fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Intervenção de populares na rede elétrica deixa 23 mil clientes em 2023 sem energia 

Publicado

em

Os dados são referentes a 2022 e 2023   

Número de ocorrência aumentou 58%   

Arremessar objetos, vandalismo ou tentar fazer qualquer tipo de manuseio irregular na rede de energia foram ações que deixaram mais de 23 mil clientes sem energia elétrica no Acre somente este ano.

Ao longo de 2022, foram registradas 81 ocorrências que afetaram 8 mil clientes. Em 2023, foram 128 ocorrências registradas até outubro que afetaram 23 mil clientes. Isso representa um aumento de 187% na quantidade de clientes sem energia por ocorrências causadas por intervenção de populares na rede elétrica.

Para evitar esse tipo de ocorrência, a Energisa ressalta que somente as suas equipes podem fazer as intervenções no sistema elétrico. O coordenador de proteção e engenharia da Energisa Acre, Bruno Rodrigues, explica que quando uma pessoa não habilitada mexe na rede, coloca em risco a própria vida e compromete a segurança e o fornecimento de energia de todos os clientes ligados àquela fonte.

“Temos atuado na orientação e disseminação da informação sobre os cuidados com a rede elétrica. Mas ainda há muitos casos de pessoas que por conta própria tentam mexer na rede e acabam se colocando em risco e gerando impacto para a própria população, como a falta de energia”, afirma.

A Energisa destaca que a empresa tem equipes de manutenção de prontidão para atuar no Acre. O atendimento é 24 horas e deve ser solicitado pelos canais de atendimento. Continuamente, a empresa orienta à população sobre os cuidados com a rede elétrica.

A ação de intervenção na rede é configurada crime e atualmente está previsto no artigo 265 do Código Penal Brasileiro. Quando isso acontece, é registrado um Boletim de Ocorrência para que todas as providencias legais possam ser tomadas. Apesar desse ato ser uma atitude isolada, ele tem uma consequência coletiva, podendo levar a morte tanto do indivíduo que intervém quanto de terceiros.

Segurança

As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais qualificados e autorizados. Subir em postes, fazer instalação de medidores, manobrar chaves seccionadoras na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança.

Além de serem crime, essas atividades são perigosas e podem causar acidentes fatais. “Essas pessoas estão colocando a sua vida em risco e de todos que estão próximos. Orientamos, novamente, que somente a Energisa pode fazer intervenção na rede, pois possuímos equipes preparadas para realizar os serviços com segurança e qualidade”, reforçou Bruno.

 Saiba o que não pode ser feito na rede de energia ou próximo a elas:     

· Instalar câmeras de vigilância, placas publicitárias, cabos de rede de internet e demais equipamentos particulares nos postes;

· Fazer instalações elétricas direto nos cabos dos postes. Além de perigoso é crime;

· Instalar, retirar ou adulterar medidores de energia;

· Realizar pintura de faixadas improvisando extensores no rolo de pintura;

· Fazer cercas ou alambrados sob a rede elétrica sem aterramento e/ou seccionamento;

· Subir em transformadores ou estruturas de rede de energia. Somente as equipes da concessionária estão habilitadas a fazer intervenções no sistema.

· Instalar antenas em proximidade com a rede elétrica. Contrate um profissional qualificado e experiente.

Caso se depare com as situações abaixo descritas, não intervenha na rede e chame a Energisa de imediato:     

• Cabo rompido, baixo ou próximo a marquises, varandas, faixadas, placas de lojas e painéis publicitários;

• Poste quebrado ou com estruturas visivelmente danificadas/quebradas;

• Árvores em contato ou muito próximas à rede;

• Construções/edificações em proximidade com a rede elétrica;

• Montagem de andaimes ou outras estruturas metálicas próximas à rede elétrica;

• Atividades de aterro ou escavação próximas aos postes;

• Cercas ou alambrados sem aterramento e/ou seccionamento.

 

Canais de atendimento ao cliente  

Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)

Gisa: https://gisa.energisa.com.br/

Site: www.energisa.com.br

Call center – 0800-647-7196

 

Comentários

Continue lendo

Geral

PRF prende homem e apreende menor por porte ilegal de arma em abordagem na BR-317, no Acre

Publicado

em

Pistola calibre .380 foi encontrada no veículo durante ação em Brasileia; condutor também foi autuado por corrupção de menor e desobediência.

 

Foto: PRF

Na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025, uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na prisão de um homem por porte ilegal de arma de fogo e na apreensão de um menor de idade por ato infracional análogo ao mesmo crime. A abordagem ocorreu no km 369 da BR-317, em Brasileia, no Acre.

Durante patrulhamento ostensivo, os agentes avistaram um veículo que realizou uma manobra brusca ao entrar em um ramal. Diante do comportamento suspeito, a equipe acionou sinais sonoros e luminosos para ordenar a parada, mas o motorista não obedeceu. Após perseguição tática de aproximadamente três quilômetros, o condutor finalmente parou o carro.

Na abordagem, os policiais encontraram uma pistola calibre .380, carregada com duas munições intactas, ao lado do freio de mão. Consultas aos sistemas de segurança revelaram que a arma estava registrada em nome de terceiro. O motorista foi preso em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, corrupção de menor e desobediência. Já o passageiro, menor de idade, foi apreendido por ato infracional análogo ao porte ilegal de arma.

Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil em Epitaciolândia para os procedimentos cabíveis. A PRF reforçou seu compromisso com a segurança pública e destacou a importância de ações ostensivas para coibir crimes e garantir a tranquilidade da população.

Comentários

Continue lendo

Geral

Dupla em motocicleta tenta fugir da Polícia, colide contra muro e é detida

Publicado

em

Uma tentativa de fuga terminou em acidente e prisão na madrugada deste sábado (1º), em Rio Branco. Samuel Nascimento da Rocha, de 20 anos foi preso, e um adolescente de 17 anos apreendido, após desobedecerem a ordem de parada da Polícia Militar do Acre e baterem contra um muro no cruzamento da Avenida Nações Unidas com a Estrada do Aviário.

Segundo a Força Tática do 1º Batalhão, a dupla trafegava em uma motocicleta Honda CB 300 vermelha, sem placa de identificação, quando foi avistada na Rua Omar Sabino, na região da Sobral. Durante a tentativa de fuga, colidiram contra uma viatura da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas), mas seguiram em alta velocidade.

O acompanhamento aos criminosos se estendeu até a Avenida Nações Unidas, onde o condutor perdeu o controle da moto e bateu contra o muro de uma residência. Samuel sofreu escoriações no pé direito e dores no joelho esquerdo, enquanto o adolescente saiu ileso.

Os dois foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral e, posteriormente, à Delegacia de Flagrantes (Defla). Eles responderão por desobediência, direção perigosa e adulteração de sinais identificadores do veículo.

A polícia informou que, no dia anterior, a dupla já havia conseguido escapar de outra abordagem. Desta vez, permanecerá à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista é esfaqueado ao tentar salvar mulher de assalto em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Davi Sahid/ac24horas

Edcarlos Pereira da Cruz, de 45 anos, foi ferido com um golpe de faca nas costas ao tentar impedir um assalto na madrugada deste sábado (26), na Baixada da Sobral, em Rio Branco. A lâmina se quebrou dentro do corpo da vítima, que precisou passar por cirurgia.

O motociclista voltava do Carnaval no Centro da cidade quando avistou uma mulher sendo atacada por um criminoso e pedindo socorro. Sem hesitar, ele parou a moto e usou o capacete para enfrentar o assaltante. Durante a briga, ambos caíram no chão, momento em que o criminoso desferiu o golpe e fugiu em seguida

Foto: Davi Sahid/ac24horas

Mesmo gravemente ferido, Edcarlos conseguiu pilotar sua motocicleta até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral. Após receber os primeiros socorros, foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde passou por uma laparotomia exploratória para remover o pedaço da faca alojado entre as costas e o abdômen.

Nenhuma equipe da Polícia Militar ou da Polícia Civil foi acionada para a ocorrência.

Comentários

Continue lendo