Flash
Investigação sobre funcionárias fantasmas segue sem respostas
As denúncias feitas à Delegacia de Combate a Crimes de Corrupção e Contra a Ordem Tributária e Financeira (Decor), em outubro passado, de que o prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, mantinha duas funcionárias fantasmas na folha de pagamento da prefeitura e que as mulheres seriam, supostamente, suas amantes ainda continuam sem qualquer resposta.
As acusações foram feitas em plena campanha eleitoral na qual Vasconcelos concorria à reeleição e tiveram grande repercussão depois de terem sido divulgadas por um jornal online de Rio Branco e compartilhadas massivamente pelas redes sociais. Passadas as eleições, que foram vencidas pelo próprio Ubiracy, o assunto foi esquecido e não se comentou mais sobre o assunto.
Ocorre que um procedimento investigatório foi aberto pela Decor, que mandou uma equipe de agentes ao município para coletar informações a respeito das denúncias. Na época, o delegado responsável pelo caso, Pedro Henrique Resende, afirmou não poder informar detalhes sobre a investigação, se resumindo a confirmar que as denúncias haviam chegado à polícia.
Na ocasião, os policiais comandados por Pedro Resende ouviram os secretários das pastas onde as funcionárias trabalham e coletaram documentos, no gabinete do prefeito e nas secretarias, como folhas de ponto e outros, que pudessem comprovar ou não o comparecimento ao serviço por parte das duas funcionárias comissionadas envolvidas nas denúncias.
O prefeito Ubiracy Vasconcelos afirma que ainda não foi intimado a prestar esclarecimentos à polícia sobre o assunto. De acordo com ele, assim que teve conhecimento da denúncia, pediu ao delegado, por meio de seu advogado, que o caso fosse averiguado com urgência em razão do fato interferir no processo eleitoral que se desenrolava naquele momento.
“Nós sempre fomos os maiores interessados em que tudo isso fosse esclarecido o mais rapidamente possível, pois sabíamos que tinha um único interesse envolvido que era o de nos prejudicar eleitoralmente. Por isso, abrimos as portas da prefeitura nos colocando à inteira disposição para prestar todas as informações necessárias ao trabalho da polícia”, disse o prefeito.
Em busca de atualizações sobre o caso, a reportagem do ac24horas manteve contato com o assessor de comunicação da Polícia Civil do Acre, o jornalista Sandro de Brito, nesta segunda-feira, 14. Ele informou que a investigação continua em andamento, mas que ainda não existe nada de concreto a respeito do que foi denunciado à Decor.
O advogado constituído do prefeito Ubiracy Vasconcelos e dos secretários envolvidos na denúncia, Maxsuel Maia, disse que não existe sequer um inquérito em curso, tendo sido instaurado apenas um procedimento preliminar de investigação. Segundo ele, os seus representados seguem à disposição da polícia e aguardam com tranquilidade o encerramento do caso.
“No mais, abrimos a prefeitura para todos os esclarecimentos, apresentamos todas as pessoas que o delegado queria inquirir e aguardamos, serenos, a conclusão das autoridades”, disse o advogado.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.






Você precisa fazer login para comentar.