Conecte-se conosco

Geral

Jovem confunde gravidez com gastrite e só descobre gestação ao dar à luz uma menina

Publicado

em

Ana Paola passou meses achando que estava com gastrite, já que tomava anticoncepcional — Foto: Arquivo Pessoal

Por Isabella Lima

Uma jovem de 29 anos descobriu que estava grávida quando já estava entrando em trabalho de parto, em Cubatão (SP). Ela buscou atendimento médico após sentir fortes cólicas. Depois de alguns exames, soube que a pequena Manuelly já estava pronta para nascer. O bebê está saudável, nasceu com mais de 3 kg e 49 centímetros. Ambas já tiveram alta.

_______________________

“Até 2 de abril, eu estava tomando meu anticoncepcional sem pausa. Quem me conhece sabe que eu não sou boa na alimentação, como muita besteira, ou seja, a Manu aguentou tudo isso quietinha, sem fazer um barulho, pois queria vir ao mundo de surpresa. E conseguiu, superou tudo isso, e sofreu com a mamãe reclamando o tempo todo de sua ‘gastrite’. Ela é um doce de menina, e já nasceu super amada por todos!”, conta a jovem Ana Paola de Toledo Souza.

________________________

Ana afirma que tudo começou em agosto do ano passado, quando ela, que sempre gostou muito de café, passou a ter muita azia, e não conseguia mais tomar a bebida. “Há oito anos tomo anticoncepcional sem pausa, então, eu não menstruava. Até então, a possibilidade de estar grávida estava descartada”.

A jovem relata que foi ao médico à época, e tudo indicava que estava com gastrite. “Meu estômago inchava e eu não tinha enjoo, apenas não tinha apetite. Tudo que comia me estufava rápido, então, a médica receitou alguns medicamentos para gastrite, e me deu um encaminhamento para seguir o tratamento na UPA”.

Ana tentou marcar consulta com um gastroenterologista, mas foi informada pela unidade onde buscou atendimento que só teria vaga depois de três meses. O tempo passou, e com a rotina de trabalho, ela não conseguiu marcar a consulta. “Passou mais um mês, mais outro mês, e assim foi indo. Eu, com os mesmos problemas de ‘gastrite’, passei a trabalhar temporadas em lojas de roupa, de lanche, trabalhos que exigiam muito tempo em pé. E meu pé estava inchado demais, cheguei a sair dos serviços porque achei que tinha problemas de circulação!”, relembra.

Depois de sete meses, com a pandemia voltando ainda mais grave, Ana ficou em isolamento em casa, e chegou a ganhar alguns quilos. “Mas, não era nada de barriga de grávida, apenas estômago inchado. Não senti nem um batimento, muito menos um chute”, conta.

No dia 1º de abril, Ana acordou com muita cólica, e com a barriga enrijecida. “Eu estava urinando muito branco, me assustei, e quando pesquisei na internet os sintomas, constava que eu estava entrando em trabalho de parto. Desacreditei, tentei descartar essa possibilidade, meu namorado e minha mãe também. Porque não tinha como acreditar que eu estava com um filho na barriga, e já para nascer”, afirma.

Chegando ao hospital, o médico solicitou exame de urina, e o resultado apontou para infecção urinária e anemia. Logo em seguida, ela e o namorado compraram um teste de gravidez de farmácia para tirar a dúvida, e então veio a surpresa: o resultado deu positivo.

“Na mesma hora, voltamos ao hospital, as contrações estavam aumentando. O médico era o mesmo, e muito atencioso, pediu o encaminhamento para exame de gravidez no hospital. Mas o resultado sairia só depois de oito horas, e a dor estava piorando muito. Não deu para esperar todo aquele tempo, fui ao hospital que tem maternidade antes de dar o horário e só apresentei o teste de farmácia, explicando tudo. Fui encaminhada com urgência para o ginecologista. Nem a equipe médica conseguia acreditar que eu estava grávida”, diz.

Ao passar pela consulta, a jovem teve mais uma surpresa: descobriu que já estava com quatro centímetros de dilatação, e entrando em trabalho de parto. Faltava apenas seis centímetros de dilatação para ela ganhar o bebê.

Em seguida, o ginecologista a encaminhou para a emergência, onde foi internada e informada de que ganharia o bebê já no dia seguinte. De acordo com a jovem, os sogros, a mãe, o namorado, assim como ela e toda a família não estavam acreditando no que estava acontecendo.

“Não deu tempo nem de saber o sexo antes do parto. Simplesmente nasceu uma menina perfeita. Enquanto a médica retirava minha placenta, meu namorado pesquisava o significado do nome Manuelly, que é ‘Deus conosco’, e coincidiu com o que acabamos de viver. Foi inesperado, sem planejamento, mas foi nosso melhor presente. Deus é tão perfeito que a nossa Manu nasceu super saudável. Eu não me cuidei a gestação inteira, tomei vários medicamentos por conta da gastrite, remédios para azia, e faço uso do gardenal, porque, desde pequena, tenho crises convulsivas se não o tomo”, conta.

A menina nasceu no último sábado (3), mas Ana e a filha receberam alta nesta terça-feira (6), e passam bem. “Quem me conhece, e me viu nesses últimos nove meses, tanto amigos quanto pessoas próximas e família, ainda está sem entender onde estava essa barriga com essa menina de 3,2 kg e 49 centímetros”, finaliza a jovem, rindo.

Manu já é motivo de alegria para toda a família, apesar da chegada totalmente inesperada — Foto: Arquivo Pessoal

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Vestibular de Medicina da Ufac tem mais de 5,4 mil inscritos e média de 68 candidatos por vaga; redação será no primeiro dia

Publicado

em

Prova ocorre neste domingo (11) em Rio Branco e Cruzeiro do Sul; curso adota pela primeira vez processo seletivo próprio após deixar o Sisu

Este é o primeiro ano em que o curso de Medicina da Ufac não utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e passa a adotar um vestibular próprio, organizado pelo Cebraspe. Foto: captada 

O vestibular para o curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), que será realizado neste domingo (11) em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, registrou 5.429 inscrições válidas para 80 vagas oferecidas em 2026. A relação candidato/vaga é de aproximadamente 67,8, segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Do total de inscritos, 2.873 concorrem pelas vagas de ampla concorrência. As 80 vagas disponíveis são distribuídas igualmente entre o primeiro e o segundo semestre, com 40 em cada período. O processo também contempla modalidades de ações afirmativas previstas em edital.

Este é o primeiro ano em que o curso de Medicina da Ufac não utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e passa a adotar um vestibular próprio, organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Distribuição

A modalidade para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas (PPIQ), oriundos de escolas públicas e sem critério de renda, registrou 988 candidatos — o maior número entre todas as cotas.

Ainda no recorte por rede de ensino, 655 concorrem na modalidade para quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública, independentemente de renda. Entre as vagas destinadas a estudantes de baixa renda da rede pública, há 792 inscritos, sendo 254 sem recorte étnico-racial e 538 na modalidade PPIQ.

Pessoas com deficiência (PCD) somam 121 inscritos, considerando diferentes perfis: 15 na modalidade de baixa renda, 38 na de escola pública sem renda e 68 pela ação afirmativa interna da Ufac, que não exige comprovação de escolaridade ou renda.

Provas

O vestibular para Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), que acontece neste domingo (11) e no dia 18, será dividido em duas etapas. No primeiro dia, serão aplicadas as provas objetivas de Ciências Humanas e Linguagens, além da redação. No domingo seguinte, os candidatos fazem as provas de Ciências da Natureza e de Matemática.

Os conteúdos seguem as matrizes de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da Redação do Enem 2025. Para acessar a sala de prova, é obrigatória a apresentação de documento de identidade original, comprovante de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Em ambos os dias, o cronograma segue o horário local:
  • Abertura dos portões: 11h30
  • Fechamento dos portões: 12h30
  • Início das provas: 13h
Os conteúdos cobrados no vestibular
  • No dia 11 de janeiro, serão aplicadas as provas objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da prova discursiva de redação;
  • Já no dia 18 de janeiro, os candidatos farão as provas objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.

Como reforço na preparação, o Programa Pré-Enem Legal oferece aulas gratuitas e online com conteúdos alinhados ao edital, incluindo disciplinas como matemática, linguagens e história e geografia do Acre. O material está disponível no canal da Secretaria Estadual de Educação no YouTube.

Cronograma
  • 11/1/2026: Aplicação das provas objetivas de Ciências Humanas, Linguagens e redação
  • 13 a 15/1/2026: Consulta individual ao gabarito preliminar (a partir das 19h)
  • 13/1/2026: Divulgação do padrão preliminar da redação
  • 14 e 15/1/2026: Prazo para recursos contra gabaritos e redação
  • 16/1/2026: Divulgação do gabarito preliminar oficial
  • 18/1/2026: Aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática
  • 20 a 22/1/2026: Consulta ao gabarito preliminar da segunda etapa
  • 23/1/2026: Divulgação de gabaritos e relação provisória de documentação deferida
  • 5/2/2026: Divulgação da relação final de documentação deferida
  • 13/2/2026: Resultado final das provas objetivas e resultado provisório da redação
  • 24/2/2026: Divulgação da relação final de renda
  • 9/3/2026: Divulgação do resultado final do vestibular e informações sobre matrícula
  • 24/3/2026: Consulta individual ao espelho de desempenho

O vestibular será aplicado neste domingo (11) em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com 80 vagas distribuídas entre os dois semestres de 2026.

Com 5.429 candidatos para 80 vagas, seleção registra média geral de 67,8 candidatos por vaga. Provas ocorrem nos dias 11 e 18 de janeiro em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Geral

PM prende suspeito com mais de 100 gramas de cocaína em abordagem de rotina no bairro Eugênio Areal, em Sena Madureira

Publicado

em

Homem foi detido após atitude suspeita durante patrulhamento em Sena Madureira; material apreendido e suspeito encaminhado à delegacia para procedimentos legais

Segundo a corporação, o suspeito foi apresentado à autoridade policial com a integridade física preservada, juntamente com a droga apreendida, para a realização dos procedimentos legais cabíveis. Foto: captada 

Policiais militares do 8º Batalhão prenderam, na tarde desta sexta-feira, um homem por suspeita de tráfico de drogas durante uma ação de patrulhamento ostensivo no bairro Eugênio Augusto Areal, em Sena Madureira, no Acre.

De acordo com a PM, os agentes realizavam rondas de rotina quando perceberam a atitude suspeita do indivíduo ao avistar a viatura. Após a abordagem, foi encontrado com ele aproximadamente 101 gramas de uma substância semelhante à cocaína.

O suspeito foi preso em flagrante, encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e apresentado à autoridade policial com “integridade física preservada”, conforme informou a corporação. A droga apreendida foi levada junto para os procedimentos legais.

A Polícia Militar destacou que as ações de patrulhamento continuam intensificadas na região com o objetivo de combater o tráfico e aumentar a segurança da população.

Comentários

Continue lendo

Geral

Companheiro é preso após 20 anos de agressões e tentativa de homicídio em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Mulher denunciou violência doméstica que incluía socos, “mata-leão” e perseguição com faca; homem foi detido em flagrante e caso está na DEAM

O homem foi localizado e preso em flagrante. Na manhã desta sexta-feira (9), a vítima formalizou a denúncia na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Foto: ilustrativa 

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante na madrugada desta sexta-feira (9) em Cruzeiro do Sul, acusado de agredir a companheira com quem convivia há cerca de 20 anos. A vítima relatou à polícia que sofria violência física desde o início do relacionamento, mas só agora decidiu formalizar a denúncia por medo do agressor.

Segundo o relato, a mulher foi atacada com socos na boca, empurrões e um golpe do tipo “mata-leão”. Ela também informou que, há dois meses, foi perseguida pelo companheiro com uma faca, em episódio classificado como tentativa de homicídio. O caso mais recente motivou a busca por ajuda e o acionamento da polícia.

O suspeito foi preso em flagrante, e a vítima registrou a ocorrência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) na manhã desta sexta. O caso segue sob investigação, e as autoridades adotarão as medidas legais cabíveis.

Comentários

Continue lendo