.
Outros relatos de problemas em locais de prova, o uso indevido de celular em sala
“Esse tipo de ocorrência está previsto no edital. Quando o aparelho faz qualquer som, o fiscal retira imediatamente o candidato, que perde o direito à prova. Isso foi claramente comunicado previamente. As regras eram claras e foram aplicadas com isonomia.”
O secretário fez questão de reforçar que não há qualquer possibilidade de anulação.
“Não tem possibilidade de cancelamento. Quando avaliamos o certame como um todo, vemos que foi feito de forma tranquila, transparente e com garantias a todos os participantes. Aqueles que não seguiram o edital foram desclassificados, conforme está registrado nas atas das salas de aula. Foram mais de mil salas em mais de 60 escolas. O governo cumpriu seu papel”, declarou.
Você precisa fazer login para comentar.