Acre
Jornada contra o câncer: história de luta, prevenção e esperança
“Foi no auge da pandemia. Eu procurei ajuda na rede particular, em Cruzeiro do Sul, mas os diagnósticos apontavam para estresse devido ao trabalho excessivo e covid. Então, após passar por nove médicos, fiz novamente os exames e deu derrame pleural. Meu marido e eu viemos para Rio Branco, eu vegetando. Chegando aqui, foram-me dados três dias de vida”.
Assim começa a história de Tânia Nepomuceno, técnica em ótica e audiometria de 46 anos, que há quatro faz tratamento no Hospital do Câncer, em Rio Branco.


Histórias como a de Tânia chegam diariamente ao Hospital do Câncer. Somam-se em média 20 novos casos de câncer por semana, totalizando mais de 600 atendimentos semanais, entre novos e já cadastrados. Somente em 2023, foram 1.056 casos registrados no estado. Entre as principais incidências, houve 192 casos de câncer do colo do útero (CCU), 108 de câncer de mama e 74 de próstata.
Para compreender a essência dessa doença devastadora, um desafio de saúde global, é preciso entender o que é o câncer, suas origens, características e mecanismos de desenvolvimento
O que é câncer ?
Segundo o site do Ministério da Saúde (MS), câncer, ou tumor maligno, é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Dividindo-se rapidamente, essas células agrupam-se formando tumores, que invadem tecidos, órgãos vizinhos e outros distantes da origem do tumor.


O câncer é causado por mutações, que são alterações da estrutura genética no ácido desoxirribonucleico, o DNA das células. Cada célula sadia possui instruções de como deve crescer e se dividir. Na presença de qualquer erro nessas instruções, no processo de mutação, pode surgir uma célula doente que, ao se proliferar, causará um câncer.
O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo. Entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros; e cada órgão, por sua vez, pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos.
Tipos de câncer
Existem mais de cem tipos de câncer, que correspondem às várias espécies de células presentes no corpo humano. O câncer de pele, por exemplo, apresenta várias naturezas, uma vez que a pele é composta por mais de uma qualidade de célula.


Cada tipo de câncer traz sintomas e necessita de tratamento específico. Se o câncer tiver início em tecidos epiteliais, como a pele ou mucosas, é conhecido como carcinoma. Se começar em tecidos conjuntivos, como ossos, músculos ou cartilagens, é chamado de sarcoma.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer são a velocidade de multiplicação das células doentes e a capacidade que elas têm de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, fenômeno conhecido como metástase.
Principais causas do câncer
O câncer pode ter várias causas. Fatores externos ou internos ao organismo contribuem para o desenvolvimento da doença. As causas externas estão relacionadas ao meio ambiente, hábitos, costumes e qualidade de vida da pessoa e são predominantes entre as incidências. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade de o organismo se defender das agressões externas.


Alguns tipos de câncer têm uma causa bem conhecida. O cigarro, por exemplo, pode causar câncer de pulmão. A exposição excessiva ao sol pode provocar câncer de pele. Alguns vírus podem causar leucemia e o HPV, câncer de colo do útero. Outros tipos de câncer, ainda em estudo, podem ter ligação direta com componente dos alimentos.
O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam as chances de câncer. Esse fator, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais frequente nesses indivíduos.
Tratamento
O tratamento do câncer é feito por meio de uma ou de várias técnicas de tratamento combinadas. A principal delas é a cirurgia oncológica, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea, conforme cada caso. O médico vai escolher o tratamento mais adequado, de acordo com a localização, o tipo do câncer, a condição clínica do paciente e a extensão da doença.
Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Radioterapia
É um tratamento em que se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Essas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores, como as cirurgias oncológicas.


Quimioterapia
Já a quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Dentro do corpo humano, cada medicamento age de uma maneira diferente. Por esse motivo, são utilizados vários tipos a cada vez que o paciente recebe o tratamento. Esses medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo. O paciente pode receber a quimioterapia como tratamento único ou aliado a outros, como radioterapia e ou cirurgia.
Onde tratar câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS)?
No Brasil, existe a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, Portaria nº 868, de 16 de maio de 2013, que descreve a necessidade de se garantir o cuidado integral ao usuário na Rede de Atenção à Saúde de forma regionalizada e descentralizada e estabelece que o tratamento do câncer será realizado em estabelecimentos de saúde habilitados, como a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ou o Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). Esses estabelecimentos deverão observar as exigências da Portaria Saes/MS nº 1399, de 17 de dezembro de 2019, para garantir a qualidade dos serviços de assistência oncológica e a segurança do paciente.
Hospital de Câncer do Acre


Após buscar ajuda no Hospital de Câncer do Acre (HCAC), Tânia Nepomuceno agradeceu o apoio que recebeu. “Passei uns dias internada, de maneira que os três dias que me deram estão entrando no quarto ano”, alegra-se Tânia.


Existem atualmente 317 unidades e centros de assistência habilitados no tratamento do câncer. No Acre, para tratar a doença no Estado, foi inaugurado, em 2007, o Hospital de Câncer do Acre (HCAC), cadastrado pelo Ministério da Saúde (MS) como unidade de alta complexidade em Oncologia (Unacon), mediante parceria entre o Estado e o MS, por meio do Projeto Expande, do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).
“Aqui [no HCAC] somos muito bem tratados, do faxineiro aos médicos, somos tratados como verdadeiras pessoas, independente de quem seja. A medicação não tem faltado, e também a quimioterapia, fora as outras coisas que não são fornecidas pelo SUS, como quem precisa de nutrientes, recebe os nutrientes. Somos muito bem atendidos aqui”, destaca a paciente.


O HCAC faz parte do complexo de serviço e atividades da Fundação Hospitalar Estadual do Acre (Fundhacre), atendendo pacientes do Acre, além de ter usuários dos estados vizinhos, como Rondônia e Amazonas, e até mesmo dos países fronteiriços, Bolívia e Peru. Possui 20 leitos de internação para adultos e funciona todos os dias, inclusive com emergência oncológica, 24 horas por dia.
“O Hospital do Câncer do Acre desempenha um papel fundamental na vida das pessoas que estão em tratamento contra essa doença em nosso estado. Além de oferecer um tratamento de qualidade, seguindo todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, o Unacon desenvolve atividades voltadas para prevenção e detecção precoce do câncer, e também atua no apoio emocional às famílias afetadas”, ressaltou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.


O espaço vem recebendo melhorias graduais. Em outubro de 2023, foi entregue a primeira etapa de reformulação do Hospital do Câncer, correspondendo à recepção e à sala de emergência. Foi um investimento de R$ 400 mil, em melhorias que visam proporcionar qualidade e acessibilidade no atendimento a pacientes oncológicos assistidos pelo Estado.
Em seu discurso, o governador Gladson Cameli expressou gratidão a todos os envolvidos nesse empreendimento vital. “Tudo o que envolve saúde é uma grande vitória. Aqui temos o resultado da parceria e união entre todos os poderes, para que a nossa população tenha um atendimento adequado. Por isso, temos que reformar e adequar, para que todas as condições de bem-estar possam ser dadas a quem tanto precisa”, destaca.


O apoio do Estado também vem por meio de gestos de cuidado. No começo de 2024, a vice-governadora Mailza Assis acompanhou a entrega de mais de 200 lenços para mulheres que faziam tratamento contra o câncer na Unacon e perderam os cabelos devido aos procedimentos. A entrega fez parte da campanha De Cabeça Erguida, iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher).


O público-alvo da unidade são os pacientes com diagnóstico oncológico confirmado por histopatologia, mielograma ou biologia molecular, para fins de tratamento especializado nos serviços de quimioterapia, cirurgia, radioterapia e multiprofissional.
A Unacon atualmente dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por médicos especialistas clínicos (quatro oncologistas, um oncologista pediátrico, dois hematologistas e um hematologista pediátrico), especialistas cirúrgicos (três cirurgiões oncológicos, um cirurgião de cabeça e pescoço, dois urologistas, dois mastologistas, dois ginecologistas, um cirurgião plástico e um cirurgião torácico) e quatro médicos radio-oncologistas.


Entre os médicos oncologistas está Rafael Carvalho, que também é o gerente de assistência do Hospital do Câncer. O profissional conta que sempre teve um grande interesse em oncologia, tanto que sua formação foi no Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, mas como a família toda é acreana, voltou ao estado, com o objetivo de melhorar a assistência oncológica da terra natal.
“Eu voltei nesse propósito de tentar, de alguma forma, melhorar, ou pelo menos contribuir, pois a gente não faz sozinho. E graças a Deus tem tido muito resultado”, afirma o médico.


O oncologista acredita que o investimento que o Estado está aplicando no Hospital está apresentando bons frutos. “Hoje a situação melhorou consideravelmente. A radioterapia foi modernizada, as reformas estruturais foram concluídas e o estoque de medicamentos está mais regular. Ver os pacientes receberem um tratamento adequado é gratificante, embora saibamos que ainda há espaço para melhorias. Acredito que, com o tempo, essas questões serão superadas, trazendo alívio para os pacientes e suas famílias”, observa.
É rosa, azul e laranja o ano todo
Ao longo do ano, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) desenvolve várias ações voltadas a proporcionar momentos de reflexão e reforçar os cuidados necessários à prevenção e tratamento dos tipos de câncer mais comuns no estado e no país.


Em outubro, o mês ganha tons róseos para lembrar a todos que o câncer de mama é uma doença que pode apresentar sintomas como a presença de um caroço no seio e a mama com textura de laranja.
A campanha do Outubro Rosa busca alertar para a identificação de casos assintomáticos, com exames de prevenção, de dois em dois anos, para mulheres acima de 40 anos. É raro, mas homens também podem ser acometidos com a doença.


Passado o mês, os tons azulados predominam em novembro e se torna o período dedicado à conscientização sobre a saúde integral do homem, com foco especial na prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, estabelecido em 27 de novembro, a Sesacre reforça anualmente a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados paliativos no tratamento da doença.


Antes de o ano acabar, dezembro fica alaranjado e lembra que o maior órgão do corpo humano também é o que mais tem incidência nos casos de câncer. A pele que recobre todo o corpo em duas camadas (derme e epiderme) é onde mais surge câncer, representando 30% da incidência da doença que acomete a população. No Brasil, há uma média de 170 mil casos anualmente, índice de ocorrência considerado muito alto.
Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança anualmente a campanha Dezembro Laranja, que marca o início do verão nos países do hemisfério sul, para buscar a prevenção e detecção precoce do câncer de pele.
8 de abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer
O mês de abril também é um período importante, pois é quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (Uicc), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos.
A previsão para 2025, ainda segundo o Ministério da Saúde, é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas.
Prevenção vem em primeiro lugar
A prevenção primária engloba ações realizadas para evitar a ocorrência da doença e suas estratégias são voltadas para a redução da exposição aos fatores de risco.
Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: sedentarismo, tabagismo, alimentação inadequada, sobrepeso, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.


Busque informações, busque ajuda
Por tanto, se não estiver se sentindo bem busque uma unidade básica de saúde (UBS) próxima a sua localidade.
Em caso de emergência oncológica, vá até o Hospital do Câncer do Acre, localizado na Avenida Paulo Lemos de Moura Leite, nº 578, bairro Portal da Amazônia, na capital acreana. O hospital fica localizado atrás da Fundação Hospitalar Estadual do Acre (Fundhacre).
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Câmara de Vereadores de Epitaciolândia debate políticas públicas para autismo e crianças especiais na 13ª sessão
13ª sessão ordinária contou com presença majoritária dos parlamentares e discutiu inclusão e apoio a famílias

13ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Epitaciolândia, realizada na última segunda-feira (12 de maio), colocou em pauta discussões sobre autismo e políticas públicas para crianças com necessidades especiais.
Epitaciolândia, AC – A 13ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Epitaciolândia, realizada na última segunda-feira (12 de maio), colocou em pauta discussões sobre autismo e políticas públicas para crianças com necessidades especiais, como a inauguração da Casa da Mulher Brasileira no município com a presença do governador Gladson Cameli e vice-governadora Mailza Assis. O debate faz parte do primeiro ano da 9ª legislatura e teve a presença dos vereadores, exceto a vereadora Eliade, que se ausentou por motivos pessoais.
A sessão destacou a necessidade de ações integradas entre poder público e sociedade civil para ampliar o atendimento especializado e promover a inclusão social de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e outras deficiências. Propostas como capacitação de profissionais da educação, melhorias em centros de apoio e campanhas de conscientização foram discutidas.
A pauta reflete uma demanda crescente no município, onde famílias buscam maior acesso a serviços de saúde e educação inclusiva. Os vereadores sinalizaram que o tema deve avançar em comissões antes de possíveis votações em plenário.
Vereador Ari Mendes (SOLIDARIEDADE), destaca importância do centro “Anjo Azul” e políticas para autismo em Epitaciolândia
O vereador Ari Mendes (SOLIDARIEDADE), foi o primeiro a usar a tribuna na 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Epitaciolândia, nesta segunda-feira (12), e dedicou sua fala à defesa de políticas públicas para crianças com autismo. Em discurso emocionado, o parlamentar destacou a importância do apoio familiar e homenageou as “mães atípicas” que lutam diariamente pela inclusão de seus filhos.
Mendes também enalteceu o trabalho do prefeito na manutenção do centro “Anjo Azul”, espaço especializado no atendimento a crianças do espectro autista. “O ‘Anjo Azul’ não só acolhe essas crianças, mas dá suporte às famílias, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou.
O parlamentar reforçou que iniciativas como essa são fundamentais para garantir o desenvolvimento pleno de crianças com autismo. “Precisamos de mais investimentos nessa área, porque só assim construiremos um futuro onde todos tenham oportunidades iguais”, concluiu. A fala de Mendes foi aplaudida pelos presentes e deve embasar futuros projetos sobre o tema na Casa.
Veja vídeo com vereador Ari Rodrigues (SOLIDARIEDADE):
Presidente da Câmara de Epitaciolândia Antonio Rosiclei (SOLIDARIEDADE), celebra maternidade e cobra melhorias para Epitaciolândia
Em discurso emocionado durante a 13ª Sessão Ordinária, o vereador Antônio Rosiclei, presidente da Câmara Municipal, dividiu com os colegas a alegria de se tornar avô recentemente. “É uma felicidade sem igual receber um novo membro na família”, declarou, estendendo os parabéns a todas as mães, especialmente às que vivenciam a experiência de ter recém-nascidos em casa.
Além do relato pessoal, Rosiclei destacou ações em prol da comunidade, como a reconstrução da ponte no Ramal do Saraiva. O parlamentar relatou que, atendendo a pedidos dos moradores, solicitou ao prefeito os reparos na estrutura comprometida. “Em apenas quatro dias, a Prefeitura realizou o serviço, garantindo segurança no tráfego”, comemorou.
Como presidente do Legislativo, Rosiclei reafirmou seu compromisso com a fiscalização e a cobrança de melhorias. “Meu papel é ouvir a população e garantir que suas necessidades sejam atendidas”, disse, elogiando a agilidade do Executivo na resolução do problema. A intervenção na ponte beneficiou dezenas de famílias que dependem da via para acesso à cidade.
Veja vídeo com Presidente da casa Rosiclei (SOLIDARIEDADE):
Vereadora Girlene Freitas (PP), celebra inauguração da Casa da Mulher e ações do governo em Epitaciolândia
A vereadora Girlene Freitas (PP), destacou durante a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal os avanços sociais conquistados através da parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Epitaciolândia. Em seu pronunciamento na última segunda-feira (12), a parlamentar celebrou os resultados do evento “Juntos pelo Acre”, realizado na sexta-feira anterior, que ofereceu atendimentos médicos, doações e ações sociais para a população carente do município.
Um dos pontos altos da fala de Girlene foi a inauguração da Casa da Mulher, realizada no mesmo dia. O equipamento – o segundo do tipo no Norte do Acre – surge como resposta ao crescimento dos casos de violência de gênero na região. “Este espaço representa proteção, acolhimento e dignidade para nossas mulheres”, afirmou a vereadora, agradecendo ao governador e ao prefeito pela realização do projeto.
A parlamentar ainda fez questão de homenagear todas as mães do município, com menção especial à sua própria genitora. “O amor das mães constrói nossa sociedade”, emocionou-se Girlene, encerrando seu discurso com votos de felicidade pelo recente Dia das Mães. A sessão também serviu para reforçar a importância da continuidade das parcerias entre os entes públicos no desenvolvimento social da região.
Veja vídeo com vereadora Girlene Freitas (PP):
Vereadora Marizete Matias (PP), cobra faixas de pedestre em escolas e reparos na Av. Internacional
A vereadora Marizete Matias (PP), levantou questões urgentes sobre infraestrutura e segurança viária durante a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. Em destaque, a parlamentar apontou a falta de faixas de pedestres em trechos críticos da BR-317, principalmente nas proximidades das escolas Bela Flor e João Pedro, onde o fluxo intenso de veículos pesados e pais transportando crianças cria situações de risco.
“Estamos falando de vias com tráfego de carretas e um movimento constante de estudantes. É inaceitável que esses pontos ainda não tenham sinalização adequada”, afirmou Marizete, solicitando ação imediata do Executivo municipal. A vereadora também cobrou o reparo de um buraco na Avenida Internacional, que estaria causando transtornos aos motoristas.
Outro ponto abordado foi o andamento das obras na ponte José Augusto, que liga Epitaciolândia a Brasileia. Apesar da doação do Governo do Estado para pavimentação, Marizete reforçou a necessidade da construção da ponte definitiva, projeto prometido há anos e ainda não concretizado. “A população não pode continuar esperando por uma solução permanente”, declarou.
As reivindicações refletem demandas históricas da população e destacam a necessidade de investimentos contínuos em mobilidade urbana. A sessão terminou com o compromisso de encaminhar os pedidos formalmente ao prefeito.
Veja vídeo com vereadora Marizete Matias (PP):
Vereador José Henrique (UNIÃO), celebra Dia das Mães e anuncia cursos gratuitos de qualificação profissional
Em um discurso marcado por emoção e compromisso social, o vereador José Henrique (UNIÃO), destacou dois temas importantes durante a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (12). O parlamentar iniciou sua fala com uma homenagem às mães, entregando flores às vereadoras presentes em reconhecimento ao Dia das Mães, com menção especial à sua própria genitora.
Em seguida, o vereador anunciou uma importante iniciativa para o desenvolvimento profissional da população: a parceria com a Qualifica Cursos para oferta de capacitação gratuita em máquinas pesadas. “Estes cursos são uma oportunidade para quem busca qualificação e melhores oportunidades no mercado de trabalho, tanto no setor público quanto privado”, explicou José Henrique.
As inscrições já estão abertas e devem beneficiar moradores que desejam se profissionalizar na área. O vereador reforçou que a iniciativa visa reduzir o desemprego e impulsionar a economia local, capacitando mão de obra para atender às demandas da região. A sessão terminou com o compromisso de divulgar amplamente os cursos para garantir máxima participação da comunidade.
Veja vídeo com vereador José Henrique (UNIÃO):
Vereador Altamiro Bispo (PDT),celebra ação social “Juntos pelo Acre” e cobra solução para bueiros abertos em Epitaciolândia
O vereador Altamiro Bispo (PDT), marcou presença na tribuna da Câmara Municipal com um discurso que alternou entre reconhecimento e cobrança. O parlamentar iniciou seu pronunciamento elogiando o sucesso do evento “Juntos pelo Acre”, realizado em parceria entre o governo estadual e a prefeitura, que atendeu centenas de famílias da região fronteiriça, incluindo cidadãos bolivianos.
“Essa iniciativa mostra o poder transformador das políticas públicas quando chegam a quem mais precisa”, afirmou Bispo, destacando o caráter humanitário da ação que ofereceu diversos serviços à população carente.
Contudo, o tom do discurso mudou quando o vereador abordou uma situação de risco na Rua Fontenele de Castro: “Há meses a pavimentação começou, mas os bueiros permanecem abertos, transformando-se em armadilhas urbanas”. O parlamentar exigiu ação imediata da prefeitura para resolver o problema que ameaça a segurança de pedestres e motoristas.
Em momento emocionante, Altamiro encerrou sua fala homenageando as mães, compartilhando sua própria história de perda materna na infância. “Celebro todas as mães, especialmente minha esposa, mas não posso deixar de lembrar daqueles que, como eu, sentem essa falta”, declarou, arrancando aplausos dos colegas parlamentares.
Veja vídeo com vereador Altamiro Bispo (PDT),:
Vereador Aldemir Sales (PP), homenageia mãe parteira e cobra limpeza urbana e obras paradas
Em pronunciamento marcado por emoção e cobranças, o vereador Aldemir Salles (PP), dedicou parte de sua fala na Câmara Municipal a uma homenagem especial à sua mãe, atualmente acamada. “Minha mãe, parteira tradicional desta cidade, merece toda nossa reverência neste e em todos os dias”, declarou, emocionando os presentes na 13ª Sessão Ordinária.
O parlamentar não se limitou às saudações. Com tom de urgência, Salles cobrou do Executivo municipal ações imediatas:
Limpeza pública: “Encontramos lixo acumulado em vários pontos da cidade, situação que afeta a saúde e a qualidade de vida da população”
Obras paralisadas: Alertou sobre os bueiros abertos na Rua Fontenelle de Castro, obra iniciada há cinco meses: “São verdadeiras armadilhas que colocam em risco pedestres e motoristas”
Os apelos reforçam demandas recorrentes dos moradores. “Não podemos aceitar que serviços essenciais fiquem em segundo plano”, afirmou o vereador, sugerindo maior fiscalização dos contratos de limpeza urbana e maior agilidade na conclusão de obras públicas.
Veja vídeo com vereador Aldemir sales (PP):
Veja vídeo com vereador Cleomar Portela (PP):
Veja vídeo com vereador Rosimar Do Rubicon ((REPUBLICANOS), líder do prefeito na câmara:
Veja vídeo com vereador Jezo Batista Pereira (PL):
Presidente da Câmara e vereadores de Epitaciolândia fortalecem parcerias com governo do Acre em ações sociais

O presidente da Câmara, juntamente com seus colegas parlamentares, esteve presente na inauguração do Centro de Referência da Mulher Brasileira. Fotos: arquivo
O presidente da Câmara Municipal, Antônio Rosiclei (Solidariedade), junto com demais vereadores, protagonizaram uma agenda de fortalecimento institucional durante evento comunitário nesta semana. O encontro com o governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis destacou a sinergia entre os poderes municipal e estadual para impulsionar o desenvolvimento regional.
Dentre as principais iniciativas discutidas, ganhou destaque o projeto “Juntos pelo Acre”, programa estadual que visa garantir direitos básicos e promover dignidade às populações mais vulneráveis. “Esta parceria consolida nosso compromisso com políticas públicas efetivas que transformam vidas”, afirmou Rosiclei durante o encontro.
A agenda incluiu ainda a inauguração do Centro de Referência da Mulher Brasileira, equipamento público que oferecerá atendimento especializado em áreas jurídica, psicológica e social. “Este centro representa um avanço histórico na proteção e empoderamento feminino em nossa região”, destacou o presidente legislativo.

O município de Epitaciolândia deu um passo significativo no combate à violência de gênero nesta sexta-feira (9), com a inauguração do Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRAM). Foto: arquivo
Assessoria não disponibilizou fotos da 13ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Epitaciolândia, realizada na última segunda-feira (12 de maio), até o fechamento desta publicação.
Comentários
Acre
Senac Brasiléia promove ‘Semana S’ com programação gratuita para toda a família, dias 16 e 17 de maio
Evento de 16 a 18 de maio marca comemoração da nova lei que institui data de valorização do Senac e Sesc no Acre
Brasiléia, 13 de maio de 2025 – O Senac Brasiléia convida a população para participar de um evento especial que acontece entre 16 a 18 de maio em alusão a Lei nº 51/2025, que institui o Dia Estadual S de Valorização e Reconhecimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), sancionada pelo governador Gladson Camelí na tarde de segunda-feira, dia 12, no Palácio Rio Branco, data oficialmente celebrado no dia 16 de maio, marca histórica no calendário acreano aparte deste ano.
Com uma programação diversificada e gratuita para todas as idades. A iniciativa tem como objetivo promover bem-estar, compartilhamento de conhecimento e fortalecimento dos laços comunitários.
“Preparamos com muito carinho essa semana especial para oferecer à comunidade uma experiência enriquecedora em múltiplos aspectos”, destacou Gildeia Oliveira Rodrigues, direção do Senac Brasiléia.
As inscrições podem ser feitas presencialmente na unidade do Senac (https://cncsemanasbrasil.facedoor.events/ac), ou pelo site www.senac.br/brasileia. Vagas limitadas. A instituição fica na Rua Maria Anunciação Paula Moreira, Bairro Eldorado.
Veja programação:
🗓️ Programação do dia 16 de maio
📍 Local: Senac Brasiléia
🕓 16h00 – 18h00 – 🎭 Show de Talentos
🕖 19h00 – 20h30 – 🍎 Avaliação Nutricional
🕖 19h00 – 20h30 – 💉 Aferição de Pressão Arterial e teste de Glicemia.
🕰️19h00-21h00- Palestra sobre empreendedorismo local
✍🏻 08h00 as 22h00- inscrições para cursos gratuitos.
🗓️ Programação do dia 17 de maio
📍 Local: NEP Brasiléia – Auditório
🕗 08h00 – 09h30 – 🥋 Apresentação Cultural – Capoeira
🕙 10h00 – 11h20 – 🗣️ Palestra: Sobre Ferramentas de Marketing Digital.
Governador Gladson Camelí sanciona lei que institui o Dia Estadual de Valorização do Sesc e Senac no Acre
O governador Gladson Camelí sancionou na tarde de segunda-feira, dia 12, no Palácio Rio Branco, a Lei nº 51/2025, que institui o Dia Estadual S de Valorização e Reconhecimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a ser celebrado anualmente em 16 de maio.
A solenidade contou com a presença do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio), Leandro Domingos, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Nicolau Júnior, além de diversas autoridades.

Camelí sancionou a Lei nº 51/2025, que institui o Dia Estadual S de Valorização e Reconhecimento do Sesc e Senac. Foto: Diego Gurgel/Secom
A nova lei tem como objetivo destacar a importância das ações desenvolvidas pelo Sesc e pelo Senac em benefício da população acreana, promovendo o desenvolvimento social, cultural, educacional e profissional em todo o estado. Além disso, a norma permite a realização de eventos, campanhas e atividades educativas para ampliar o conhecimento da sociedade sobre a atuação dessas instituições.
Durante a cerimônia, o governador Gladson Camelí reafirmou seu apoio irrestrito ao Sistema S. “Sempre fui defensor do Sesc e do Senac. Sei da dedicação, da seriedade e do compromisso desses investimentos no Acre. Quero ser um porta-voz das ações do Sistema S, que tanto contribui para transformar vidas por meio da educação, cultura, saúde e qualificação profissional”, afirmou.
O presidente da Fecomércio, Leandro Domingos, reforçou o impacto positivo que o Sistema S tem promovido no estado. Segundo ele, até o final do ano será inaugurada a escola do Sesc de ensino médio e está em fase final a construção de um moderno anfiteatro com capacidade para 200 pessoas. Além disso, já está em funcionamento o Centro de Odontologia do Sesc. “Esses investimentos mostram o quanto acreditamos no potencial do Acre e na importância de oferecer serviços de qualidade à população”, destacou.
O deputado estadual Nicolau Júnior, autor da proposta na Aleac, ressaltou que muitos acreanos ainda desconhecem a atuação do Sistema S e a relevância de seus serviços nos municípios. “O Sesc e o Senac estão presentes em várias regiões do estado, ajudando a desenvolver nossas cidades e a transformar a realidade de muitas famílias por meio da educação e da assistência social”, disse.

Governador Gladson Camelí reafirmou seu apoio irrestrito ao Sistema S. Foto: Diego Gurgel/Secom
Trajetória de sucesso
Implantado no Acre em 1977, o Sesc é uma instituição privada sem fins lucrativos, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Está presente em Rio Branco, Brasileia, Plácido de Castro, Feijó, Senador Guiomard, Xapuri e Cruzeiro do Sul, além de contar com unidades móveis de biblioteca e odontologia.
O deputado estadual Nicolau Júnior, autor da proposta na Aleac, ressaltou que muitos acreanos ainda desconhecem a atuação do Sistema S e a relevância de seus serviços nos municípios. “O Sesc e o Senac estão presentes em várias regiões do estado, ajudando a desenvolver nossas cidades e a transformar a realidade de muitas famílias por meio da educação e da assistência social”, disse.
Trajetória de sucesso
Implantado no Acre em 1977, o Sesc é uma instituição privada sem fins lucrativos, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Está presente em Rio Branco, Brasileia, Plácido de Castro, Feijó, Senador Guiomard, Xapuri e Cruzeiro do Sul, além de contar com unidades móveis de biblioteca e odontologia.
O Senac, por sua vez, atua no estado desde 1976, com foco na qualificação de trabalhadores e atendimento a empresas do setor comercial. Possui unidades em Rio Branco, Brasileia, Feijó e Cruzeiro do Sul, além de levar cursos profissionalizantes a todo o território acreano, por meio de carretas móveis de gastronomia, beleza e informática — uma iniciativa pioneira no Brasil.
Com a sanção da lei, o governo do Acre reconhece publicamente a relevância dessas instituições e reafirma o compromisso com a valorização de ações que promovem inclusão, cidadania e desenvolvimento regional.

Leandro Domingos reforçou o impacto positivo que o Sistema S tem promovido no estado. Foto: Diego Gurgel/Secom
Comentários
Acre
Senador Petecão assina CPMI para investigar fraudes no INSS e cobra devolução de valores aos segurados
“Não importa se foi no governo Lula ou Bolsonaro”, diz parlamentar ao defender apuração de descontos ilegais em benefícios previdenciários

Fui cobrado por isso e deixo claro: não me interessa se a roubalheira aconteceu no governo Lula ou no governo Bolsonaro. O que importa é que os culpados sejam responsabilizados e que o dinheiro volte para o povo. Foto: captada
Brasília, 13 de maio de 2025 – O senador acreano Sérgio Petecão (PSD) anunciou nesta terça-feira ter assinado a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes e descontos ilegais em benefícios do INSS. Em postagem nas redes sociais, o parlamentar foi enfático ao defender a apuração independente do período em que os supostos crimes ocorreram.
“Fui cobrado por isso e deixo claro: não me interessa se a roubalheira aconteceu no governo Lula ou no governo Bolsonaro. O que importa é que os culpados sejam responsabilizados”, declarou Petecão, acrescentando que o foco deve ser a restituição dos valores aos segurados.
O senador defendeu que o governo devolva imediatamente os valores indevidamente descontados e depois confisque bens dos envolvidos. “A CPI é o caminho para apurar tudo isso com seriedade e justiça”, completou. A CPMI do INSS deve começar os trabalhos nas próximas semanas e terá poder para ouvir ministros, ex-gestores e autoridades do órgão previdenciário.
Você precisa fazer login para comentar.